fbpx

Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

3 Insights que vão Favorecer a Negociação de Dívidas da sua Empresa!

3 Insights que vão Favorecer a Negociação de Dívidas da sua Empresa!

Lidar com as dívidas é sempre uma situação problemática. E claro, nem sempre a negociação dos valores é muito fácil. Ademais, para poder realizar uma negociação de dívidas realmente eficiente, é necessário avaliar uma série de aspectos que poderão reverberar de forma substancial nos resultados do seu negócio.

Por isso, pensando nas dificuldades que os empresários, de modo geral, têm, em relação à negociação de dívidas, resolvemos apresentar aqui alguns insights poderosos para ajudá-los. Sendo assim, se você vem tendo problemas com as dívidas e não sabe mais como enfrentá-las, não deixe de conferir. Afinal, talvez essa seja a oportunidade perfeita para você começar o ano com o pé direito… Podemos começar?

Insight 1: A negociação das dívidas começa com organização

Para começar, saiba que não há como realizar uma boa negociação sem estar com tudo muito bem organizado. Nesse caso, o “tudo”, ao qual nos referimos, diz respeito às contas da empresa, às operações, procedimentos financeiros, orçamentos, fluxos de caixa, etc.

Pense bem: como, por exemplo, você poderia assumir um compromisso de 12 parcelas de uma renegociação, sem saber se daqui a alguns meses você terá ou não o dinheiro para quitar as obrigações? Ou, melhor ainda, como você saberá qual dívida deve ser negociada, se você não tiver conhecimento de cada dívida e dos valores atrelados a elas.

Sendo assim, comece organizando todos os dados da sua empresa. Depois disso, organize todas as dívidas e considere os seguintes aspectos:

  • Os valores originais das dívidas;
  • Os valores relacionados aos juros;
  • O valor final que deverá ser pago (principal = juros);
  • O número de parcelas;
  • O valor das parcelas;
  • As datas de vencimento.

Se você já tiver criado um bom orçamento, bastará inserir as informações coletadas em sua planilha, ou sistema, para poder projetar cada situação. Desse modo, a negociação de cada dívida será muito mais eficiente. Aliás, caso não tenha elaborado seu orçamento, não deixe de baixar o nosso eBook: “Planejamento Anual Crie o seu Orçamento e mude o rumo do seu negócio”. Com esse material você terá uma série de informações muito valiosas para o seu negócio.

Insight 2: A negociação de dívidas é um exercício de avaliação

Para promover uma boa negociação das dívidas da sua empresa, se faz necessária a realização de um exercício constante de avaliação de muitas variáveis. Veja bem: digamos que você tenha duas dívidas, mas só disponha dos recursos para quitar uma delas, qual você irá pagar? E claro, essa é apenas uma das muitas alternativas que surgem quando o  assunto é negociar as dívidas.

Dessa maneira, para alcançar a eficiência máxima, é necessário saber avaliar as opções. Para tanto, o ideal é projetar os valores, considerando os juros e as condições de pagamento e criando cenários possíveis e compatíveis com os contextos da sua empresa e das suas operações. Como não poderia deixar de ser, o apoio de um profissional contábil nesses casos é crucial.

Afinal, como já pôde perceber, todas as projeções exigem muitos cálculos e um conhecimento profundo da situação da empresa. E, nesse caso, quem é melhor para ajudar uma empresa do que o contador dela? Dessa forma, a sugestão é que não deixe de procurar pelo apoio do seu contador ou de um outro contador que esteja disposto a lhe oferecer uma consultoria a fim de resolver esse problema específico.

Insight 3: A negociação de dívidas é melhor com um bom plano

Digamos que você tenha realizado todos os procedimentos indicados acima. Isto é, você organizou a sua empresa, reuniu dados precisos, projetou situações e avaliou tudo. Com isso, você decidiu a divida que será alvo da negociação e partiu para o credor a fim de firmar um acordo.

Agora, coloque-se no lugar do seu credor. Você acha que ele se sentiria mais inclinado a atender ao pedido de alguém que veio contando uma história triste e cheia de drama ou o pedido de alguém que reconheceu o problema da empresa, elaborou um plano de recuperação, que permitirá arcar com o compromisso que será feito? E este último ainda teve o respaldo de um profissional contábil. Não é preciso dizer que a credibilidade do seu pedido será muito maior, não é mesmo?

Então, tudo isso quer dizer que, em qualquer negociação no mundo dos negócios, um plano palpável, uma projeção precisa e com grandes possibilidades de acontecer são imprescindíveis. Aliás, é por isso que reforçamos que o papel de um contador será crucial para o sucesso da sua negociação. Melhor ainda, o contador irá garantir que o seu negócio de mantenha dentro de uma posição segura para, mesmo com a dívida, superar esse período de restrição.

A negociação de dívidas deve ser bem acompanhada

Neste post, fizemos o possível para apresentar alguns insights que, sem dúvidas, irão lhe ajudar a negociar suas dívidas de uma forma mais eficiente. Como pôde perceber, uma boa negociação não deve ser baseada em “achismos”, mas em planos bem estruturados e, de preferência, acompanhados por um bom contador.

Por fim, esperamos que você consiga fazer uso dessas dicas para nortear suas ideias e planos de negócios. Caso você tenha alguma dúvida sobre esse ou outros assuntos, ou precise de um contador lhe ajude a criar um plano de negociação de dívidas, não deixe de falar conosco. Estaremos à disposição. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas super eficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | 2018 | Todos os Direitos Reservados