Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Veja como abrir um salão de beleza e dar início ao seu sonho!

Veja como abrir um salão de beleza e dar início ao seu sonho!

O Brasil é um país repleto de pessoas que sonham em abrir seus negócios próprios. Infelizmente, muitos obstáculos surgem diante dos empreendedores e nem todos têm a força necessária para superá-los. Contudo, aqueles que vencem os desafios de empreender sentem o orgulho de ver um sonho realizado. Sendo assim, continuando nossa série de posts em prol dos empreendedores, resolvemos criar um belo conteúdo para você, que deseja descobrir como abrir um salão de beleza.

Portanto, se você deseja utilizar seus conhecimentos na área, para, finalmente, criar um negócio totalmente seu, não deixe de ler até o fim. Afinal, antes do ponto final você certamente saberá como abrir um salão de beleza para dar início ao seu sonho de empreender… Vamos começar?

Como abrir um salão de beleza: Os primeiros passos...

Assim como acontece com outros negócios, não há como abrir um salão de beleza sem considerar todas as particularidades desse ramo. Sendo assim, nossa sugestão inicial será: elabore um plano de negócios e um estudo de mercado. Há modelos simplificados em nosso blog, então não se preocupe.

Ao elaborar esses documentos, tente considerar todos os pontos importantes. Quais serão os serviços oferecidos? Quais serão os seus diferenciais? Você irá focar em algum público ou faixa-etária específicos? Você irá focar em um salão masculino, feminino, infantil ou unissex? Enfim, conforme poderá notar, são muitas perguntas e cada uma delas irá influenciar no resultado final e nas suas estratégias.

Além disso, faça o possível para entender o mercado no qual você irá adentrar. Afinal, como abrir um salão de beleza, com uma proposta diferenciada, por exemplo, se não existem pessoas dispostas a abraçar a sua ideia? Em sua pesquisa, considere dados primários e secundários para fundamentar algumas das suas estratégias.

Por exemplo: Em uma pesquisa realizada pela empresa Sophia Mind, foi constatado que 56% das mulheres estão insatisfeitas com a sua aparência e 79% delas usam produtos de beleza.

Sendo assim, tomando base em pesquisas como essas, é possível definir um público-alvo e um diferencial altamente rentável. Portanto, jamais subestime o poder de um bom plano de negócios e um estudo de mercado bem feito. Afinal, em 2016 havia 616.033 salões de beleza (só os formalizados) no Brasil. Então, saiba que a concorrência é grande.

Como abrir um salão de beleza: A localização, estrutura e recursos...

Aqueles que desejam descobrir como abrir um salão de beleza devem levar em consideração diversos aspectos. Sendo assim, comecemos pela localização do seu negócio, ou o seu “ponto”, como dizem. Nesse caso, o ideal é estar próximo do seu público-alvo ou em locais com grande fluxo de pessoas, como ruas movimentadas ou shoppings.

Obviamente, não basta definir uma boa localização sem considerar pontos como a estrutura ou os recursos disponíveis. Pense bem: imagine que você conseguiu uma boa localização, mas a estrutura não promove o conforto dos clientes e o aluguel é caro demais. Isto é, essa localização é inviável.

Aliás, falando em estrutura, podemos considerar diversos fatores. Em primeiro lugar, alguns estudos definem, como área mínima para um salão de beleza, o total de 40 metros quadrados. Obviamente há como abrir um salão de beleza em áreas menores, essa informação é apenas um parâmetro a ser considerado.

Pense em todos os equipamentos que irá precisar para executar os serviços oferecidos e os móveis e utensílios necessários. Aliás, uma boa dica é a inserção de opções de acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência. Afinal, segundo os estudos, poucos salões oferecem essa opção e, talvez, esse pode ser um belo diferencial.

Por fim, considere a necessidade de recursos. Nesse caso, entenda que recursos não são apenas os recursos financeiros, mas também os recursos humanos, materiais e afins…

Recursos humanos

Não há como abrir um salão de beleza sem profissionais para executar os serviços, não é mesmo? Por isso é necessário considerar o tamanho do seu salão e os serviços oferecidos. Por exemplo: existem salões que possuem recepcionistas, você terá uma recepção? Quantos cabeleireiros você deseja contratar? Haverá serviços de manicure e pedicure?

Enfim, são perguntas simples, mas o ideal é que elas sejam feitas antes de dar início ao seu negócio. Afinal, não há como abrir um salão de beleza bem estruturado e pronto para o sucesso sem antever as situações e demandas.

Recursos materiais

Bem, um salão de beleza tem as suas particularidades no que tange aos materiais e utensílios. Portanto, será necessário elencar todas as necessidades dos clientes e dos profissionais que executarão os serviços, para ter ideia dos recursos materiais que serão necessários.

Além disso, também é necessário considerar as quantidades de material que deverão ser alocadas em seu estoque. Afinal, como abrir um salão de beleza sem shampoos, tinturas, cremes, esmaltes, etc.?

Recursos financeiros

De acordo com os dados do Sebrae, para abrir um salão de beleza é estimado que o custo gire e torno de R$ 80 mil. Obviamente, este custo está considerando um salão de beleza nos padrões estipulados pelo próprio Sebrae.

Contudo, para aqueles que estão querendo saber como abrir um salão de beleza, esse valor, e toda a discriminação dos custos, pode servir como um excelente parâmetro para que o empreendedor tenha uma ideia inicial dos investimentos a serem feitos. Além disso, o valor também compreende o capital de giro.

Já sabe como abrir um salão de beleza?

Por fim, cabe ressaltar a necessidade de prestar bastante atenção nas exigências legais, tanto nos processos gerais quanto nos processos inerentes a esse ramo. Obviamente, é altamente indicado que, em relação ao cumprimento de todas as normas, você procure por um contador profissional.

Esse contador de qualidade irá lhe ajudar a registrar o seu negócio em todos os órgãos competentes e ainda irá enfrentar a burocracia de todos os processos inerentes ao ramo.

Em síntese, este post tratou de lhe mostrar, de forma resumida, como abrir um salão de beleza. Esperamos que, com essas informações, você consiga ter uma boa série de diretrizes para dar início ao seu sonho de empreender. Portanto, considere todos os pontos com muito cuidado e boa sorte!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | 2018 | Todos os Direitos Reservados