fbpx

Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Mudança de Regime Tributário: Veja como aproveitar a mudança do ano!

Mudança de Regime Tributário: Veja como aproveitar a mudança do ano!

Uma das decisões mais importantes que surgem quando vamos abrir uma empresa diz respeito ao Regime Tributário. Afinal, a escolha do regime adequado para cada tipo de negócio é capaz de determinar a quantidade de impostos que uma empresa vai pagar. Obviamente, no início de um negócio, a escolha considera o regime mais simples. No entanto, quando ele cresce, é necessário optar pela mudança de regime tributário se outra categoria for mais atrativa.

Assim, sabendo que a mudança de regime tributário só pode ser feita no início do ano, resolvemos criar este post para lhe explicar porque e quando, exatamente, essa mudança deve ser feita. Pense bem: a chegada de um ano novo é um momento de mudanças, certo? Então, conhecer as opções mais interessantes é uma forma de promover mudanças muito positivas nos resultados da sua empresa. Por isso, não deixe de acompanhar até o fim… Vamos começar?

Na mudança de regime tributário, quais são as opções?

Como dissemos, durante o processo de abertura de uma empresa, é necessário definir um regime tributário para estabelecer como serão apurados os impostos. Obviamente, já que se trata de uma escolha, existem algumas opções disponíveis. Confira abaixo a explicação acerca de cada regime tributário:

  • Simples Nacional: esse regime tributário foi criado em 2006 com o intuito de simplificar a apuração dos impostos para empresas de menor porte. Por esse motivo, apenas as empresas com faturamento até R$ 4,8 milhões podem se encaixar nesse regime. Aliás, em um primeiro momento, essa pode ser a solução mais atrativa. Mas, quando realizamos alguns estudos mais aprofundados, seguindo as melhores práticas de um bom planejamento tributário, em alguns casos, outros regimes podem ser melhores;
  • Lucro Presumido: Como o nome sugere, os impostos nesse regime tributário são calculados com base em uma margem de lucro presumida. Isso quer dizer que, caso a empresa alcance lucros maiores do que a margem, ela pagará impostos relativamente menores. No caso contrário, os impostos serão relativamente maiores. De qualquer modo, conhecendo o funcionamento do negócio e tendo o apoio de um bom contador, essa opção pode ser explorada de uma forma muito eficiente;
  • Lucro Real: Existem algumas empresas que são obrigadas a escolher esse regime tributário. De modo geral, os impostos são calculados de acordo com o lucro obtido em um período. Isto é, quanto maior o lucro, maior o valor do imposto a ser pago.

Mas quando a mudança de regime tributário é interessante?

Como já dissemos, a mudança de regime tributário só pode ser feita nesse período de transição entre exercícios. Isto é, na virada do ano. Aliás, no mundo dos negócios, muitas decisões estratégicas devem ser tomadas antes da virada do ano, pois não é possível ficar alterando os planos o tempo todo.

Nesse caso, além da mudança de regime tributário, a mudança de contador é um excelente exemplo. Veja bem: o seu contador encerra o exercício de 2018, mas você decide dar um novo rumo para a sua empresa e procurar um contador que atenda às suas necessidades de uma forma mais personalizada, digamos assim. Nesse caso, aproveitar a virada do ano é uma forma de assegurar que as coisas tenham um ponto de partida bem definido e, por consequência, tudo será estruturado de uma forma muito melhor.

No caso da mudança de regime tributário, o apoio de um profissional contábil é essencial. Isso acontece, pois esse profissional irá avaliar todos os dados do seu negócio e projetar as situações dentro das três opções de regimes tributários. Além do mais, se você tiver um plano de negócios renovado para o próximo ano, um bom contador poderá avaliar em qual regime tributário os resultados previstos irão se encaixar de uma forma mais atrativa.

Isso quer dizer que o Simples Nacional (que nem é tão simples assim) pode não ser uma opção tão atrativa quanto todos dizem. Ou que, talvez, o seu negócio possa pagar menos impostos no Lucro Presumido.

A Mudança de Regime Tributário exige muitos estudos

Como se trata de uma mudança que, pelo menos por um ano inteiro, será definitiva, a mudança de regime tributário deve ser muito bem pensada. Sim, você pode estar com belos planos e com toda aquela empolgação que a virada do ano nos traz. Mas avaliar a viabilidade dos planos com um bom planejamento tributário é evitar surpresas e diminuir seus custos com impostos de uma forma considerável.

Sendo assim, o ideal é solicitar ao seu contador uma avaliação completa do negócio e pedir instruções e opiniões acerca dos regimes tributários. Ademais, se a sua intenção for promover a mudança de contador, o ideal é procurar por profissionais que já façam esses estudos para você. Assim, a mudança será acompanhada por um sentimento de renovação. E seu negócio estará pronto para respirar novos ares.

Vamos fazer essa mudança de regime tributário?

Neste post falamos um pouco sobre a mudança de regime tributário, os cuidados e a sua importância. Como pôde notar, trata-se de uma decisão importante e bastante complexa. Não à toa, é altamente indicado contar com o apoio de um profissional experiente, que irá realizar todos os estudos para lhe dar bases sólidas para tomar essa grande decisão.

Por fim, esperamos que você consiga fazer uso dessas dicas para nortear suas ideias e planos de negócios. Caso você tenha alguma dúvida sobre esse ou outros assuntos, ou precise de um contador que lhe ofereça um planejamento tributário (completo e gratuito) para te ajudar com a mudança de regime tributário, não deixe de falar conosco. Estaremos à disposição. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas super eficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | 2018 | Todos os Direitos Reservados