fbpx

Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Nicho de Mercado: defina o seu e impulsione o seu negócio!

Nicho de Mercado: defina o seu e impulsione o seu negócio!

Hoje em dia, o termo “Nicho de Mercado” é uma das figuras mais populares em muitas pesquisas pela internet. Esse termo foi muito difundido pelos empreendedores digitais. E as pesquisas em relação a esses nichos acabaram se mostrando essenciais para o sucesso de muitos negócios.

Pensando nisso, resolvemos criar este post para falar um pouco sobre Nicho de Mercado. Obviamente, daremos um enfoque mais voltado para oportunidades de negócios. Afinal, somos uma empresa de contabilidade. Logo, sabemos um pouco sobre marketing, mas somos experts em negócios de sucesso. Vamos começar?

Os “pingos nos is”: o que é um nicho de mercado...

Bem, para explicar o que é um nicho de mercado, faremos uso das ações da Doria Contabilidade mesmo. Acompanhe o raciocínio: uma empresa de contabilidade oferece serviços de… contabilidade, lógico. Isto é, o mercado que uma empresa desse tipo atende é enorme, já que a maior parte das empresas é obrigada a ter um contador.

Diante disso, poderíamos dizer que bastaria fazer uma divulgação massiva dos nossos serviços e esperar “chover” clientes. No entanto, não é assim que a “banda toca”. Operar em um Mercado gigante indica que há oportunidades, mas também quer dizer que a concorrência é enorme.

E é aí que a ideia de Nicho do Mercado vem a calhar. Um nicho é uma parcela de mercado pouco ou nada atendida. Para ilustrar, aqui na Doria Contabilidade oferecemos serviços moldados para os seguintes nichos:

Percebe como diminuímos o mercado. Começamos com “todas as empresas que são obrigadas a ter um contador” e partimos para seis grupos muito bem delimitados. Dessa forma, podemos formatar as nossas propostas apenas para oferecer diferenciais que atendam às necessidades desses tipos de negócios.

E por que é tão importante definir um nicho de mercado?

A resposta para a pergunta sugerida no título acima é simples: você passa a ter diretrizes para gerenciar o seu negócio. Pense bem: se você tem uma churrascaria, você não pode oferecer suas refeições para vegetarianos, não é mesmo? Esse exemplo ilustra perfeitamente o quanto um nicho de mercado é importante.

Com uma definição de nicho de mercado, você diminui a concorrência, você pode oferecer preços mais justos, soluções personalizadas, pode trabalhar melhor o seu marketing e muito mais.

E, claro, foi por sabermos o quanto isso pode ser benéfico para o seu negócio que resolvemos criar este post. Aliás, como dissemos a intenção aqui não é falar sobre marketing, mas sobre como a definição de um nicho de mercado pode impactar o seu negócio.

Por exemplo: dependendo da localização geográfica do público em um nicho, você deverá considerar custos de logística, impostos inerentes aos produtos ou serviços, sua própria estrutura.

É incrível como uma única decisão pode impactar em suas ações. Isto é, o setor de marketing pode lhe ajudar a definir o nicho de mercado, mas a análise vai muito além das oportunidades. O plano deve considerar a viabilidade da implementação das ações.

Planos de negócios, cálculos, planejamento tributário… Definir o seu nicho de mercado exige estudos muito mais complexos. Felizmente, os contadores podem lhe dar um grande apoio nessas ações.

E como se define o nicho de mercado?

Definir o nicho é um processo complexo que, de forma alguma, pode ser baseado em achismos. Dados, informações, relatórios. Esses documentos deverão ser a base da sua escolha.

De todo modo, para começar, tente imaginar o tipo de negócio que você deseja criar. No caso dos negócios online, isso é muito mais fácil, já que as pesquisas não têm limitações geográficas. Para negócios locais, você deverá conhecer o mercado e procurar por oportunidades.

Tente identificar um problema. Por exemplo, quando decidimos oferecer os serviços de Contabilidade para Coaches, verificamos que muita gente tem optado por criar negócios nesse segmento. Contudo, essas pessoas não sabiam (e muitas ainda não sabem) como legalizar e gerenciar uma empresa do gênero. Percebe como identificamos uma necessidade de um público bem específico?

Após passar por essas etapas, é necessário avaliar a viabilidade do negócio. Nesse sentido, aspectos como requisitos legais, impostos, sua capacidade para oferecer produtos e serviços de qualidade e outros aspectos afins deverão ser avaliados.

Para complementar, confira abaixo uma série de perguntas que podem lhe ajudar a definir o seu Nicho de Mercado:

  • Qual é o meu motivo para trabalhar nesse nicho?
  • Eu tenho a solução para o problema desse nicho?
  • Atendo aos requisitos para operar nesse nicho?
  • Disponho dos recursos para operar nesse nicho?
  • Qual é o meu diferencial?
  • Vai ter demanda?

Essas questões irão nortear as suas pesquisas. Use-as com sabedoria e jamais se esqueça de dar respostas sólidas a elas. Achismos não se encaixam com a importância dessa decisão.

Vamos estruturar o seu negócio para atender ao seu Nicho de Mercado?

Neste post, tratamos de dar uma análise mais “fria” ao conceito de Nicho de Mercado. Como pôde notar, avaliamos tudo sob a ótica do mundo dos negócios, de forma geral, e não apenas como um profissional de marketing digital veria.

Por fim, esperamos que as informações apresentadas aqui lhe ajudem a ter noção da importância de definir um Nicho de Mercado para o seu negócio. E, claro, se precisar de alguma ajuda para legalizar e gerenciar o seu negócio, sugerimos que não deixe de falar conosco. Estamos à disposição. A Doria Contabilidade vai adorar te ajudar. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas supereficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | Todos os Direitos Reservados

×