Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Duvida! Por que o Escritório de Contabilidade pede tantos documentos?

Duvida! Por que o Escritório de Contabilidade pede tantos documentos?

Se há uma coisa que marca a relação de um escritório de contabilidade com seus clientes é a constante cobrança dos contadores em relação à documentação necessária para atender às normas. Em muitos casos, essa cobrança acaba irritando muitos empresários, mas a verdade é que se trata de um procedimento necessário para evitar muitos problemas.

Sendo assim, neste post resolvemos explorar essa situação controversa, explicando os motivos que levam um escritório de contabilidade a realizar tantas cobranças. Afinal, pense bem, um contador não iria falar tanto sobre o envio dos documentos se isso não fosse importante, não acha? Portanto, leia até o fim para finalmente entender os motivos dessa demanda. Vamos começar?

O dilema entre o escritório de contabilidade e o cliente

Conforme adiantamos em nossa introdução, poucas atitudes tornam a relação entre um escritório de contabilidade e seu cliente tão “pesadas” quanto a constante cobrança por documentos. E claro, o problema reside no fato de que a comunicação entre as pessoas envolvidas não é clara.

Pense bem, se você, como empresário(a), soubesse que manter um cronograma para o envio da documentação contábil poderia evitar muitos problemas, você não faria? Pois é! É nesse ponto que tanto contadores quanto empresários falham.

Os contadores, muitas vezes, não explicam a verdadeira importância dos procedimentos e não definem diretrizes para que tudo ocorra de forma eficiente. Em contrapartida, muitos empresários costumam negligenciar a importância dos processos de envio de documentos (mesmo quando instruídos) e, claro, muitas vezes não atentam para o fato de que, além dos documentos, respeitar prazos é imprescindível.

Por esse motivo, a Doria Contabilidade, na condição de escritório de contabilidade, resolveu elencar todos os motivos que levam os contadores a realizarem tantas cobranças. Desse modo, você, empresário(a), poderá refletir e chegar à conclusão de que a intenção, no fim de tudo, é evitar que o seu negócio enfrente problemas desnecessários.

Afinal, por que o escritório de contabilidade cobra tantos documentos?

Como todos sabem, com exceção do MEI, todos os tipos de negócio são obrigados a contar com os serviços de um escritório de contabilidade ou de um contador que se responsabilize pelas informações da empresa. Essa obrigação tem origem na lei e serve pra garantir que o governo possa realizar a devida fiscalização dos negócios.

Contudo, as informações prestadas pela empresa tem um formato específico e muitas regras e padrões a serem seguidos. De qualquer modo, no fundamento mais básico de todas as informações preparadas pelos contadores, estão os documentos que ele tanto faz questão de cobrar dos empresários. Isto é, não há como preparar qualquer relatório contábil sem os devidos comprovantes.

Pense bem, se o contador pudesse inventar valores, todas as empresas estariam registrando resultados incríveis, não acha? Ou seja, é dessa necessidade de comprovar os fatos contábeis, que surge a necessidade de realizar tantas cobranças em relação ao envio de documentos.

Desse modo, é possível concluir que o escritório de contabilidade só continua com as cobranças porque precisa dos documentos para gerar as informações dentro dos padrões estabelecidos pelas normas. Em outras palavras, a cobrança de documentos é feita para evitar que uma empresa tenha problemas com a fiscalização.

Portanto, fica claro que os contadores apenas realizam essas cobrança, pois querem garantir que os negócios dos seus clientes estejam dentro das normas e longe de problemas com o governo.

Mas como ajudar o escritório de contabilidade?

Conforme pôde notar, um escritório de contabilidade realiza tantas cobranças em relação à documentação por um motivo muito claro. Sendo assim, os empresários devem estar prontos para fazer a sua parte e ajudar os contadores, já que, no fim, é o negócio deles que será beneficiado.

Felizmente, as atitudes a serem tomadas não exigem muito esforço e podem ser realizadas em uma escala mensal e de forma bastante organizada. Confira:

  • Reúna-se com o seu contador e peça que ele estabeleça diretrizes para que o envio de documentos seja feito de forma eficiente;
  • Questione sobre os prazos e sobre a forma que o contador necessita que a documentação seja enviada;
  • Crie um cronograma e explique-o às pessoas que serão encarregadas das tarefas de organizar a documentação e enviá-la aos contadores;
  • Instrua a equipe de trabalho a, sempre que acontecerem imprevistos, informar as ocorrências ao escritório de contabilidade. Assim, as cobranças serão desnecessárias.

Enfim, a relação entre escritório de contabilidade e seus clientes poderá ficar muito mais amena, no que tange ao assunto da cobrança por documentação, se as referidas práticas forem adotadas. Aliás, como pôde perceber, tudo pode ser feito de forma muito simples, bastando apenas um pouco de boa vontade, organização e um diálogo claro e cordial.

O escritório de contabilidade é seu parceiro!

A Doria Contabilidade tem o costume de dizer que os contadores devem se posicionar como parceiros dos seus clientes. Com isso, as posturas adotadas terão como motivação um objetivo comum, que é garantir o sucesso dos empresários.

Com essa ideia em mente, empresários e contadores começam a criar relações muito mais benéficas para ambos os lados e, sem dúvidas, muito conflitos poderão ser evitados.

Por fim, desejamos que você consiga organizar a sua empresa e permitir que o escritório de contabilidade possa realmente lhe ajudar. Ademais, esperamos que agora você saiba que a cobrança por documentos é feita em prol do seu negócios. Enfim, Caso tenha alguma dúvida sobre este e outros assuntos, ou precise de um contador para lhe ajudar, não deixe de falar conosco, estaremos à disposição. E não deixe de compartilhar, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas super eficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | 2018 | Todos os Direitos Reservados