fbpx

Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Organização Financeira com o Imposto de Renda: é possível?

Organização Financeira com o Imposto de Renda: é possível?

Bem, o período do Imposto de Renda está nas últimas e nós sabemos que essa época pode ser um tanto quanto corrida. Sim, há muito estresse, muita documentação, ajustes, etc. Mesmo assim, embora a intenção inicial seja atender a uma obrigação legal, podemos aproveitar esse período de uma forma mais eficiente, como na organização financeira, por exemplo.

Pois é! O imposto de Renda pode ter gerado muito trabalho, mas você pode se beneficiar com o seu esforço ainda mais, indo além da fuga da malha fina ou da busca por uma restituição. Você pode usar todo o seu esforço para potencializar a sua organização financeira. E claro, neste post mostraremos como fazer isso. Sendo assim, não deixe de acompanhar até o fim… Vamos começar?

Organização Financeira com o Imposto de Renda?

Se você não é cliente da Doria Contabilidade, nós não sabemos se você fez a sua própria declaração de Imposto de Renda ou contratou alguém para fazer. De todo modo, o fato é que, o simples ato de reunir dados acerca de rendimentos, pagamentos, doações e outras movimentação financeiras, já é suficiente para levantar um histórico das suas ações ao longo de um ano.

Agora imagine: digamos que você seja um MEI, por exemplo. Você faz o levantamento do seu rendimento, reúne os seus custos, verifica o seu lucro. Percebeu? Você está fazendo um exercício de organização financeira. E isso vale para todas as declarações. Aliás, em muitos casos você pode até se surpreender com certos pagamentos, com receitas, etc.

Resumindo, uma declaração de imposto de renda é sim, um documento feito para atender a uma obrigação. Todavia, ele é um registro das suas movimentações ao longo do ano e, por esse motivo, ele é uma base histórica para você organizar a sua vida financeira, definir orçamentos, controlar custos e por aí vai… Mas tenha calma, se você ainda não conseguiu visualizar isso, a partir de agora iremos fazer tudo na prática, acompanhe…

Organização Financeira com o Imposto de Renda: passo a passo

Ok, agora que você já sabe que a organização financeira com o Imposto de Renda é possível, iremos apresentar um passo a passo para você poder usar a sua declaração de uma forma eficiente. Obviamente, dependendo da declaração, os dados podem ser extremamente complexos e muito completos. Por isso, iremos focar apenas nos pontos mais gerais. Porém, com isso você já terá uma ideia básica da mecânica…

Comece pelos rendimentos…

Se você realizou a entrega do seu Imposto de Renda, é porque ficou com um rendimento superior ao limite de obrigatoriedade. Assim sendo, o primeiro ponto da sua organização financeira com o Imposto de Renda é observar as suas receitas. Verifique os valores que recebeu.

Observe também os rendimentos que vão além da sua fonte de renda principal (ações, investimentos, etc.). Com esses dados, você poderá projetar um orçamento com uma base histórica bem confiável. Isto é, se todas as fontes de renda permanecerem as mesmas, você saberá que, no ano seguinte, o seu rendimento será, no mínimo, semelhante àquele que consta em sua declaração.

Passe para os custos e despesas…

Do mesmo modo que fez com os rendimentos, existem certos custos, como educação ou saúde, que estarão em sua declaração. Reunindo todos os dados acerca dos pagamentos que fez, você terá noção dos seus gastos com determinado tipo de despesa.

Como não poderia deixar de ser, essas informações serão muito úteis para você projetar as despesas para o exercício seguinte, para você verificar quais custos podem ser otimizados e/ou suprimidos e muito mais. Enfim, você terá uma boa ideia das surpresas que poderão surgir no seu caminho.

Bens, direitos e obrigações

Nesse caso, os valores apresentados podem não ser muito precisos, já que a Receita considera apenas os valores de aquisição. Entretanto, esses aspectos da sua declaração serão úteis para lhe apresentar uma relação de bens, direitos e obrigações que você possui.

Por consequência, você poderá usar essa relação para deixar a sua organização financeira ainda mais eficiente, já que você terá uma lista de ativos e passivos para trabalhar e poderá avaliar quais são as receitas e despesas inerentes a cada item.

Se você tiver um carro financiado, por exemplo, no campo de discriminação, você terá informações sobre o financiamento e ainda terá a soma dos valores pagos e uma relação do que você ainda tem a pagar. E esse é o tipo de informação que pode favorecer, e muito, a sua organização financeira…

Observe tudo com atenção…

Mesmo que nós tenhamos destacado apenas os pontos acima, o importante aqui é ter a noção de que a sua declaração de Imposto de Renda é uma fonte de dados bastante confiável. Assim, mesmo que ela precise de documentos adicionais ou de algumas interpretações, sua utilidade para a organização financeira é enorme. Logo, é bom prestar bastante atenção em cada campo da declaração, pois você encontrará bons dados para trabalhar.

Quer ajuda com a sua Organização Financeira?

Neste post, tratamos de mostrar como a declaração de Imposto de Renda pode ser um poderoso instrumento para a sua Organização Financeira. Lembre-se de avaliar todos os dados com cuidado e fazer as projeções de uma forma inteligente.

Por fim, esperamos que agora você saiba como usar a sua Declaração de Imposto de Renda para favorecer a sua Organização Financeira. Ainda assim, se você quiser ajuda para organizar as suas contas, sugerimos que não deixe de falar conosco. Estaremos à disposição para lhe ajudar a arrumar tudo. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas supereficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | Todos os Direitos Reservados

×