fbpx

Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Os Desafios para uma Mulher Empreendedora... e como Superá-los!

Os Desafios para uma Mulher Empreendedora... e como Superá-los!

Continuando com a nossa “Semana da Mulher”, a Doria Contabilidade resolveu fazer um apanhado geral dos contextos nos quais uma Mulher Empreendedora está inserida atualmente. Isto é, faremos um “raio-x” do mundo dos negócios e levantaremos alguns dos desafios que estão no caminho de todas as mulheres que desejam crescer no mundo dos negócios.

Como não poderia deixar de ser, além de indicarmos os desafios para uma Mulher Empreendedora, também apresentaremos algumas soluções que, sem dúvidas, poderão alterar certos cenários adversos. Sendo assim, não deixe de conferir até o fim… Vamos lá?

A Mulher Empreendedora no mundo atual...

Quando falamos da presença das mulheres no mundo dos negócios, acabamos entrando em um assunto que possui uma série de variáveis e conceitos bastante complexos. Pois é! Falar sobre o empreendedorismo feminino é “mexer” com alguns paradigmas da nossa sociedade. Afinal, por muito tempo, o mundo foi dominado pelos homens.

Felizmente, as mulheres começaram, pouco a pouco, a conquistar seus espaços. Apesar de ainda haver um grande caminho a ser percorrido, as mulheres vêm mostrando que possuem capacidades para virar a “mesa” de um jogo cujas regras não são favoráveis para elas.

E mesmo com todas as dificuldades, os resultados das empreendedoras têm chamado bastante atenção, já que ela têm trazido uma visão diferenciada para o mundo dos negócios, conseguindo dar um novo enfoque a determinadas situações e gerando novas capacidades para as equipes de trabalho.

Resumindo, a situação ainda não é favorável para uma Mulher Empreendedora, mas as coisas já não são tão ruins quanto eram antes. Hoje em dia, armada com muito esforço e apoio, uma mulher pode sim, alcançar resultados incríveis e transformar os seus sonhos em realidade.

Mas quais são os desafios para uma Mulher Empreendedora?

Bem, como dissemos, ainda há um longo caminho para que uma Mulher Empreendedora possa “brigar”, em pé de igualdade, no mundo dos negócios. Para começar, o sexismo é um dos piores inimigos de uma mulher, seja na sua contratação por parte de uma empresa ou no momento em que ela deseja abrir um negócio.

Para se ter uma ideia, um estudo americano já confirmou que o número de contratações de mulheres era muito maior entre as empresas que não exigiam fotos no currículo ou que não sabiam o sexo da pessoa analisada. Infelizmente, esses dados comprovam que o sexo ainda é um grande problema, com a situação sendo desfavorável para as mulheres.

Além disso, a falta de apoio também é um dos grandes desafios no caminho de uma Mulher Empreendedora. Nesse sentido, até mesmo a família costuma “atrasar” a evolução da empreendedora. E o pior é que, na maioria dos casos, isso apenas reflete as amarras de uma tradição inútil, que cisma em visualizar a mulher como um ser inferior ao homem.

Por consequência, esses fatores e muitos outros acabam mexendo com a confiança da empreendedora. Os obstáculos, a cobrança, a dificuldade em conciliar as responsabilidade, as pressões sociais. Enfim, tudo isso prova que a Mulher Empreendedora deve enfrentar dificuldades muito maiores do que apenas criar um negócio e fazê-lo crescer. No entanto, é por isso que, quando qualquer mulher vence, os ganhos no orgulho e na autoestima são reconfortantes.

E como enfrentar as adversidades?

Antes de qualquer coisa, uma Mulher Empreendedora deve estar preparada. Sim! Para começar a empreender, é necessário aprender sobre a “arte do ofício” e garantir que não será por falta de conhecimento que você falhará. Aliás, como os desafios serão maiores, o esforço terá que ser ainda maior.

Dessa maneira, faça o possível para se capacitar ao máximo. Estude, conheça o mundo dos negócios, os mercados, o seu segmento, os seus competidores. Dominando esses universos, você não terá motivo algum para duvidar de si mesma.

Outro ponto importante é procurar por um bom apoio. Se a sua família não quer lhe ajudar, tente encontrar um amigo, um aliado nos negócios, um parceiro que esteja torcendo para que a sua empreitada seja bem sucedida. Cabe lembrar que a Doria Contabilidade é uma empresa idealizada por uma Mulher Empreendedora, ou seja, aqui você terá um parceiro de negócios que só quer ver o seu sucesso. Estaremos aqui, se precisar.

Por fim, faça um bom networking. Tente criar relações produtivas e enriquecedoras, estabeleça um vínculo com pessoas influentes, monte uma rede de contatos. Lembre-se de que existem outras Mulheres Empreendedoras por aí, passando pelas mesmas dificuldades que você. Lembre-se de que, juntas, vocês poderão fazer os desafios ficarem menores.

Vamos em frente, Mulher Empreendedora!

Neste post, tratamos de fazer um pequeno resumo dos desafios que ainda estão no caminho de sucesso de uma Mulher Empreendedora. Como pôde notar, não é nada difícil ser uma mulher com o sonho de empreender. Mesmo assim, embora a nossa sociedade ainda tenha que evoluir muito nesse sentido, algumas mudanças têm renovado as esperanças de muitas mulheres que sonham em conquistar seus espaços no mundo dos negócios.

Por fim, esperamos que você consiga fazer uso dessas informações para nortear suas ideias, planos de negócios… E claro, que você tenha se inspirado com as soluções que apresentamos aqui. Caso você tenha alguma dúvida sobre esse ou outros assuntos, ou precise de um contador de confiança para lhe ajudar a crescer de forma sustentável e longe dos problemas, não deixe de falar conosco. Estaremos à disposição. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas supereficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | Todos os Direitos Reservados

×