fbpx

Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Gestão do eSocial Doméstico: Eliminamos as Principais Dúvidas!

Gestão do eSocial Doméstico: Eliminamos as Principais Dúvidas!

Desde o ano de 2015, a Gestão do eSocial Doméstico se tornou um novo desafio para os empregadores. Obviamente, a intenção do governo era simplificar o envio de informações relacionadas aos funcionários, mas muitos empregadores passaram a sofrer com a falta de tempo para atender a todas as obrigações e começaram a se deparar com muitas dúvidas.

Diante desse cenário, a Doria Contabilidade resolveu disponibilizar o serviços de Gestão do eSocial Doméstico há um bom tempo. Hoje, através deste post, iremos retirar algumas dúvidas que, ao longo desses anos de vigência do eSocial, começaram a surgir com maior frequência. E claro, você irá verificar como um apoio contábil nesse sentido pode facilitar a sua vida. Vamos começar?

O que é o eSocial Doméstico?

Assim como vem acontecendo com as empresas ultimamente, o eSocial doméstico é a solução encontrada pelo governo para unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Aliás, podemos dizer que o eSocial doméstico foi o precursor de toda essa “revolução do eSocial” que estamos vivendo nas empresas atualmente.

Desde o dia 01/10/2015, o eSocial, através de uma ferramenta digital, já está disponível para os empregadores domésticos realizarem a Gestão do eSocial. Essa ferramenta garante a realização do recolhimento unificado de tributos e do FGTS, através do Módulo Empregador Doméstico.

A medida foi inserida nos contextos trabalhistas por meio da Lei Complementar 150, que instituiu o chamado Simples Doméstico. Isto é, uma Guia Única, conhecida como DAE (Documento de Arrecadação do eSocial), que compreende os seguintes tributos:

  • IRPF, quando incidente;
  • Contribuição Previdenciária;
  • Contribuição Patronal Previdenciária;
  • Seguro Contra Acidentes do Trabalho;
  • FGTS (empregador);
  • Indenização Compensatória (Multa FGTS).

Como pôde perceber, a guia DAE, que vence no sétimo de dia de cada mês, realmente cumpre o papel de unificar o recolhimento dos tributos. No entanto, a Gestão do eSocial Doméstico vai muito além disso. Por isso, algumas dúvidas começaram a surgir ao longo dos processos, fazendo com que muitos empregadores recorressem aos serviços contábeis para encontrar soluções para as suas dúvidas…

As principais dúvidas em relação à Gestão do eSocial Doméstico

Conforme dissemos anteriormente, ao longo dos anos de vigência do eSocial doméstico, os processos começaram a levantar muitas dúvidas, especialmente por parte dos empregadores que costumavam gerenciar as informações e os recolhimentos dos próprios empregados domésticos.

Além do mais, o eSocial é um canal direto com o governo, o que aumenta a responsabilidade do empregador e o força a realizar os procedimentos para não ter problemas com erros ou recolhimentos indevidos. E mais, esses processos começaram a tomar muito tempo de empregadores que não estão habituados com tais procedimentos, o que acabou fazendo com que a Gestão do eSocial, que é oferecida por alguns contadores, se transformasse em uma excelente e acessível solução.

Mesmo assim, apesar de a Doria Contabilidade oferecer e indicar o serviço de Gestão do eSocial Doméstico, resolvemos tirar algumas das dúvidas mais frequentes. Acompanhe…

Cadastros…

Com temos visto com o eSocial das empresas a parte do eSocial relacionada a quaisquer cadastros é sempre marcada por certa complexidade e grande relevância. Afinal, os dados devem ser precisos para que o governo possa realmente alcançar o objetivo para o qual o eSocial foi criado.

No caso dos empregadores domésticos, as dúvidas relacionadas aos cadastros se referem principalmente aos seguintes pontos:

  • Cadastro para acesso ao portal eSocial: demanda que o empregador tenha em mãos o CPF, a data de nascimento, os recibos das duas últimas declarações de Imposto de Renda e o título de eleitor;
  • Cadastro do empregado: nesse caso, para realizar uma boa Gestão do eSocial é necessário inserir uma boa série de dados relacionados ao empregado, como CPF, data de nascimento, naturalidade, NIS, raça, escolaridade, CTPS, data de admissão, data da opção pelo FGTS, telefone e email.

DAE…

Como dissemos, o DAE compreende uma série de tributos e, uma vez que todos os cadastros sejam bem feitos, o documento realmente facilita a vida do empregador. É nesse ponto que o apoio contábil é essencial, já que ele realiza toda a Gestão do eSocial e o empregador apenas tem o trabalho de realizar o pagamento do documento e atender a outras demandas que, quando necessário, serão indicadas pela própria contabilidade.

De qualquer forma, como já apresentamos os documentos que compõem o DAE, manteremos nosso foco na quitação dos valores, que é outra dúvida frequente. Desse modo, é bom ressaltar que:

  • O DAE mensal de uma nova competência é gerado na semana seguinte ao vencimento;
  • O vencimento, como já ressaltamos, é sempre no sétimo dia de cada mês;
  • Quando o sétimo dia do mês não for um dia útil, o pagamento deverá ser antecipado;
  • O comprovante bancário é o documento que você poderá mostrar ao seu empregado para provar que tudo foi recolhido de forma correta;
  • É possível solicitar a restituição de valores pagos de forma indevida. Certamente, salvo em situações extraordinárias, a Gestão do eSocial, quando feita por um contador, minimizará a necessidade desse procedimento.

Vamos fazer a sua Gestão do eSocial Doméstico?

Neste post, apresentamos o eSocial Doméstico e algumas das dúvidas mais frequentes em relação a esse assunto. Como pôde notar, ter o apoio de um serviço especializado poderá lhe garantir toda a tranquilidade para atender às obrigatoriedades, sem perder tempo.

Por fim, esperamos que você consiga fazer uso dessas informações para nortear suas ideias, planos de negócios… E claro, que tenha descoberto como uma boa Gestão do eSocial Doméstico é importante. Caso você tenha alguma dúvida sobre esse ou outros assuntos, ou precise de um contador de confiança para lhe ajudar a crescer de forma sustentável e longe dos problemas, não deixe de falar conosco. Estaremos à disposição. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas supereficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | Todos os Direitos Reservados

×