fbpx

Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Contador para Imposto de Renda? Saiba porque ele é necessário!

Contador para Imposto de Renda? Saiba porque ele é necessário!

Durante os meses de março e abril, a busca por um contador para Imposto de Renda acontece de forma massiva. Obviamente, a intenção das pessoas é garantir que as suas Declarações de Imposto de Renda sejam feitas dentro das normas a fim de evitar problemas e garantir as melhores restituições.

Apesar de muitos conhecerem essa importância do contador, resolvemos criar este post para dar maiores evidências e comprovar que um contador é realmente uma peça-chave para a elaboração de uma Declaração de Imposto de Renda perfeita.

O Imposto de Renda 2019

Bem, após o Carnaval e o Dia da Mulher, as atenções se voltaram para o “mundo real”, no qual o Imposto de Renda é uma realidade que costuma deixar muita gente preocupada. Afinal, temos prazos a cumprir, regras a atender, documentos a coletar, declarações a fazer, etc.

Para piorar a situação, todas essas tarefas são marcadas pela pressão de ter que realizar uma declaração livre de erros para poder evitar o fantasma da malha fina. Para o ano de 2019, a Receita Federal já liberou o acesso ao “Perguntão”, que é uma coletânea com dúvidas e erros mais comuns.

Apesar de a intenção dessa coletânea ser o esclarecimento das dúvidas, ela também chama a atenção para o fato de que muitas pessoas, por falta de informações ou de atenção, acaba cometendo erros graves e caindo na malha fina. Por consequência, isso acaba fazendo com que a importância de ter um bom contador para Imposto de Renda aumente de forma considerável.

Sendo assim, a partir desse ponto, começaremos a elencar os pontos em que a participação de um contador pode ser crucial para garantir a confecção de uma declaração perfeita e livre de riscos… Vamos continuar?

Por que contratar um bom contador para Imposto de Renda?

Para começarmos a definir a verdadeira importância de um contador para Imposto de Renda, temos que pontuar algumas verdades. Por exemplo, uma declaração de Imposto de Renda pode ser feita pelo próprio contribuinte. Isso é um fato, mas não é uma ação muito indicada, salvo se o contribuinte tiver os conhecimentos necessário para tender a tal demanda ou estiver disposto a enfrentar os riscos e consequências de um possível erro.

Esse ponto deixa claro que, para fazer uma declaração de Imposto de Renda, ter experiência e conhecimento é um dos requisitos. Ok, um contador bem consolidado no mercado atenderá a esses requisitos com facilidade. E é aí que começamos a investigar essa história de uma forma mais profunda.

Com a experiência, o contador é capaz de avaliar toda a sua situação e lhe apresentar todos os dados que deverão constar na sua declaração. Nesse ponto, você irá se surpreender, já que as solicitações poderão incluir documentos que você jamais pensou que seriam necessários.

Além disso, utilizando sua experiência e conhecimentos, o contador saberá encontrar alternativas para diminuir os valores a serem pagos ou maximizar o valor a ser recebido a título de restituição. Ninguém gosta de perder dinheiro e o contador será crucial para garantir que isso não aconteça.

E os riscos?

Do mesmo modo que o contador para Imposto de Renda acha soluções, ele também evita problemas. Em primeiro lugar, ele não cometerá os erros primários que costumam figurar no “Perguntão” da Receita Federal. E mais, o contador irá lhe adiantar as informações acerca dos comprovantes, recibos, como guardá-los, quais dados exigem uma comprovação mais bem documentada, etc.

Com esses pontos muito bem atendidos, não é nenhuma surpresa dizer que os riscos de você cair na malha fina serão minimizados ao máximo. Infelizmente, como é possível que o contador não saiba sobre todas as suas transações, os riscos não chegam a zero. De qualquer modo, se você contribuir, oferecendo ao contador todas as informações necessárias, a sua paz de espírito estará assegurada por mais um ano. E no ano seguinte, a base da declaração já será muito mais confiável.

O papel do Contador para Imposto de Renda

Então, de forma resumida, podemos dizer que o papel de um bom contador para Imposto de Renda é evitar a malha fina com toda a sua experiência e seus conhecimentos. Além disso, quando os riscos estão minimizados, ele é capaz de trabalhar a eficiência da sua entrega, reduzindo custos e aumentando a restituição dentro de um limite seguro.

Portanto, apostar em um contador para Imposto de Renda, por mas que seja possível você fazer a sua própria declaração, é garantir que a declaração seja entregue dentro dos conformes, evitando problemas com a fiscalização. E sim, você também evitará gastar uma grande quantidade de tempo, já que o preenchimento da declaração pode ser bem trabalhoso.

Neste post, fizemos o possível para apresentar o quanto um contador para Imposto de Renda pode ser importante. Essa tarefa demanda muitos conhecimentos e uma boa dose de experiência para ser cumprida com excelência. E o contador reúne todos esses requisitos, o que o faz ser uma figura essencial para evitar a malha fina.

Por fim, esperamos que você consiga fazer uso dessas informações para garantir que a entrega da sua declaração seja perfeita… E claro, caso você esteja procurando por um excelente contador para Imposto de Renda, sugerimos que não deixe de falar conosco. Estaremos à disposição. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas supereficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | Todos os Direitos Reservados

×