Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Como declarar venda de imóvel?

Como declarar venda de imóvel?

Declarar a venda de um móvel pode ser uma situação capaz de levantar uma boa série de dúvidas em uma declaração de Imposto de Renda. Estas transações envolvem alguns pormenores que dificultam a vida de quem não sabe muito bem como declarar venda de imóvel. Por este motivo, nossa intenção com este post é esclarecer suas dúvidas e lhe ajudar a realizar lançamentos corretos e, consequentemente, uma declaração de imposto de renda perfeita.

Como declarar venda de imóvel: por onde começar?

Apesar de algumas isenções que podem acontecer em uma transação envolvendo imóveis, quem vende deve pagar 15% do valor do ganho de capital. O ganho de capital é a diferença entre o valor de compra e o valor de venda, ou seja, o lucro.

Esse pagamento deve ser feito ser feito até o fim do mês subsequente à venda e, para tanto, é necessário utilizar o programa de apuração de ganhos de capital disponibilizado pela Receita Federal. Para que não sabe como declarar venda de imóvel as informações presentes neste programa serão de grande valia quando iniciarmos o lançamento das transações em nossa declaração. Caso tenha alguma dúvida em relação à utilização deste programa, não deixe de nos avisar…

Como declarar venda de imóvel: mãos à obra!

Iniciemos importando as informações do programa para ganhos de capital. Automaticamente, os ganhos obtidos na transação serão inseridos na seção “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/ Definitiva. Lembrando que, se a transação tiver sido isenta do imposto, os valores irão para a seção: “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.

Com os ganhos de capital bem posicionados, poderemos dar início ao processo e finalmente descobrir como declarar venda de imóvel. Neste ponto você perceberá o quanto o lançamento é simples. Dirija-se até a seção “Bens e Direitos” e deixe como zero os valores presentes no campo “situação em 31/12/2017”.

Não se esqueça, porém, de fornecer o maior número de detalhes acerca da transação. Estas informações deverão ser inseridas no campo “discriminação”. Informe os dados das pessoas envolvidas, as modalidades de compra, os valores, etc. Deixe tudo bastante claro…

Caso ainda tenha ficado com dúvidas sobre como declarar venda de imóvel faça o favor de entrar em contato. Ficaremos felizes em lhe ajudar!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | 2018 | Todos os Direitos Reservados