fbpx

Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Últimos dias para Declarar o Imposto de Renda: Redobre a atenção!

Últimos dias para Declarar o Imposto de Renda: Redobre a atenção!

Estamos chegando na reta final para Declarar o Imposto de Renda. Geralmente, é nesses dias que muitos erros costumam acontecer. Afinal, aqueles que deixaram tudo para a última hora, por conta da pressa, acabam deixando passar detalhes importantes. E claro, por mais que esses erros não sejam intencionais (na maioria dos casos), a Receita Federal não hesita em levar o contribuinte para a Malha Fina.

Sabendo disso, resolvemos criar este post com o intuito de fazer um alerta para alguns erros que são muito comuns nessa reta final para Declarar o Imposto de Renda. Dessa forma, você terá boas dicas acerca de pontos em que a atenção deverá ser redobrada. Então, não deixe de conferir… Vamos começar?

A Reta Final para Declarar o Imposto de Renda!

Bem, como todos sabem, o prazo final para a entrega das Declarações é 30 de abril de 2019. Apesar de o cenário ideal ser: já ter a declaração entregue, é provável que muitas pessoas ainda não tenham feito isso. E como sempre dissemos, é com a correria e com o prazo apertando que as chances de erros e omissões aumentam de uma forma perigosa.

Para provar a gravidade dessa situação, podemos citar alguns dados da própria Receita Federal. De acordo com o ente governamental, no ano de 2018, mais de 50% das declarações que caíram na malha fina apresentavam erros básicos de preenchimento. No topo das informações omitidas, estavam rendimentos do contribuinte e informações acerca dos dependentes.

Além disso, por mais que seja um erro bobo, os problemas de digitação são muito comuns. Pois é, muitas vezes o contribuinte deseja incluir os valores de forma correta, mas, na digitação, acaba informando dados errados. Obviamente, uma revisão bem feita da Declaração, antes do envio, resolveria esse problema. Contudo, será possível revisar com calma e atenção se o contribuinte deixar tudo para a última hora? Claro que não!

Enfim, o fato é que essa reta final para Declarar o Imposto de Renda é tradicionalmente marcada por muitas pressões, muita correria e, consequentemente, muitos erros. Por isso, com base no históricos dos anos anteriores e em problemas deste ano, separamos abaixo alguns erros que você pode evitar…

Cuidados ao Declarar o Imposto de Renda...

Para começar, ao Declarar o Imposto de Renda, é necessário reunir todas as informações que deverão ser transportadas para a Declaração. Nesse caso, reunir todos os documentos é essencial. Aliás, no início do período da declaração, chamamos a atenção para a necessidade de juntar todos os documentos previamente. Nossa intenção era, exatamente, evitar a correria na qual muitos se encontram hoje.

Com tudo à mão, a Declaração deverá começar a ser preenchida. Nesse momento, a concentração deve estar no mais alto nível. Informações como CNPJs de fontes pagadoras, rendimentos, rendimentos dos dependentes costumam ser negligenciadas com muita frequência.

No caso dos dependentes, um dos nossos posts mais comentados no mês de abril tratou exatamente de falar sobre os cuidados que devem ser tomados na inclusão de dependentes no Imposto de Renda. Apesar de os dependentes gerarem bons descontos, eles também aumentam o número de detalhes que devem ser considerados.

Os bens também são pontos que exigem atenção. Por regra da Receita, todos os valores dos itens considerados como bens devem ser registrados com o valor pago na aquisição. Salvo em alguns casos especiais, esses valores não são atualizados. Como consequência, os erros relacionados a imóveis e veículos financiados, por exemplo, são muito recorrentes.

E o Contador é muito importante para Declarar o Imposto de Renda

Ao longo desse período de Imposto de Renda, jamais deixamos de pontuar que um contribuinte pode realizar a sua própria declaração. Contudo, como contadores, fomos obrigados a destacar que, se o contribuinte não tiver conhecimento sobre o procedimento ou não quiser assumir riscos, procurar por um contador será imperativo.

Pense bem, o prazo já está chegando ao fim, as dúvidas não param de surgir… Se um contador, com toda a sua experiência, por ser humano, não está livre de errar, imagine alguém que não tem experiência alguma. Sem dúvidas, o contador será uma peça-chave para evitar problemas maiores e se, por qualquer motivo, a sua declaração cair na malha fina, o contador irá lhe ajudar a sair dela.

Pensando nesse tipo de situação e com a melhor das intenções, a Doria Contabilidade resolveu criar uma oferta especial para quem ainda não entregou a sua declaração de Imposto de Renda. Para aproveitar, basta clicar aqui!

Vamos fazer a sua declaração?

Neste post, tratamos de criar alguns alertas muito oportunos na reta final para Declarar o Imposto de Renda. Como pôde notar, nossa intenção foi chamar a atenção para o fato de que, por conta da pressão dos prazos, as chances de erro costumam aumentar de forma considerável. E pior, muitos dos erros são primários, o que deixa claro que tudo acontece por falta de atenção ou experiência.

Por fim, esperamos que você não tenha maiores problemas ao Declarar o Imposto de Renda. E mais, se você quiser deixar a sua declaração nas mãos de especialistas, sugerimos que, por favor, não deixe de falar conosco. Estaremos à disposição para lhe ajudar a deixar tudo pronto (o prazo está chegando ao fim, fique alerta!). E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas supereficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | Todos os Direitos Reservados

×