fbpx

Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Vai Abrir uma Agência Digital? Conheça o setor (em detalhes)!

Vai Abrir uma Agência Digital? Conheça o setor (em detalhes)!

Abrir uma agência digital tem se mostrado uma opção bastante interessante para jovens empreendedores. Hoje em dia, a demanda pelos serviços oferecidos por essas agências é enorme. Desse modo, fica fácil perceber que, com uma boa organização e um bom planejamento, é possível alcançar excelentes resultados nessa área.

Por esse motivo, resolvemos fazer um post um pouco diferente. Nossa intenção será apresentar o contexto atual das agências digitais. Isto é, faremos um “raio-x” do setor, a fim de lhe posicionar, esclarecer suas ideias e, quem sabe, lhe motivar a abrir uma agência digital.

Conforme irá perceber, o post apresentará dados retirados de uma pesquisa feita pela Resultados Digitais em parceria com a Rock Content. Ademais, também incluímos algumas informações que levantamos junto aos nossos clientes, donos de agências digitais. Sendo assim, vamos começar?

O que faz uma Agência Digital?

Bem, antes de abrir uma agência digital, o primeiro passo é saber como esse negócio opera, a quem ele serve, como ele pode agir, etc. Uma agência digital é um negócio moderno que pode operar de forma totalmente online, prestando serviços para pessoas e empresas, impulsionando as ações de marketing (principalmente o digital).

Isso quer dizer que abrir uma agência digital é operar no setor de marketing digital, gerenciando mídias sociais, criando sites, dominando anúncios pagos, operando com email marketing, etc.

Resumindo, uma agência digital faz uso de todas as ferramentas tecnológicas para impulsionar os esforços de marketing das empresas. E sim, o setor já possui um alto nível de competitividade, com grandes players e com uma série de pequenos negócios lutando por um lugar ao sol.

Para você ter uma ideia, 25% das agências digitais possuem mais de 10 anos no mercado e 27%, menos de 3. Isso quer dizer que mais da metade desse segmento é dominado por negócios consolidados e pequenos negócios, que tentam alcançar o sucesso na área.

E o que as pesquisas dizem sobre o contexto do segmento?

Como dissemos, este post seria baseado em dados muito específicos. Para começar, uma vez que já citamos a competitividade do mercado e o fato de mais de 50% dele ser dominado por uma contrastante parcela de negócios consolidados e negócios recém-criados, podemos falar sobre o perfil dos clientes dessas agências.

Graças ao alcance da internet, o que se pode verificar é que as agências não atuam apenas em suas regiões. Pois é, mais de 50% das agências têm abrangência nacional, mesmo oferecendo seus serviços para pequenas empresas.

Isso nos permite concluir que abrir uma agência digital não tem uma restrição física. Como os serviços são executados de forma online, é muito comum termos uma agência do norte, trabalhando para uma empresa do sul, por exemplo.

A questão dos nichos de atuação

Se você é um profissional de marketing querendo abrir uma agência digital, já deve ter uma noção perfeita do que é um nicho de mercado. De acordo com a teoria, atuar com foco em um nicho específico tende a aumentar as chances de um negócio ser bem-sucedido.

Curiosamente, mais de 60% das agências digitais não atuam para nichos específicos. Aqui na Doria Contabilidade, por exemplo, temos clientes que atuam exclusivamente com Restaurantes e Comércios de Alimentos. Logo, pode ser uma boa ideia, para quem deseja abrir uma agência digital, pesquisar por um bom nicho. Com isso, as chances de se posicionar como autoridade no mercado aumentam consideravelmente.

Só para você ter uma ideia, os mercados ou nichos que têm sido mais explorados pelas agências digitais são os seguintes:

  • eCommerce;
  • Tecnologia;
  • Serviços;
  • Indústria;
  • Saúde;
  • Varejo;
  • Imóveis;
  • Educação;
  • Turismo;
  • Franquias.

Essa lista pode ajudar um empreendedor da área a ter várias ideias. Por exemplo, somos uma contabilidade especializada em Coaches e sabemos que esses profissionais precisam de muito apoio com o marketing. Esse pode ser um nicho promissor. Ademais, até mesmo as empresas de contabilidade têm dificuldade com essa parte. Vale a pena estudar as opções do mercado.

E como conseguir clientes?

Para arrematar, é importante falarmos sobre os motivos que levam os clientes a contratarem agências digitais. Nesse caso, as pesquisas indicam que os principais aspectos considerados pelos clientes são a credibilidade no mercado e o foco na entrega de resultados.

Diante disso, podemos concluir: se você deseja abrir uma agência digital, faça o possível para entregar um serviço diferenciado e de excelente qualidade. Somente assim, você poderá aumentar a sua autoridade e receber indicações. Aliás, as indicações são o principal canal de aquisição de novos clientes. Vale a pena fazer o melhor possível.

Resolveu abrir uma Agência Digital?

Neste post, tratamos de dar algumas ideias para os empreendedores que estão pensando em abrir uma agência digital. Os números indicam que, com uma boa estratégia, muita pesquisa e muito planejamento, é possível alcançar bons resultados nesse segmento.

Obviamente, não podemos deixar de citar a importância de construir um negócio sólido e legalizado, não é mesmo? A credibilidade começa com esses aspectos. Quem quer trabalhar com grandes empresas e fazer a agência se tornar referência no mercado deve ter uma mente empreendedora. Ainda bem que existe a Doria Contabilidade para lhe ajudar com esses pontos.

Por fim, esperamos que os dados e insights apresentados tenham servido como uma motivação extra para o seu plano de abrir uma Agência Digital. E, claro, se precisar de alguma ajuda para legalizar e gerenciar o seu negócio, sugerimos que não deixe de falar conosco. Estamos à disposição. A Doria Contabilidade é especialista em Contabilidade para Agências Digitais e vai adorar te ajudar. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas supereficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | Todos os Direitos Reservados

×