Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Demonstrações Contábeis: Saiba como utilizá-las para tomar decisões!

Demonstrações Contábeis: Saiba como utilizá-las para tomar decisões!

De forma bastante frequente, vemos empresários negligenciando o poder de certas demonstrações contábeis frente ao processo de tomada de decisões. Sim! Muitas vezes as informações geradas pela contabilidade parecem ser complexas e de difícil entendimento. Contudo, qualquer contador engajado com o sucesso do seu parceiro conseguirá demonstrar o valor do seu trabalho, se o parceiro quiser.

Sendo assim, neste post resolvemos apresentar algumas demonstrações contábeis e explicar como cada uma delas pode ajudar o(a) empresário(a) de forma extremamente eficiente. Portanto, se você está procurando por formas de otimizar alguns procedimentos da sua empresa, não deixe de ler até o fim. Vamos lá?

Veja também:

O que são as demonstrações contábeis?

Antes de começarmos a falar sobre algumas das demonstrações contábeis mais úteis, temos que explicar o que elas são, de uma forma geral. Afinal, é conhecendo a origem e a intenção dessas informações, que poderemos atribuir novas finalidades para cada uma delas.

Desse modo, podemos estabelecer que as demonstrações contábeis são o produto final de todos os processos da contabilidade. Isto é, ao longo de determinado período, o contador foi registrando todos os fatos relacionados à operação da empresa. À luz das normas contábeis e de toda a teoria contábil, o contador coleta diversos dados, converte todos eles em informações e “compila” essas informações em documentos formais e padronizados.

Em outras palavras, essas informações são um “raio-x” de toda a vida da empresa. E claro, como não poderia deixar de ser, uma demonstração é feita para demonstrar, não é mesmo? Ou seja, as informações são demonstradas para diversos públicos como o governo, instituições financeiras, sócios e demais interessados.

No entanto, o que boa parte dos empresários negligencia é que essas informações também podem ser úteis para eles. Pense bem, se o contador registrou todos os fatos referentes à empresa e criou diversas formas de apresentar os dados, os números podem indicar muitas coisas!

As demonstrações contábeis e como utilizá-las nas gestão do negócio

Agora que já sabemos o que são as demonstrações contábeis e que elas têm o poder de oferecer informações valiosas para diversos públicos, podemos começar a falar sobre como utilizá-las em prol do seu negócio. Comecemos então a falar sobre algumas das demonstrações mais úteis…

DRE

A DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é uma das ferramentas mais úteis para se organizar as finanças de uma empresa. Aliás, em nosso eBook “Gestão Financeira: Um Guia para o(a) Empreendedor(a) de Sucesso!”, falamos sobre a DRE e algumas das suas aplicações na área das finanças, não deixe de conferir.

Enfim, de modo simples, podemos dizer que a DRE é um histórico de todas as receitas e despesas que uma empresa teve em determinado período. Agora, pense bem: Se você possui um documento, que possui informações precisas acerca de todos as operações da empresa, qual seria o potencial disso nos processos de gestão?

Bem, o potencial é enorme, já que você pode estabelecer metas, qualificar e quantificar receitas e despesas, definir os setores que demandam cortes de gastos, analisar as margens de lucro, etc. conforme poderá notar, a DRE é uma ferramenta extremamente útil.

Ademais, caso tenha dúvidas nas interpretações, sempre será possível recorrer ao contador para que ele possa explicar como fazer uso dessa demonstração na gestão do seu negócio.

Balanços e balancetes

Os balanços e os balancetes são demonstrações contábeis que incluem todas as informações da empresa em determinado período. Isto é, elas vão além dos resultados e incluem as variações no patrimônio e o conjunto de bens, direitos e obrigações que uma empresa possui.

Para simplificar, digamos que você queira saber os valores que sua empresa ainda tem a receber de determinado cliente. Nesse caso, as informações estarão presentes nos balanços. Aliás, com o apoio do seu contador, é possível estabelecer provisões que impeçam a sua empresa de ser surpreendida no caso dos famosos “calotes”.

Assim, temos aqui alguns documentos que podem ser alvo de profundas análises e, de um ponto de vista estratégico, podem representar atitudes proativas que, certamente, irão reverberar nos resultados da sua empresa.

Mas como entender as demonstrações contábeis?

A pergunta sugerida no título acima reflete uma dúvida comum. Afinal, nem todos os empresários têm noção de como funcionam as informações que a contabilidade gera. Nesse caso, a participação do contador será decisiva, já que ele terá o poder de instruir seu parceiro de negócios e orientá-lo acerca dos métodos para extrair o melhor das demonstrações contábeis.

Obviamente, a boa vontade do(a) empresário (a) será essencial, pois muitos acabam deixando o contador de lado e não incluem esse profissional tão importante em seus processos de tomada de decisão.

Portanto, faça o possível para obter as instruções necessárias com o seu contador. E não exclua o contador dos seus planos. Pense bem: se o contador possui todas as informações do seu negócio e um amplo conhecimento, quem seria melhor para lhe ajudar?

Aproveite as demonstrações contábeis

Neste post fizemos o possível para falar sobre a importância e a utilidade das demonstrações contábeis na gestão dos negócios. Conforme pôde notar, essas informações são de enorme valia e fazer bom uso delas poderá significar o sucesso da sua empresa.

Por fim, esperamos que agora você reconheça que as demonstrações contábeis poderão ser ferramentas de gestão muito úteis. Enfim, caso você tenha alguma dúvida sobre este e outros assuntos, ou precise de um contador para lhe ajudar, não deixe de falar conosco, estaremos à disposição. E não deixe de compartilhar, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas super eficientes. Até a próxima.

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | 2018 | Todos os Direitos Reservados