Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Gestão de Empresas: Saiba como agir quando a sua empresa não vai bem!

Gestão de Empresas: Saiba como agir quando a sua empresa não vai bem!

Quando resolvemos abrir um negócio, damos início ao sonho de empreender. Obviamente, nossas intenções são as melhores possíveis. No entanto, nem sempre as coisas acontecem da forma que esperamos, não é mesmo? Afinal, a gestão de empresas é repleta de desafios e situações que fogem ao nosso controle. Mesmo assim, isso não quer dizer que devamos aceitar destinos trágicos de forma passiva… Não mesmo!

Pensando nisso, a Doria Contabilidade resolveu criar este post para elencar algumas boas práticas, da gestão de empresas, que podem vir a calhar quando o seu negócio começar a correr certos riscos. Sim, há coisas que não podemos mudar, mas tudo que está ao nosso alcance deve ser feito ou nosso sonho de empreender irá morrer! Sendo assim, não deixe de conferir as excelentes dicas que separamos. Vamos começar?

Gestão de Empresas: Vamos diagnosticar os problemas?

Ok, antes de começarmos a apresentar as dicas, propriamente ditas, cabe ressaltar que avaliar a sua empresa e chegar até a causa dos problemas é imprescindível. Por motivos óbvios, quando uma empresa está devidamente organizada e muito bem estruturada, a avaliação das causas de um problema fica mais fácil. Com isso, muitas vezes, chega-se à conclusão de que o problema pode não ser tão grande assim.

Em nosso treinamento online (SOS MEI), fizemos questão de ressaltar o quanto é importante estruturar um negócio e realizar bons planejamentos. Mesmo que os negócios sejam relativamente pequenos, como é o caso do MEI. Aliás, para essa classe empresarial, os problemas costumam acontecer pelo fato de não ser obrigatório ter um contador. Isto é, muitas pessoas abrem a empresa sem obter as instruções necessárias e, quando os problemas chegam, elas não sabem o que fazer.  E claro, isso acontece, pois, se não se sabe qual é o problema, não se sabe como resolvê-lo.

Enfim, o ponto aqui é o fato de que uma boa gestão de empresas demanda estudos, demanda dedicação, organização e muito esforço. Ademais, o apoio de um contador engajado com o negócio é imprescindível para alcançar melhores resultados e fazer diagnósticos mais precisos.

A propósito, já que falamos do MEI, não deixe de conferir os planos especiais do SOS MEI. Se a sua intenção for organizar o seu pequeno negócio e prepará-lo para crescer de forma sustentável e longe de problemas, nossos planos serão a opção perfeita.

Gestão de Negócios: Vamos às dicas!

Bem, além da excelente dica dos planos SOS MEI p(ara esse tipo específico de empresário(a)), a gestão de empresas nos oferece algumas boas práticas que podem ser seguidas quando o seu negócio começa a ficar “mal das pernas”. Assim sendo, vamos começar a falar sobre algumas delas… Confira.

Avalie e, se for necessário, altere o seu modelo de negócios!

Como ressaltamos na seção anterior, o processo de avaliação é muito importante para definir os planos de “recuperação de uma empresa”. Por esse motivo, um dos mandamentos da gestão de empresas indica que a troca do modelo de negócio pode ser uma boa solução, em muitas ocasiões.

Nesse caso, pense bem: em uma frase atribuída a Albert Einstein, foi estabelecido que “a definição de loucura é fazer a mesma coisa uma vez e outra esperando obter resultados diferentes”. Ou seja, sem qualquer intenção de polemizar acerca do autor da frase, o fato é que a alteração do modelo de negócios pode representar a salvação de uma empresa.

Sim! Empreender é apostar em um plano, é construir as coisas aos poucos. No entanto, se esse plano não for revisado e alterado constantemente o maus resultados não deixarão de surgir.

Tente diversificar os seus canais de venda!

Nos dias de hoje, é possível vender inúmeras coisas de diversas formas. Por isso, se as vendas no “boca a boca” não estão funcionando, por que não apostar em um canal diferente? Não à toa, estamos presenciando uma verdadeira revolução digital na qual comércios online e o marketing digital não param de crescer.

Perceba que, nem sempre, a empresa vai mal apenas por não vender bem em um único canal de vendas. Por exemplo, muitas vezes as vendas presenciais servem como uma espécie de prova social para impulsionar as vendas online. Você já deve ter visto algum anúncio na internet dizendo “somos loja física”. Então, essa é a ideia. Com vários canais de vendas a abrangência do seu negócio se torna maior e, consequentemente, as chances de alcançar melhores resultados também.

Em muitos casos a Recuperação Judicial pode ser um divisor de águas

Caso o seu negócio vá realmente mal, mas você não queira fechá-lo, especialmente se a sua marca já for conhecida e seu negócio tiver sido prejudicado por um momento de crise, a Recuperação Judicial pode ser um caminho. Contudo, nesse caso, será necessário fazer uma boa avaliação e contar com o apoio de profissionais habilitados para garantir que o plano seja realmente viável.

De forma resumida, com a Recuperação Judicial, a empresa consegue obter, na justiça, prazos maiores para poder realizar a quitação de dívidas junto aos credores. De qualquer forma, cabe ressaltar que essa medida, sem um bom acompanhamento ou plano pautado nas melhores práticas da gestão de empresas, não será eficiente.

Gestão de empresas: Vamos salvar o seu negócio?

Conforme pôde notar, a gestão de empresas é uma área cheia de desafios. Por esse motivo, criar uma empresa requer tanto planejamento e muitas instruções de profissionais habilitados. Por fim, esperamos que agora você consiga fazer uso dessas dicas de uma forma eficiente. Caso você tenha alguma dúvida sobre esse ou outros assuntos, ou precise de um contador especializado para lhe ajudar, não deixe de falar conosco. Estaremos à disposição. E não deixe de compartilhar, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas super eficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | 2018 | Todos os Direitos Reservados