Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Como declarar veículo financiado?

Como declarar veículo financiado?

Conforme já declaramos em outros posts, é quando começamos a preencher nossas declarações de imposto de renda que começamos a encontrar algumas dúvidas… Um bom exemplo destes casos é quando não sabemos muito bem como declarar veículo financiado. Este lançamento é muito importante, pois não basta informar os rendimentos, os bens também devem ser registrados e esquecê-los pode causar certos problemas. Obviamente, nós estamos aqui para ajudar e lhe ensinaremos agora mesmo como declarar veículo financiado e você evitará dores de cabeça…

Onde declarar o veículo?

Veículos são bens, correto? Sendo assim, basta encontrar a seção “Bens e Direitos” em sua declaração. Assim como acontece na declaração de imóvel, é necessário realizar uma descrição completa do bem.

Esta descrição é feita na linha 21 (“veículo automotor terrestre – caminhão, automóvel, moto, etc.”). Neste caso, é importante ressaltar que os dados incluídos devem oferecer o maior número de informações sobre o veículo e sobre a transação de aquisição do mesmo.

Como fazer com os valores?

Quando o assunto é descobrir como declarar veículo financiado é importante ressaltar que o preenchimento dos valores pode sofrer alterações por conta dos pormenores envolvidos na negociação. Sendo assim, dependendo de cada caso, os campos “situação em 31/12/2016” e “situação em 31/12/2017” terão valores diferentes.

No caso dos veículos financiados, no ano da aquisição do bem, o valor lançado será a soma de tudo que foi pago. Deste modo, se você adquiriu um veículo no valor de R$ 50.000,00, pagando R$ 20.000,00 a título de entrada e dividindo o valor restante em 60 parcelas iguais, o lançamento seria o seguinte:

Veículo adquirido antes até 31/12/2016. A “situação em 31/12/2016” será o valor da entrada e todas as parcelas pagas até 31/12/2016. A “situação em 31/12/2017” será o valor de todas as parcelas pagas em 2017 mais o saldo presente no campo “situação em 31/12/2016”.

Caso o veículo tenha sido adquirido em 2017, o valor da “situação em 31/12/2016” ficará zerado. Entretanto, o valor no campo “situação em 31/12/2017” será a soma da entrada mais todas as parcelas pagas em 2017.

Se após esta explicação você ainda estiver com dúvidas sobre como declarar veículo financiado, sinta-se livre para falar conosco. Ficaremos felizes em ajudar.

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | 2018 | Todos os Direitos Reservados