Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Dependentes Imposto de Renda: Como Declarar a pensão alimentícia?

Dependentes Imposto de Renda: Como Declarar a pensão alimentícia?

A combinação de palavras dependentes imposto de renda sempre é citada como uma das formas mais utilizadas para ou aumentar a restituição a receber ou diminuir o valor do imposto a ser pago. Entretanto, para aqueles que resolveram realizar suas declarações por conta própria algumas regras envolvendo dependentes podem se tornar um pouco complicadas. Sendo assim, resolvemos criar este post explicando um pouco mais sobre a relação dependentes imposto de renda. Desse modo, conseguirá, seguindo nossas dicas, saber o necessário para lançar os dependentes e os valores relacionados a eles de forma correta.

Onde lançar o dependente imposto de renda?

Antes de qualquer coisa, a Receita Federal entende como dependente: Cônjuge, companheiro(a), filhos, netos, bisnetos, pais, avós e sogros (pois é). Obviamente, há condições para que cada um deles possa ser considerado um dependente.

Definidos os dependentes, a primeira coisa a ser feita é ir até a aba “Dependentes” e realizar os seguintes passos:

  • Selecione o tipo de dependente;
  • Insira o CPF, a data de nascimento e o nome do dependente;
  • Lembrando que o CPF é obrigatório para dependentes com menos de 8 anos.

Feito isso, o dependente estará registrado no programa e, em todas os outros lançamentos, ao selecionar dependente você terá acesso aos dependentes cadastrados em sua declaração. Cabe ressaltar também que não há um limite para o número de dependentes.

Como fazer com os valores?

Em relação aos dependentes, muitas situações podem ocorrer e demandar diferentes lançamentos em relação a diversos valores. Entretanto, a pensão alimentícia é um dos casos mais comuns. Aliás, acerca da pensão, é necessário ressaltar que, para validar o lançamento, é necessário que haja uma ordem judicial obrigando o titular a realizar o pagamento.

Além do mais, no caso da pensão, é necessário ressaltar que o seu dependente é quem recebe os valores. Desse modo, os valores devem ser informados na aba “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior”. Para tanto, clique na referida aba, selecione o dependente no menu. Uma janela contendo uma tabela surgirá. Sendo assim, localize a coluna “outros” e lance todos os valores recebidos a títulos de pensão, mês a mês.

Conforme pode notar, o lançamento dá um pouco de trabalho, mas não chega a ser muito complicado. Aliás, se, mesmo após a explicação, você não souber como realizar o lançamento ou estiver precisando de alguma ajudar para lidar com seu dependente imposto de renda, faça o favor de falar conosco. Estaremos à disposição e ficaremos felizes em ajudar!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | 2018 | Todos os Direitos Reservados