fbpx

Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Obrigações Tributárias e Legais: Sua Empresa está Pronta para 2019?

Obrigações Tributárias e Legais: Sua Empresa está Pronta para 2019?

O ano de 2018 está chegando ao fim. E claro, 2019 já está pedindo passagem. No meio dessa transição, as empresas podem procurar por mudanças nas obrigações tributárias e nas legislações, tomar decisões importantes, mudar de regime tributário, trocar de contador, etc. Enfim, um novo ano indica que grande mudanças estão a caminho.

Apesar de as mudanças serem muitas, neste post manteremos nosso foco nas obrigações tributárias e nas normas legais. Afinal, preparar a sua empresa para alterações nas legislações pode ser o caminho mais fácil para evitar problemas e/ou aproveitar novas oportunidades. Sendo assim, não deixe de acompanhar até o fim, pois assim, você ficará sabendo como entrar em 2019 com força total.

As obrigações tributárias que merecem maior atenção

Quando falamos em obrigações tributárias, entramos em um campo cheio de normas e pormenores. Não à toa, um planejamento tributário eficiente é uma das peças mais valorizadas pelos empresários e, talvez, o elemento-chave para evidenciar toda a qualidade do seu contador.

Obviamente, quando “mexemos com o fisco”, tudo merece grande atenção. Entretanto, algumas mudanças mais recentes devem ser colocadas no topo das prioridades da empresa. Nesse caso, pense bem: podemos dividir as obrigações tributárias em impostos federais, estaduais e municipais. Por isso, falar sobre todas elas seria complicado. Então, selecionamos alguns pontos mais destacados. Acompanhe…

eSocial

O ano de 2018 foi marcado pela presença do eSocial e por todas as complicações da sua implantação. Tornando-se um assunto largamente debatido por todos, o eSocial continua dando “dores de cabeça”. E, infelizmente, ao que tudo indica, em 2019, a situação vai mudar muito pouco.

Por exemplo, em 2019, as empresas optantes pelo Simples Nacional terão muito trabalho pela frente. Em janeiro, será necessário enviar os cadastros e as tabelas. Em abril, os dados dos trabalhadores e vínculos. No mês de julho, deverão ser enviadas as folhas de pagamento e, para encerrar o ano (em outubro), será necessário enviar a substituição da GFIP para recolhimento das contribuições previdenciárias e a substituição da GFIP para recolhimento do FGTS.

Enfim, apenas com esse exemplo, já é possível perceber que as obrigações tributárias relacionadas ao eSocial serão muitas. E claro, sua empresa deve estar pronta para atender a todas essas demandas. Aliás, em relação ao eSocial, nossa dica ao longo do ano tem sido: prepare-se de forma antecipada. Com isso, será possível evitar muitas surpresas.

E, de forma alguma, deixe de procurar pelo apoio de um contador que seja capaz de lhe ajudar a enfrentar essa fase de transição. Com as instruções certas, o eSocial poderá ser bem mais tranquilo. Não se esqueça!

A Escrituração Fiscal Digital – EFD-Reinf

A EFD-Reinf, também merece grande destaque entre as obrigações tributárias. Assim como o eSocial, a implantação do módulo Reinf, dos sistemas de Escrituração Fiscal Digital, foi dividida em fases e grupos. Desse modo, algumas empresas terão maior trabalho no ano de 2019.

Para quem não se lembra, a EFD-Reinf é um novo arquivo digital que reúne uma série de escriturações de documentos fiscais e outras informações importantes para os órgãos fiscalizadores. Com esse sistema, a abrangência e o controle do fisco se tornará maior. Por esse motivo, todo o cuidado com esse aspecto é pouco.

Em 2019, por exemplo, todos os grupos, com exceção do primeiro (que já está seguindo as etapas desde janeiro de 2018), darão início ao processo de implantação do sistema. O grupo 2 começará já em janeiro, o grupo 3 em  julho e o grupo 4 ainda está aguardando por uma nova data. De qualquer modo, é mais uma obrigação que merece atenção. Novamente, o apoio de um profissional contábil será essencial para evitar problemas durante as fases de adequação a esses novos sistemas.

Outras obrigações tributárias

Como pôde notar, apresentamos com maior destaque algumas obrigações tributárias de ordem federal. Afinal, são essas obrigações que, geralmente, demandam maiores esforços em termos de necessidades de adaptação e alterações de processos.

Mesmo assim, as obrigações tributárias dos estados e municípios também são muito importantes. Por esse motivo, nossa grande dica para enfrentar as obrigações tributárias de 2019 sem problemas é agir de maneira proativa. Isto é, manter a sua empresa informada e criar planos para “enfrentar essas obrigações” é essencial.

Para tanto, o apoio do seu contador será crucial. Ademais, se intenção for aproveitar a virada do ano para construir um novo planejamento tributário, não haverá um momento melhor. Lembre-se que algumas mudanças, como a troca de regime tributário e a troca de contador são indicadas no fim dos exercícios.

Portanto, se a intenção for diminuir a carga tributária de forma legal ou, pelo menos, evitar surpresas, conhecer as obrigações tributárias e tudo que elas implicam, planejar é o caminho mais correto para ter um excelente ano novo.

Vamos superar essas obrigações tributárias

Neste post, tratamos de apresentar alguns exemplos importantes no campo das obrigações tributárias. Conforme pôde perceber, nossa intenção foi chamar a atenção para a importância de “manter o radar ligado” para as exigências fiscais e legais. Além disso, como sempre ressaltamos, nosso post reforçou a ideia de que atitudes proativas podem mudar os rumos de um negócio.

Por fim, esperamos que você consiga fazer uso dessas dicas para nortear suas ideias, planos de negócios e, claro, a escolha de um novo contador. Caso você tenha alguma dúvida sobre esse ou outros assuntos, ou precise de um contador de confiança para lhe ajudar a crescer de forma sustentável e longe dos problemas, não deixe de falar conosco. Estaremos à disposição. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas super eficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | 2018 | Todos os Direitos Reservados

×