fbpx

Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Descubra Como Abrir uma Empresa de Coaching com estas dicas!

Descubra como Abrir uma Empresa de Coaching com essas dicas!

Com o grande aumento na popularidade da figura do Coach, a busca pelo termo “Como Abrir uma Empresa de Coaching” aumentou consideravelmente. Obviamente, essa grande procura apenas confirma o fato de que as carreiras como Coach têm se tornado muito promissoras. E claro, todos aqueles que desejam abrir suas empresas estão pensando em consolidar seu negócios e torná-los legítimos.

Sendo assim, a Doria Contabilidade resolveu fazer um pequeno resumo para ensinar como abrir uma empresa de Coaching. Conforme irá perceber, nossa intenção é estabelecer as diretrizes iniciais para que você tome conhecimento dos processos e do profissionais aos quais você poderá recorrer. Vamos começar?

Não há como abrir uma empresa de Coaching sem pesquisas prévias

Como dissemos, quando as pessoas buscam por formas de descobrir como abrir uma empresa de Coaching, a intenção é tornar seus negócios legítimos. Nesse sentido, antes de começarmos a “colocar a mão na massa”, é bom esclarecermos alguns pontos.

Em primeiro lugar, uma empresa de coaching não é igual a uma empresa de consultoria. Muitos confundem esses dois tipos. Embora as formas de atuação desses dois segmentos sejam semelhantes, o consultor ajuda a identificar problemas, enquanto o coach, agindo como um treinador, ajuda a solucionar os problemas.

Com esse ponto esclarecido, o primeiro passo é identificar o nicho no qual se deseja operar. Isto é, uma empresa de coaching pode realizar atendimentos voltados a diversas áreas. Não à toa, temos as figuras do Life Coach, Personal Coach, Business Coach, etc. Enfim, definir um nicho de operação é um caminho muito indicado.

Ainda assim, nada impede que a sua empresa de coaching opere em todas essas frentes. Lembrando que, caso você possua mais de uma especialidade, há como abrir uma empresa de coaching que atenda aos mais variados nichos.

Aliás, embora ainda não exista um órgão regulador da atividade de Coaching no Brasil, o ideal é ostentar as certificações emitidas por empresas que tenham credibilidade comprovada no mercado. Dessa forma, o seu negócio já começará com um atestado de qualidade, que poderá ser um grande diferencial.

Com esse pontos muito bem definidos, poderemos começar a seguir os processos burocráticos que surgem ao longo do caminho. Acompanhe…

Como abrir uma empresa de Coaching: As primeiras escolhas

Antes de começarmos, é necessário deixar um ponto bastante claro: por conta de inúmeros problemas, geralmente a falta de controles financeiros, o índice de fechamento de empresas no Brasil é bastante alto. Por isso, por mais que estejamos falando em legalizar o seu negócio, uma dica eficiente é começar antes, como uma espécie de teste.

Assim, a recomendação é que o Coach comece a realizar seus atendimentos a fim de verificar se há como abrir uma empresa de Coaching, ou seja, verificar se o negócio tem chances de crescer ou, pelo menos, de alcançar os resultados desejados. Durante esse período, o Coach poderá emitir as Notas Fiscais Avulsas e fazer as declarações de Imposto de Renda normalmente, desde que ele atente para o faturamento. Caso tenha dúvidas sobre como seguir esses processo, fale conosco.

De qualquer modo, após o negócio estar devidamente validado, será necessário definir o tipo empresarial no qual a empresa de Coaching será enquadrada. Ao se deparar com essa escolha, o ideal é consultar um contador para saber qual tipo empresarial funcionará melhor com o seu modelo de negócios.

Perceba que essa decisão será crucial para os resultados, para a forma como os impostos serão apurados, para as obrigações, etc. Afinal, temos a figura do MEI, do Empresário Individual, a EIRELI e muitas outras. E cada tipo empresarial tem as suas particularidades.

Como Abrir uma Empresa de Coaching e crescer?

Após definir o tipo empresarial, será necessário dar início aos processos burocráticos. Nesse sentido, com exceção do MEI, que pode ser feito de forma online e sem a obrigatoriedade do contador (embora indiquemos que, pelo menos, uma consulta a um profissional contábil deva ser feita), os outros tipos empresariais demandarão o apoio de um contador.

Felizmente, muitos profissionais contábeis, como é o caso da Doria Contabilidade, já vêm trabalhando com Coachs há um bom tempo. Dessa forma, eles possuem as expertises necessárias para agilizar todos os processos e garantir que o seu negócio já comece totalmente pronto para um crescimento sustentável.

Além do mais, dependendo do tipo empresarial escolhido, um bom contador poderá realizar uma série de estudos para fazer com que o seu negócio pague menos impostos. Com esse planejamento tributário, os seus resultados serão os melhores possíveis. E não se esqueça de que o contador poderá lhe ajudar a organizar as finanças do seu negócio a fim de garantir a continuidade das operações por um período indeterminado.

Então, vamos abrir essa empresa de Coaching?

Conforme pôde perceber, este post teve a intenção de apresentar os passos mais importantes do processo de abertura de uma empresa de Coaching. Lembre-se de que o apoio de um profissional contábil, até mesmo para um MEI, sempre será de grande valia e, com certeza, evitará muitas dores de cabeça.

Por fim, esperamos que você consiga fazer uso dessas informações para nortear suas ideias, planos de negócios e, claro, que tenha descoberto como abrir uma empresa de Coaching de forma eficiente. Caso você tenha alguma dúvida sobre esse ou outros assuntos, ou precise de um contador de confiança para lhe ajudar a crescer de forma sustentável e longe dos problemas, não deixe de falar conosco. Estaremos à disposição. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas supereficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | Todos os Direitos Reservados