fbpx

Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Finanças de uma Agência de Marketing Digital: saiba como controlar!

Finanças de uma Agência de Marketing Digital: saiba como controlar!

Em qualquer tipo de negócio, adotar controles precisos para as finanças é algo extremamente importante. Sem os controles certos, o(a) empresário(a) não tem base para tomar decisões importantes, não consegue ajustar os preços dos serviços e produtos, não se protege contra prováveis problemas futuros e muito mais.

Como a Doria Contabilidade é uma especialista em Contabilidade para Agências de Marketing Digital, este post tratará de dar algumas dicas relacionadas ao Controle das Finanças em negócios desse segmento. Como você irá perceber, as dicas poderão ser aplicadas sem grandes dificuldades. Então, acompanhe até o fim e, muito em breve, as suas contas estarão no lugar certo. Vamos começar?

Organizando sua “área de finanças”...

O primeiro passo rumo a um controle financeiro perfeito para a sua empresa é o planejamento. Nesse caso, antes de começarmos, gostaria de indicar o download dos dois eBooks que criamos:

  • Gestão Financeira: que lhe oferecerá dicas e planilhas perfeitas para você começar a se organizar;
  • Orçamento Anual: que lhe ajudará a “vislumbrar o futuro”, preparando a sua empresa para crescer de forma sustentável e longe de surpresas indesejáveis.

Perceba que essas ferramentas serão essenciais para você “arrumar a casa” e dar início ao planejamento das suas finanças. Como se trata de um nicho muito específico, a sua organização deverá considerar todas as particularidades do negócio.

Muitas agências digitais firmam parcerias mensais com outras empresas, outras agências atuam no sistema de projetos e muitas fazem ambas as coisas. A segurança de um modelo e a sazonalidade do outro deverão ser alvo da sua atenção.

Logo, faça o possível para “zerar as contas”. Isto é, organize tudo antes de começar a planejar. Considere o que você tem hoje, na estaca zero, e inclua as obrigações que sua empresa já contraiu. Considere tudo que é conhecido e, fazendo uso da prudência (majorando situações ruins e minimizando situação boas que podem vir a acontecer), vá registrando as situações que têm certo grau de chances de acontecer.

Planejando sua “área de finanças”...

Com a casa devidamente organizada, é chegada a hora de você planejar a sua área de finanças. Para criar um planejamento preciso, existem alguns passos que você pode seguir. Confira:

  • Faça um levantamento de todos os custos fixos futuros. Obviamente, você deverá estar por dentro de estrutura de custos do seu negócio. Você deverá saber as despesas recorrentes e, quem sabe, alguns custos que podem estar relacionados a operações futuras;
  • Relacione todas as receitas futuras. Inclua apenas aquelas que você sabe que irão ocorrer, ou seja, receitas improváveis ou tarefas que você acredita que irão surgir não podem ser consideradas. De preferência, inclua apenas as receitas de “contrato fechado”;
  • Diante da relação de receitas de “contrato fechado”, considere os custos inerentes a essas operações. Nesse caso, tente fazer uma análise minuciosa. No futuro, isso lhe ajudará a estabelecer um preço base para os seus custos de operação, o que facilitará, e muito, o seu processo de precificação e de tomada de decisões;

Por último, considere algumas situações prováveis. Por exemplo, se você pretende fazer algum investimento, insira os valores que serão necessários dentro do seu controle e projete algumas situações. Isso irá lhe ajudar a ter maior clareza em relação ao futuro do seu negócio.

Sua “área de finanças” deve ter metas...

Com o plano em mãos, você terá uma série de diretrizes importantes a seguir. No entanto, muitas vezes, os objetivos só vão se concretizar em longo prazo e isso faz muita gente desviar o foco, prejudicando o controle das finanças.

Para resolver esse problema, o indicado é que, diante do planejamento, você estabeleça metas. Considere a sua situação atual e defina metas palpáveis, que poderão ser alcançadas em curto prazo. Um redução no custo de energia elétrica, uma redução em custos operacionais, um aumento (possível) na carteira de clientes. Enfim, esses são exemplos de metas interessantes.

Lembre-se de que o estabelecimento de metas é uma forma de garantir que toda a equipe fique engajada. Quando todos conhecem uma meta e sabem que o alcance dela poderá ser benéfico para o grupo, o esforço tende a ser maior e mais bem direcionado.

Resumindo, organize a sua área de finanças, faça um planejamento preciso e estabeleça metas menores para ir, gradativamente, chegando ao objetivo principal. Com isso, o seu planejamento financeiro só terá a ganhar…

Mas eu não tenho conhecimentos para organizar a minha “área de finanças”...

Bem, nesse caso, você já começou bem. Afinal, reconheceu que não tem conhecimento ou o tempo necessário para organizar as suas finanças. O dia a dia de uma agência de marketing digital pode ser corrido. Ou então, você dedica tanto tempo às métricas dos clientes que, quando se depara com os números da sua empresa, já está com a mente desgastada… É normal, somos humanos.

Por esse motivo, saber delegar funções é uma mentalidade de quem deseja vencer. Se você não sabe ou não pode fazer determinada função, transfira-a para quem sabe. É simples. Para a área das finanças, as opções óbvias são os contadores ou os consultores financeiros (que, muitas vezes, são contadores).

Um contador que conhece o segmento ainda levará maior vantagem. E melhor, ele ainda ajudará em outros aspectos, como a legalidade das operações e a redução da carga tributária. Pense nessa opção, valerá a pena.

Por fim, esperamos que você consiga aplicar essas dicas para cuidar da área de finanças da sua Agência de Marketing Digital. E, claro, se precisar de alguma ajuda para organizar tudo, sugerimos que não deixe de falar conosco. Estamos à disposição. A Doria Contabilidade é especialista em Contabilidade para Agências de Marketing Digital e vai adorar te ajudar. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas supereficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | Todos os Direitos Reservados

×