fbpx

Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Consultório Odontológico: conheça as normas do CRO antes de abrir o seu!

Consultório Odontológico: conheça as normas do CRO antes de abrir o seu!

Abrir um consultório odontológico é um dos pontos altos na carreira de um dentista. Muitas vezes, o profissional trabalhou por muitos anos em consultórios de terceiros, sonhando em ter um negócio próprio para fazer as coisas do jeito dele. Sim! Isso é muito comum, já vimos isso acontecer diversas vezes.

Contudo, para poder dar esse passo tão importante, ou seja, abrir o consultório odontológico, a fase de preparação deve ser levada muito a sério. Afinal, um consultório pode gerar grandes resultados, mas esses resultados não vêm sem grandes responsabilidades.

Foi pensando nisso, que resolvemos falar sobre um ponto importante do processo de abertura de um consultório odontológico: as normas dos Conselhos Regionais de Odontologia. Entender os requisitos é essencial para poder lançar o seu negócio dentro dos padrões e regulamentos. Sendo assim, não deixe de conferir…

As Normas do CRO

No que tange à abertura de um consultório odontológico, o CRO tem algumas normas bem específicas. Como é essa entidade a responsável por regular a atuação de profissionais da classe, atender às normas dela é uma obrigação.

Geralmente, os dentistas têm muitas dúvidas acerca dos procedimentos, dos registros necessários e dos requisitos técnicos. E, na verdade, não são poucos os padrões que devem ser seguidos.

Obviamente, com o apoio de uma contabilidade especializada, o dentista pode deixar essas questões serem resolvidas por quem entende do assunto e pode agilizar os processos ao máximo.

Ainda assim, existem alguns pontos que o dentista deve conhecer, até mesmo para não quebrar as regras sem saber. Nesse sentido, os pontos mais sensíveis são as inscrições e cadastros junto ao órgão, o atendimento às regras da fiscalização e o respeito máximo ao Código de Ética Odontológica. Ok, mas vamos por partes…

As inscrições…

Antes de realizar a inscrição no Conselho Regional, o profissional deverá se inscrever no Conselho Federal. Felizmente, tudo acontece de forma online e você pode realizar o processo na própria sede do Conselho Regional. Para tanto, será necessário contatar o CRO a fim de saber quais documentos serão exigidos (cada CRO possui sua própria lista) e realizar o pagamento da taxa de anuidade.

Segundo os padrões dos CROs, existem cinco tipos de inscrições: principal, provisória, temporária, secundária e remida. Para lhe ajudar a entender as particularidades de cada tipo de inscrição, separamos a seguir um link para o documento com a consolidação das normas do CFO. Confira: Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologias.

E um detalhe importante é que as inscrições devem ser feitas por outros profissionais do segmento, incluindo técnicos e auxiliares em próteses dentárias, cirurgiões dentistas, etc.

Resumindo, não há como abrir uma clínica odontológica sem realizar todas as inscrições e cadastros de acordo com os mandamentos dos CROs.

Além do mais, é necessário saber que um dentista não pode se registrar em mais de duas especialidades, tampouco se registrar em duas especialidades com base em um mesmo curso.

As especialidades reconhecidas pelos CROs

Conforme irá perceber, ao avaliar o documento de Normas do CRO, existe uma lista com todas as especialidades reconhecidas pelos conselhos. Nesse caso, será necessário escolher duas delas, desde que você tenha um curso oficial para cada uma. Eis as opções:

  • Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais;
  • Dentística;
  • Disfunção Têmporo-Mandibular e Dor-Oro-Facial;
  • Endodontia;
  • Estomatologia;
  • Radiologia Odontológica e Imaginologia;
  • Implantodontia;
  • Odontologia Legal;
  • Odontologia do Trabalho;
  • Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais;
  • Odontogeriatria;
  • Odontopediatria;
  • Ortodontia;
  • Ortopedia Funcional dos Maxilares;
  • Patologia Bucal;
  • Periodontia;
  • Prótese Buco-Maxilo-Facial;
  • Prótese Dentária;
  • Saúde Coletiva.

Apenas a título de esclarecimento, ter um curso para cada especialidade quer dizer que o profissional deverá fazer, por exemplo, uma especialização em endodontia e outra em ortodontia, se ele quiser se registrar como especialista em ambas as áreas.

Importante! O Marketing do seu Consultório Odontológico

Outro aspecto muito importante, que é essencial os dentistas saberem, é a questão dos anúncios e da parte de publicidade. Nesse caso, todo cuidado é pouco, já que as ações devem ser norteadas pelo Código de Ética Odontológica. Sim, o código é extenso, por isso separamos abaixo as regras mais importantes:

  • Não se pode fazer anúncios contendo preços e formas de pagamento;
  • Não se pode criticar ações feitas por outros profissionais, ou julgar suas técnicas como equivocadas ou ultrapassadas;
  • Não se pode anunciar especialidades diferentes daquelas que estão cadastradas nos CROs;
  • Não se pode anunciar técnicas de tratamento, equipamentos e instalações.

Enfim, esse são os pontos que você deve prestar maior atenção. De todo modo, caso queira conferir o Código de Ética Odontológica, na íntegra, basta clicar neste link: Código de Ética.

Vamos abrir o seu Consultório Odontológico?

Como pôde perceber, abrir um consultório odontológico demanda muitas ações, registros e cuidados. Muitos desses processos são burocráticos e podem levar aqueles que não têm experiência a sofrerem com as dúvidas.

Por esse motivo, sugerimos que procure por uma contabilidade especializada. Desse modo, você poderá focar em outros aspectos que demandam sua atenção e deixar profissionais experientes cuidando dos processos legais.

Por fim, esperamos que as dicas apresentadas possam servir para lhe ajudar a ter uma visão mais clara de algumas normas que antecedem a criação do seu consultório odontológico. E, claro, se precisar de alguma ajuda para legalizar e gerenciar o seu negócio, sugerimos que não deixe de falar conosco. Estamos à disposição. A Doria Contabilidade é especialista em Contabilidade para Dentistas e Consultórios e vai adorar te ajudar. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas supereficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | Todos os Direitos Reservados

×