fbpx

Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Consultório de Nutrição: abrir o meu ou trabalhar em clínicas especializadas?

Consultório de Nutrição: abrir o meu ou trabalhar em clínicas especializadas?

Quando acabamos de nos formar, é comum pensarmos sobre os rumos que daremos às nossas carreiras… Procurar um emprego? Abrir um negócio? O que fazer? Qual é a melhor opção? Isso é comum… e essa história também se repete com os Nutricionistas, que ficam se perguntando se deveriam abrir um Consultório de Nutrição ou trabalhar em clínicas especializadas.

Pensando em ajudar você, profissional de Nutrição, resolvemos criar este post com o intuito de apresentar informações a fim de reduzir as dúvidas. Como irá perceber, entre abrir um consultório de Nutrição e trabalhar como empregado(a) em uma clínica, há muitos pontos positivos e negativas. Logo, avaliar tudo é algo muito importante. Vamos começar?

Primeira opção: abrir o meu próprio Consultório de Nutrição

Assim como acontece com qualquer empreendedor, abrir o próprio negócio representa assumir muitas responsabilidades. No caso de um Consultório de Nutrição, essa história se repete. E, na verdade, é esse conjunto de responsabilidades que acaba fazendo muitas pessoas desistirem de seguir em frente com seus negócios próprios.

Montar o seu Consultório de Nutrição exige muito planejamento. Para começar, existem as normas. E, claro, tudo deverá ser feito à luz dessas regras e padrões. Os processos podem ser bem burocráticos e, quem sabe, um pouco demorados.

Além disso, há também as questões financeiras. Abrir um Consultório de Nutrição exige um investimento considerável. O profissional terá custos, impostos e, consequentemente, a obrigação de monitorar todos esses recursos, gerenciando como um(a) verdadeiro(a) empresário(a).

Obviamente, para poder manter a empresa, será necessário contratar um contador. E esse profissional poderá ajudar a superar muitas das barreiras que desanimam os empreendedores da área. Aliás, perceba que um contador especializado pode ir além do simples cumprimento de obrigações. Ele irá lhe ajudar a gerenciar o seu negócio, se você permitir. E aí, a segurança e o controle ficarão excelentes.

Abrir um Consultório de Nutrição ou qualquer outro tipo de negócio exige muitos estudos e muito esforço. Sem dedicação, não há como tirar um plano desses do papel. No entanto, se você conseguir fazer isso, as vantagens serão recompensadoras.

Vantagens de ter seu próprio Consultório de Nutrição

Apesar das muitas responsabilidades, quando você abre o seu próprio Consultório de Nutrição, você tem acesso a benefícios que não teria na outra opção.

Para começar, você terá controle total sobre o rumo do negócio. Isto é, poderá definir estratégias, públicos-alvo e tomar decisões estratégicas (de preferência, com base nos dados precisos da contabilidade) a fim de potencializar os resultados.

Falando em resultados, com um negócio próprio, o potencial de ganhos é ilimitado. Quanto mais trabalhos você realizar, mais você ganhará. Nesse caso, o ideal é controlar a agenda de atendimentos com o intuito de atingir um ponto de equilíbrio entre bons rendimentos e um esforço que não prejudique a sua saúde.

E essa organização da agenda é mais um dos benefícios de ter o próprio consultório. Afinal, como você lidera as coisas, tem total liberdade para montar sua própria agenda e trabalhar apenas quando julgar oportuno. Uma agenda flexível é o sonho de muita gente. E você poderá fazer isso.

Bem, esses são alguns dos benefícios de ter o seu próprio Consultório de Nutrição. Considere esses aspectos e compare-os com as responsabilidades que deverá assumir. Se, no fim das contas, você achar que as vantagens valem a pena, já terá a sua alternativa favorita.

Segunda opção: trabalhar em clínicas especializadas

Nessa opção, a segurança é o ponto de maior destaque, além da quantidade reduzida de responsabilidades. Essa opção costuma funcionar muito bem para quem está começando, já que montar um Consultório de Nutrição exige um investimento considerável.

Embora o potencial de ganhos seja reduzido, muitos nutricionistas preferem trabalhar para terceiros, seguindo horários e regras dos seus contratantes…

Vantagens de trabalhar em clínicas especializadas

Seguindo o raciocínio iniciado acima, podemos pontuar que a maior vantagem de trabalhar em um consultório de terceiros é a segurança. Trabalhando nessa modalidade, você terá que seguir as regras do contratante, mas terá ganhos fixos e já terá toda a infraestrutura necessária para realizar os atendimentos.

Por esse motivo, essa opção é tão interessante para recém-formados. Imagine: começar a exercer a profissão dentro de uma clínica especializada, com um salário compatível, com uma boa estrutura e, melhor, ganhando experiência.

Vai abrir o seu Consultório de Nutrição ou trabalhar para terceiros?

Como pôde perceber, neste post tratamos de informações valiosas, com o intuito de acabar com uma dívida bem comum entre os profissionais de nutrição. De acordo com o exposto no post, ambas as opções possuem vantagens e desvantagens.

Portanto , o ideal é avaliar a sua condição atual e os seus planos para o futuro. Se você já possui valores acumulados para realizar o investimento e tem vontade de empreender, abrir o seu Consultório de Nutrição é o caminho. Caso você ainda esteja construindo uma carreira e acumulando recursos, a opção de trabalhar para terceiros é mais indicada.

De todo modo, o ideal é criar um plano consistente. Procure um contador, projete situações. Exponha as suas ideias e preste atenção aos insights desse profissional. Sem dúvidas, ele irá lhe ajudar a definir um rumo para o seu sonho de empreender.

Por fim, esperamos que as dicas apresentadas possam servir para facilitar o seu processo de tomada de decisão. E, claro, se precisar de alguma ajuda para legalizar e gerenciar o seu Consultório de Nutrição, sugerimos que não deixe de falar conosco. Estamos à disposição. A Doria Contabilidade é especialista em Contabilidade para Nutricionistas e vai adorar te ajudar. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas supereficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | Todos os Direitos Reservados

×