fbpx

Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Assessoria ou Consultoria Contábil? Veja como cada uma pode ajudar!

Assessoria ou Consultoria Contábil? Veja como Cada uma pode ajudar!

Quando um(a) empresário(a) sai à procura de um contador para o seu negócio, ele geralmente se depara com duas opções: Consultoria Contábil e Assessoria Contábil. Obviamente, embora as duas tenham a intenção de ajudar as empresas, suas formas de atuação são completamente diferentes. Dessa forma, o(a) empresário(a) acaba ficando sem saber o que fazer, pois não consegue definir qual das duas pode ser melhor para o seu negócio.

Diante desse dilema, a Doria Contabilidade, como uma empresa que atua nessa duas frentes, ou seja, oferece serviços de Assessoria Contábil e Consultoria Contábil, resolveu criar este post para explicar como funciona cada uma dessas formas de atuação. Com isso, você poderá verificar exatamente qual dessas opções será mais útil para alcançar melhores resultados. Vamos começar?

Assessoria ou Consultoria Contábil, qual é a diferença?

Como dissemos, tanto a Assessoria quanto a Consultoria Contábil têm a intenção de ajudar os(as) empresários(as) a resolver diversos problemas relacionados aos seus negócios e a alcançar os melhores resultados possíveis. Todavia, essas duas opções são diferentes e, em certos casos, uma pode ser mais adequada do que a outra. Dependendo, é claro, da situação do negócio. Sendo assim, vamos conhecer as particularidades de cada uma das opções…

Assessoria Contábil

A Assessoria Contábil pode ser definida como aquele conjunto de serviços que os contadores prestam à sua empresa normalmente. Isto é, a análise e a interpretação de fatos contábeis, com base nos documentos que a empresa envia, o atendimento às normas fiscais e contábeis, o atendimento às obrigações legais, etc. Todas essas atitudes, que têm como objetivo a organização e o controle de diversas facetas do negócio, são executadas por uma Assessoria Contábil.

Nesse caso, cabe ressaltar que o grande diferencial de uma Assessoria Contábil é o fato de ela necessitar da presença do contador em toda a cadeia operacional, ou seja, o contador executa todas as tarefas, identifica os problemas e os soluciona, sempre que for possível. Aliás, esse é o formato tradicional no qual as empresas estão acostumadas a visualizar a atuação do profissional contábil.

Consultoria Contábil

Agora que já conhecemos a Assessoria Contábil, podemos falar sobre a Consultoria Contábil. Nesse caso, podemos dizer que o contador se transforma em uma espécie de instrutor. Afinal, um profissional contábil sabe avaliar diversos aspectos do negócio e, com toda essa expertise, tem totais condições de melhorar os resultados de uma empresa, ajudando o(a) empresário(a) a tomar boas decisões e a solucionar problemas relacionados à gestão do negócio.

Isso quer dizer que uma Consultoria Contábil é mais voltada para aconselhar o(a) empresário(a), com vistas a ajudá-lo(a) a alcançar melhores resultados. Obviamente, o consultor também avaliará dados e informações contábeis, fiscais, etc., mas, suas análises não envolvem “fazer a contabilidade”.

Qual é melhor: Assessoria ou Consultoria Contábil?

A verdade é que a pergunta sugerida no título acima, e que muitos empresários fazem, está equivocada, já que o ideal seria contar tanto com Assessoria quanto com a Consultoria Contábil. Pense bem: se você possui um contador engajado com o seu negócio e compromissado com o seu sucesso, ele irá atender a todas as normas, prestando um serviço de Assessoria Contábil de excelência.

Sabendo que você já tem um apoio eficiente e que todos os dados e documentos foram feitos da forma mais confiável e íntegra, o contador que avalia essas informações e, com base nelas, lhe indica os caminhos mais eficientes, estará prestando um excelente serviço de Consultoria Contábil.

Portanto, no caso da Assessoria e da  Consultoria Contábil não existe um ou outro, pois os dois conseguem agregar enorme valor à sua empresa. Assim sendo, podemos dizer que um contador que presta os serviços de Assessoria e Consultoria Contábil é capaz de faz o seu negócio crescer de forma sustentável e dentro das normas legais.

No entanto, cabe ressaltar que é possível uma empesa “viver” sem a Consultoria Contábil, mas sem a Assessoria Contábil não! De qualquer modo, é bom ter em mente que, em sua busca por um contador, é altamente interessante procurar por um parceiro de negócios que atue nas duas frentes. Com isso, seu negócio estará com todas as armas necessárias para alcançar o sucesso.

Assessoria e Consultoria Contábil: tudo que o seu negócio precisa!

Conforme pôde perceber, neste post fizemos o possível para esclarecer as diferenças entre Assessoria e Consultoria Contábil. Dessa maneira, você poderá saber tudo sobre os tipos de parceiros de negócios que a sua empresa deve procurar. Lembre-se que a Assessoria Contábil é uma obrigação legal para quase todas as empresas, mas com o apoio de uma Consultoria Contábil seu negócio estará pronto para o sucesso.

Ademais, é imperativo que você não negligencie o poder que um contador tem para influenciar os seus negócios. Por esse motivo, assim que encontrar um profissional contábil interessado em lhe ajudar de todas as formas possíveis, não deixe “ele fugir”. Essa dica é realmente útil, pode acreditar!

Por fim, esperamos que você consiga fazer uso dessas dicas para nortear suas ideias e planos de negócios. Caso você tenha alguma dúvida sobre esse ou outros assuntos, ou precise de um contador que ofereça tanto a Assessoria quanto a Consultoria Contábil, não deixe de falar conosco. Estaremos à disposição. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas super eficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | 2018 | Todos os Direitos Reservados