Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Benefícios do MEI: Conheça os motivos para abrir um MEI agora mesmo!

Benefícios do MEI: Conheça os motivos para abrir um MEI agora mesmo!

A criação da modalidade MEI (Microempreendedor Individual) abriu as portas para que diversos empreendedores autônomos legalizassem seus negócios. Obviamente, para retirar todos esses empreendedores da informalidade, o MEI teve que ser bastante atrativo. Isto é, com os benefícios do MEI e a facilidade nos procedimentos de constituição e encerramento deste tipo de negócio, foi possível “conquistar” os empreendedores e trazê-lo para a formalidade.

Sendo assim, neste post iremos apresentar os benefícios do MEI, com vistas a incentivar os empreendedores de plantão a olhar o MEI com outros olhos. Com isso, eles também poderão gozar dos benefícios de MEI e legalizar seus negócios.

Benefícios do MEI: Quais são?

Em uma pesquisa feita pelo Sebrae, alguns microempreendedores individuais (MEIs) foram questionados acerca dos motivos que os levaram a realizar a formalização do MEI. Do total de pessoas que participaram da pesquisa, quase 80% apontaram as vantagens e benefícios do MEI como suas motivações principais.

Em contrapartida, pouco mais de 20% apontou como motivação para a formalização do MEI o acesso a benefícios previdenciários. Portanto, de certa forma, podemos dizer que 100% dos MEIs regularizam seus negócios por conta dos benefícios que tal modalidade garante. E que benefícios são esses?

Em primeiro lugar, a possibilidade de realizar um procedimento de abertura de empresa sem sofrer com muita burocracia é uma atrativo que merece destaque. Afinal, quase todos os procedimentos podem ser feitos de forma online e, após o preenchimento das informações, é possível obter o CNPJ na hora!

Em segundo lugar, a carga tributária é menor e centralizada em uma única guia de pagamento. Dentre os benefícios do MEI, a isenção de impostos federais e o pagamento de valores simbólicos a título de ISS e ICMS, são atrativos que merecem ser ressaltados.

Em terceiro lugar, o acesso a benefícios previdenciários torna os benefícios do MEI ainda mais atrativos. Afinal, com o MEI é possível obter a aposentadoria por idade ou invalidez, receber auxílio-doença e salário-maternidade. Aliás, para aqueles que desejam obter a aposentadoria por tempo de contribuição, bastará realizar o complemento do INSS.

E mais…

Dentre os benefícios do MEI, também podemos citar a maior facilidade na obtenção de créditos e financiamentos. Afinal, muitos bancos oferecem linhas de crédito especiais para esse público.

Aliás, por esse motivo, embora a não obrigatoriedade da escrituração contábil e fiscal também ser um benefício, é muito importante manter suas informações financeiras devidamente organizadas e realizar suas declarações anuais de forma correta. Com isso, o acesso a linhas de crédito menos onerosas será ainda mais fácil…

Então, vamos abrir um MEI?

Conforme pôde notar, os benefícios do MEI são muitos e realmente valem a pena. Além disso, ter a tranquilidade de saber que ser negócio está devidamente regularizado é algo sem preço. Sendo assim, esperamos que tenha conseguidos obter as informações necessárias para fundamentar melhor a sua decisão de se tornar um MEI. Obviamente, se precisar de alguma ajuda ao longo do processo, não deixe de falar conosco… Certamente teremos soluções interessantíssimas para você!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!