fbpx

Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Elisão Fiscal: Como Pagar Menos Impostos sem Sonegação!

Elisão Fiscal: Como Pagar Menos Impostos sem Sonegação!

O termo elisão fiscal pode não ser muito conhecido pelo público comum. Contudo, não são poucos os contadores que adoram falar sobre as diferenças entre elisão e evasão fiscal. Obviamente, entender os conceitos é importante, mas saber como esses termos podem ajudar o seu negócio é essencial.

Pensando nisso, resolvemos apresentar aqui um pequeno guia sobre a elisão fiscal. Com isso, você poderá saber o quanto essa prática contábil poderá lhe ajudar. Melhor ainda, você conhecerá como os contadores alcançam o objetivo de fazer uma empresa pagar menos impostos, dentro da lei. Sendo assim, não deixe de conferir até o fim, pois este post poderá ser um grande “empurrão” para o seu negócio. Vamos começar?

O que é elisão fiscal?

Como dissemos, os contadores adoram fazer um comparativo entre evasão e elisão fiscal, para poder definir os conceitos de uma forma bem clara. Nesse caso, a evasão, também conhecida como a sonegação de impostos, é não recolher certos tributos ou recolhê-los de forma indevida, ferindo a lei e deixando o seu negócio à mercê de diversas sanções do governo e dos órgãos fiscalizadores.

Em contrapartida, a elisão fiscal, que também tem o objetivo de fazer uma empresa pagar menos impostos, faz com que os resultados sejam alcançados dentro da lei. Isto é, através de um profundo estudo, de uma gestão eficiente de tributos, enfim, de um perfeito planejamento tributário, a sua empresa poderá pagar menos impostos sem o risco de ferir a lei.

E o mais interessante em relação à elisão fiscal é que, com o apoio de um profissional contábil experiente no assunto, qualquer empresa pode colher os benefícios desses “descontos encontrados na legislação tributária”. Como não poderia deixar de ser, a prática demanda muitos estudos e muitas projeções, mas, sem dúvidas, ter o apoio de um profissional que consiga realizar tudo isso significa melhorar os resultados da sua empresa de forma considerável.

Mas por que eu devo apostar na elisão fiscal?

Para responder à pergunta sugerida no título, propomos a seguinte reflexão. Acompanhe: o Brasil é um dos países com a maior carga tributária do mundo. Por isso, qualquer oportunidade de diminuir essa carga é válida, não é mesmo? Afinal, isso significa o aumento das margens do seu negócio.

Então, imagine que você possui dois caminhos, a sonegação e a elisão fiscal. No primeiro caminho, você recolhe tributos em discordância com as normas legais ou sequer os recolhe. Ao fazer isso, você abre as portas da sua empresa para uma série de riscos, como multas, sanções administrativas, a perda da credibilidade e, até mesmo, problemas na esfera criminal. E claro, o contador de uma empresa que sonega impostos também pode ser responsabilizado.

No segundo caminho, a elisão fiscal, a carga tributária da sua empresa é reduzida através do aproveitamento das brechas legais, dos incentivos fiscais, do regime tributário, etc. Isso quer dizer que, assim como em outros segmentos, as diversas interpretações e aplicações da lei permitem que a sua empresa pague menos impostos, sem incorrer em legalidades.

Desse modo, chegamos a uma conclusão óbvia, que responde à pergunta sugerida: você deve apostar na elisão fiscal, pois ela é o caminho mais eficiente e seguro para reduzir a carga tributária da sua empresa. Com ela, as suas margens de lucro poderão aumentar, já que o custo para a manutenção das suas operações terá reduzido.

Mas como a elisão fiscal é aplicada?

Conforme você já pôde notar, a elisão fiscal é extremamente benéfica para o seu negócio. Entretanto, isso não quer dizer que ela não demande trabalho, uma vez que ela acontece após a realização de um planejamento tributário inteligente.

Para tanto, o apoio de um profissional contábil será essencial. Aliás, é nesse ponto que o contador realmente se destaca como um dos melhores parceiros que a sua empresa poderia ter. Pense bem: um contador que conhece a legislação tributária, as peculiaridades do seu negócio, a forma como as suas operações ocorrem, seus números, etc. terá as maiores chances de levar o seu negócio a reduzir a carga tributária de uma forma eficiente.

Um grande exemplo nesse sentido é a escolha do regime tributário. Geralmente, a escolha óbvia é a opção pelo Simples Nacional. Todavia, um contador realmente atento irá avaliar as outras opções e projetar os seus resultados, com vistas a definir qual caminho realmente será melhor para o seu negócio.

Ademais, existem casos em que a legislação é omissa e isso pode ser muito bem aproveitado. De qualquer modo, a presença do contador irá garantir que, quando surgir determinada lei ou oportunidade de otimizar a forma como a sua empresa paga impostos, o seu negócio já estará preparado para aproveitar as brechas e/ou evitar problemas.

Vamos pagar menos impostos com a elisão fiscal?

Neste post, fizemos o possível para explicar a ideia básica de elisão fiscal. Como pôde notar, essa prática contábil pode ajudar a sua empresa a pagar menos impostos dentro da legalidade. Assim, vale muito a pena ter o apoio de um contador para lhe ajudar nesse sentido.

Por fim, esperamos que você consiga fazer uso dessas informações para nortear suas ideias, planos de negócios e, claro, que você tenha descoberto como a elisão fiscal poderá lhe ajudar. Caso você tenha alguma dúvida sobre esse ou outros assuntos, ou precise de um contador de confiança para lhe ajudar a crescer de forma sustentável e longe dos problemas, não deixe de falar conosco. Estaremos à disposição. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas supereficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | Todos os Direitos Reservados

×