Nos últimos anos, a palavra empreendedorismo (e todos os conceitos que ela abarca) se tornou extremamente popular. Afinal, não faltam estudos para comprovar que o povo brasileiro é um povo essencialmente empreendedor. Sim! Existem muitos empreendimentos que não estão devidamente legalizados no Brasil, mas o fato é que eles são empreendimentos. São o sonho de algum empresário ou empresária.
Pensando nessas pessoas que decidiram colocar seus sonhos em prática, resolvemos apresentar uma espécie de previsão para o próximo ano. Como um ano novo tem efeitos motivacionais muito positivos, essa é a hora certa para falarmos sobre oportunidades e novos sonhos, não acha? E claro, sempre que possível, iremos destacar algum ponto do processo de legalização de empresas. Então, não perca, pois este post será uma dose extra no seu ímpeto empreendedor.
Como dissemos, existem inúmeros estudos que comprovam que o povo brasileiro é essencialmente empreendedor. Mas, o que seria esse tal de empreendedorismo? Bem, a resposta é simples: empreendedorismo é a arte de empreender. É encontrar respostas para diversos dilemas do mundo dos negócios. É fazer com que as oportunidades do mercado se transformem em negócios lucrativos.
Como não poderia deixar de ser, o termo tem definições filosóficas, sociológicas, etc. No entanto, a explicação citada acima é suficiente para que um empreendedor, ou uma empreendedora, consiga definir a si mesmo(a) de forma eficiente.
E qual é o ponto de toda essa questão? Então, a Doria Contabilidade está sempre apoiando os negócios que desejam começar a se estruturar. E, nesse caso, muitos empreendedores ainda não começaram a fazer isso. Aliás, esse é um erro. Pense com a gente: Você começa um negócio e os resultados começam a chegar de forma sensacional. Excelente! Aí o negócio começa a chamar atenção. Você acha que não terá que pagar impostos? Dependendo do ramo e se você tiver funcionários, você acha que estará livre de reclamações trabalhistas?
Portanto, esse é o nosso ponto: o empreendedorismo sem uma boa estrutura, sem atender à normas, está fadado a uma série de problemas. Felizmente, tudo isso pode ser resolvido com o apoio de um contador que esteja engajado com o seu projeto e preocupado em fazê-lo crescer de forma sustentável.
Como dissemos na seção anterior, o empreendedorismo sem uma boa estrutura pode reservar muitos problemas no futuro. Por sorte, esses problemas podem ser evitados com o apoio de uma contabilidade que não “trave as suas ideias” e que mantenha o foco em fortalecê-las ainda mais.
Nesse caso, começando pelo processo de abertura de empresas, uma boa contabilidade saberá dar início ao seu negócio dentro das normas e já encaminhá-lo para a grandeza, selecionando um bom regime tributário através de um estudo muito bem elaborado.
Quando o seu empreendimento estiver pronto para decolar, você poderá ter a certeza de que tudo está acontecendo dentro das normas legais. Melhor ainda, você saberá que o negócio estará bem estruturado e já ajustado para pagar menos impostos.
E mais, como o empreendedorismo é um talento nato do povo brasileiro, uma boa contabilidade irá agir como uma consultora, auxiliando nos processos de tomada de decisão e nas estratégias definidas. Isto é, sua criatividade terá o apoio de um parceiro que a direciona para alcançar resultados excelentes, de uma forma segura e precisa.
Enfim, a contabilidade e o empreendedorismo podem e devem caminhar juntos. Para tanto, cabe aos empreendedores de plantão entender que devem confiar seus negócios a profissionais hábeis, que carregam as empresas dos parceiros como se fossem as empresas deles mesmos.
De acordo com inúmeras pesquisas recentes, o ano de 2019 reservará boas surpresas para os praticantes do empreendedorismo. Nesse caso, temos que entender que o ano de 2018 foi marcado por muitas situações adversas, como a corrida eleitoral, os muitos casos de corrupção, a descrença dos investidores, etc.
Em diversas regiões do país, o cenário é extremamente otimista e quase 70% dos empreendedores acreditam e apostam que o ano de 2019 será excelente para os negócios. Além disso, mais de 50% alegam que pretendem fazer algum investimento para transformar o ano de 2019 de forma positiva. (Esses dados pertencem ao Sebrae).
Então, isso revela que há grande otimismo para o ano de 2019. E claro, revela que, se você tem alguma ideia para colher os frutos do bom empreendedorismo no ano de 2019, é bom começar a se mexer. Consulte um contador experiente, questione-o sobre os custos das suas operações, impostos, regimes tributários. Enfim, colete todos os dados necessário para criar o seu plano de negócios e, posteriormente, tirar esse plano do papel.
2019 promete ser um bom ano para o empreendedorismo e temos certeza que você não vai querer ficar de fora dessa.
Neste post, fizemos o possível para explicar o conceito da palavra empreendedorismo, a forma como a contabilidade pode ajudar os empreendedores e, claro, as previsões para o próximo ano. Como pôde perceber, o cenário é bastante otimista. Ademais, com o apoio de uma contabilidade engajada com o seu sucesso, o ano de 2019 pode ser o seu ano do empreendedorismo.
Por fim, esperamos que você consiga fazer uso dessas dicas para nortear suas ideias e planos de negócios. Caso você tenha alguma dúvida sobre esse ou outros assuntos, ou precise de um contador que favoreça o empreendedorismo de inúmeras formas, não deixe de falar conosco. Estaremos à disposição. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas super eficientes. Até a próxima!