fbpx

Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Comércio de Alimentos? Conheça 3 Ótimas ideias de negócio nesse ramo!

Comércio de Alimentos? Conheça 3 Ótimas Ideias de Negócio nesse ramo!

O ramo do Comércio de Alimentos é sempre movimentado. Com diversas opções passíveis de serem convertidas em negócios muito promissores, esse segmento costuma ser altamente lucrativo, quando bem explorado. Obviamente, abrir um negócio nesse segmento tem os seus desafios. Contudo, com muita organização e um bom planejamento, é possível conquistar um lugar de destaque nesse mercado.

Pensando nisso, a Doria Contabilidade, como contadora especializada em restaurantes, lanchonetes, pizzarias, bares e afins, resolveu apresentar uma pequena lista com alguns negócios promissores no ramo do Comércio de Alimentos. Com isso, você ficará conhecendo algumas ideias interessantes e produtos em alta. Vamos começar?

O Comércio de Alimentos, de modo geral

Antes de começarmos a falar sobre as ideias de negócios, iremos apresentar algumas das normas e peculiaridades que estão relacionadas a esse segmento. Assim, você poderá observar as ideias já sabendo de algumas implicações que a abertura do seu comércio de alimentos poderá ter.

Em primeiro lugar, é sempre bom atentar para as normas legais. Nesse caso, os principais pontos de atenção deverão ser os procedimentos de legalização, inclusive os registros da sua marca, pois a marca, nesse segmento, é crucial.

Além disso, como haverá manipulação e preparo de alimentos, será necessário ter consciência ter todas as normas relacionadas à vigilância sanitária. Aliás, esse ponto deve ser levado muito à sério, pois essas normas são rígidas, e atendê-las perfeitamente representará a continuidade do seu negócio. E mais, a higiene e os demais cuidados com os alimentos contribuem para melhorar a imagem do seu negócio junto ao público.

Cabe lembrar que, quando falamos em comércio de alimentos, também podemos incluir a excelente ideia dos alimentos congelados, fornecimento de marmitas, fábricas de massas diversas, etc. Isto é, por conta das muitas opções nesse segmento, é sempre bom atentar para as muitas particularidades, como regras de armazenamento, estocagem e afins.

Por fim, o seu plano de negócios também deverá incluir um bom controle de custos, uma avaliação do material humano que será necessário para garantir a qualidade do atendimento e controles financeiros de qualidade. Com isso tudo muito bem delineado, sua ideia estará pronta para ser colocada em prática.

As grandes ideias para um grande Comércio de Alimentos

Agora que já conhecemos todos os pontos que merecem maior atenção em um comércio de alimentos, podemos começar a falar sobre as grandes ideias. Então, não deixe de acompanhar a bela lista que preparamos…

Restaurante Natural

De acordo com uma pesquisa feita pela empresa Euromonitor, o segmento do comércio de alimentos naturais teve um crescimento de 82% nos últimos seis anos. Mesmo assim, não é preciso nem mesmo recorrer a dados de pesquisas, pois é visível, no dia a dia, que as pessoas passaram a dar maior importância para alimentos saudáveis, produtos diet ou light, alimentos orgânicos ou alimentos específicos para pessoas com algum tipo de intolerância.

Dessa maneira, um restaurante natural pode ser uma excelente ideia para explorar. Nesses casos em específico, é importante lembrar que os cardápios deverão ser montados por um responsável técnico da área de nutrição.

Buffets

De acordo com dados da Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), o mercado de eventos sociais no brasil registra uma excelente demanda em todas as regiões do país. Isso faz com que a abertura de um negócio de Buffets se torne uma opção bastante interessante. Ainda assim, conforme pontua a própria entidade, é necessário fazer com que o produto oferecido e toda a equipe apresentem um alto nível de qualidade.

De modo geral, podemos dizer que, após atender a todas as normas de vigilância sanitária, o ideal é investir na capacitação da equipe e na compra de matérias-primas de grande qualidade. É bom lembrar que essa ideia é marcada pela sazonalidade, ou seja, faça o possível para fidelizar os seus clientes e estabelecer boas parcerias. Dessa maneira, o resultado final será excelente.

Pubs

De modo geral, podemos dizer que os Pubs são bares com uma “aura chique”. Esse conceito foi retirado dos estabelecimentos comerciais dos países de influência britânica. Nesses países, as cervejas são as bebidas principais. No entanto, essa ideia passou por algumas modificações ao chegar no Brasil. Com isso, o negócio se adaptou aos padrões nacionais, mantendo a sua “fachada” atrativa.

Os Pubs no Brasil são incluídos no grupo dos “bares temáticos”. Nesse grupo, os empresários combinam alimentos, bebidas e um belo ambiente. No fim, o resultado é um local descontraído que, por ter um ambiente atrativo, acaba fazendo o negócio ficar muito interessante para diversos públicos distintos.

Vamos abrir o seu novo grande comércio de alimentos?

Conforme pôde notar, este post tratou de apresentar três grandes ideias relacionadas ao ramo do comércio de alimentos. Além disso, apresentamos algumas “regras gerais” para todos os negócios do gênero. Desse modo, você terá uma boa base para começar a traçar os seus planos de negócios.

Por fim, esperamos que você consiga fazer uso dessas informações para nortear suas ideias, planos de negócios e, claro, que tenha encontrado a motivação necessária para explorar o ramo do comércio de alimentos. Caso você tenha alguma dúvida sobre esse ou outros assuntos, ou precise de um contador de confiança para lhe ajudar a crescer de forma sustentável e longe dos problemas, não deixe de falar conosco. Estaremos à disposição. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas supereficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | Todos os Direitos Reservados

×