fbpx

Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Comércio Eletrônico: Saiba como uma contabilidade especializada pode ajudar!

Comércio Eletrônico

Com a evolução da internet, a figura do comércio eletrônico se consolidou como um negócio legítimo e altamente lucrativo. Afinal, com as oportunidades da internet, é possível desenvolver uma loja virtual rapidamente e começar a explorar algum tipo de comércio sem grandes dificuldades.

No entanto, um erro que muitos empreendedores do comércio eletrônico cometem, é negligenciar alguns aspectos legais. Isso acontece por conta desse caráter impessoal (e até informal) que a internet possui. Por conta disso, resolvemos criar este post para apresentar como uma contabilidade para comércio eletrônico pode ser interessante para ajudar o seu negócio na internet a  crescer ainda mais e dentro da legalidade. Vamos começar?

Pontos importantes da contabilidade para Comércio Eletrônico

Sim, é verdade que hoje em dia é possível ganhar muito dinheiro de forma online. Também é verdade que muitas pessoas fazem isso sem quaisquer registros ou empresas. Contudo, por mais que essa situação possa se arrastar por um tempo, vai chegar a hora em que o negócio ficará em evidência. Nesse momento, ou se ajusta tudo para atender à lei, ou se sofre com as muitas penalidades e sanções dos órgãos fiscalizadores.

Por esse motivo, se há uma coisa que gostamos de dizer é que começando da forma correta, não teremos problemas no futuro. Isto é, agindo de forma proativa, o ideal é dar início ao seu negócio já considerando os processos de legalização e constituição da sua empresa.

É claro que sabemos que os negócios na internet são marcados por muitas experiências e alterações. Contudo, é possível legalizar o negócio online de uma forma que o seu campo de atuação seja o mais versátil possível. Obviamente, dentro dos seus planos iniciais.

De qualquer modo, o fato é que uma contabilidade para comércio eletrônico é capaz de ajudar no processo de legalização e em todas as obrigações relacionadas às operações da empresa. Enfim, como sempre dizemos, o contador pode ser um parceiro de negócios perfeito para lhe ajudar a crescer de forma sustentável e longe de quaisquer problemas.

Um comércio eletrônico é uma empresa normal

Como dissemos, um erro comum entre os empreendedores iniciantes do ramo do comércio eletrônico é acreditar que a impessoalidade da internet não exige muitas responsabilidades. Em outras palavras, esses empreendedores acreditam que seus negócios são diferentes apenas porque estão baseados na internet. E claro, isso é um erro.

Veja bem: apesar de um comércio eletrônico ter sua base na internet, seu funcionamento é praticamente o mesmo de um empresa física. Por isso, os processos de legalização, por exemplo, são os mesmos. Ademais, os impostos também são obrigatórios. Aliás, a escolha de um bom regime tributário também será essencial para garantir que o seu negócio pague menos impostos.

E mais, uma boa gestão financeira também é crucial para o sucesso de um comércio eletrônico. Nesse caso, tomemos como exemplo alguns negócios que operam no esquema conhecido como Drop Shipping. Sem uma boa gestão de caixa e um bom controle sobre o capital de giro, esses negócios podem sofrer muito para realizar as compras e “segurarem as pontas” até a liberação dos recebimentos.

Dessa forma, é sempre bom considerar uma série de aspectos do mundo dos negócios e apenas moldá-los às particularidades de um comércio eletrônico. Todavia, o mais importante realmente é entender que um negócio desse gênero também deve ser encarado com a mesma seriedade que se encararia uma loja física, por exemplo.

E como a contabilidade para Comércio Eletrônico pode ajudar?

Bem, por tudo que já foi explicado até aqui, é bem possível que você já tenha uma boa ideia de como uma contabilidade para Comércio Eletrônico pode lhe ajudar. Mesmo assim, para deixar tudo mais claro, estabelecemos como benefícios principais os seguintes pontos:

  • Controle Financeiro: Com toda a sua expertise na área das finanças, um contador poderá oferecer uma série de instruções e controles para lhe ajudar a organizar as contas do seu comércio eletrônico. Esse apoio especial poderá ser imprescindível para resolver problemas relacionados a fluxos de caixa, capital de giro, gestão de recebíveis, etc.;
  • Atendimento às normas: Desde a legalização até o acompanhamento mensal, um contador será essencial para lhe ajudar a atender a todas as normas relacionadas ao seu negócio. Com isso, suas operações poderão acontecer dentro da legalidade e longe dos problemas;
  • Gestão Tributária: Ao executar um bom planejamento tributário, um contador poderá ajudar a sua empresa a pagar menos impostos dentro da legalidade. Esse processo demanda tempo e muitos estudos, mas os resultados podem ser surpreendentes;
  • Tomada de Decisão: Assim como em todas as empresas, o contador poderá ser essencial para lhe ajudar a tomar decisões estratégicas. Com relatórios e informações detalhadas, esse profissional irá lhe instruir da melhor maneira possível, mantendo sempre em mente os objetivos e a segurança do seu negócio.

Encontrou a Contabilidade certa para o seu Comércio Eletrônico?

Como pôde notar, um comércio eletrônico é uma empresa como qualquer outra. A única diferença é que ele opera com base na internet. Entretanto, é essa diferença que faz muitos empreendedores negligenciarem a importância de realizar os devidos procedimentos para tornar o negócio legítimo.

Por fim, esperamos que você consiga fazer uso dessas informações para nortear suas ideias, planos de negócios e, claro, para entender que uma Contabilidade para Comércio Eletrônico pode ser o apoio que o seu negócio precisa. Caso você tenha alguma dúvida sobre esse ou outros assuntos, ou precise de um contador de confiança para lhe ajudar a crescer de forma sustentável e longe dos problemas, não deixe de falar conosco. Estaremos à disposição. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas supereficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | Todos os Direitos Reservados

×