fbpx

Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Saiba como Organizar Despesas e Receitas da sua Empresa facilmente!

Saiba como organizar Despesas e Receitas da sua Empresa facilmente!

Ao longo dos muitos anos em que a Doria Contabilidade vem ajudando diversos tipos de empresários, verificamos um problema sempre constante: muitos empresários têm dificuldade em saber como organizar despesas e receitas a fim de controlar melhor as finanças dos seus negócios.

Pensando nesses empresários, resolvemos criar um pequeno guia para ensinar como organizar despesas e receitas de um modo eficiente. Desse modo, você terá um bom passo a passo, com algumas dicas pontuais e supereficientes, o que lhe ajudará a alcançar a excelência nesse sentido. Obviamente, isso demandará muito esforço. Mas, sem dúvidas, chegaremos lá. Então, vamos começar?

Por que organizar despesas e receitas é tão importante?

Pense bem, seja qual for o seu tipo de negócio, ele precisará de recursos para ser mantido vivo. Esses recursos terão origem nos investimentos que você, enquanto empresário(a), fará. E claro, os recursos também virão das operações do seu negócio.

Assim, olhando para esse aspecto dos recursos que entram e saem, a importância de controlar despesas e receitas pode ser verificada facilmente. Afinal, como saber se a sua empresa receberá o suficiente para atender a todas as obrigações? Como saber se as suas despesas são realmente necessárias? Como saber se você terá recursos para atender a compromissos futuros?

Enfim, essas são algumas perguntas que deixam clara a importância de bons controles em relação às despesas e receitas. Só com bons controles é que será possível obter as respostas para essas questões. Isto é, controlar despesas e receitas, estabelecendo assim um fluxo de caixa confiável, é garantir que o seu negócio permaneça crescendo de forma sustentável e longe de grandes problemas.

Como organizar despesas e receitas?

Agora que já sabemos a importância de ter bons controles, podemos começar a verificar como organizar despesas e receitas de uma forma eficiente. Para tanto, desenvolvemos um pequeno passo a passo que será perfeito para lhe indicar os primeiros passos a serem dados.

De qualquer modo, sugerimos que não deixe de baixar os ebooks sobre Gestão Financeira e Orçamento. Com esses materiais, você terá dicas excelentes e algumas planilhas que serão muito úteis. Não deixe de conferir.

Continuando, o primeiro passo a ser considerado é a forma como você irá realizar os controles. Perceba que há como organizar despesas e receitas até mesmo com um caderninho. Obviamente, planilhas mais bem elaboradas e softwares de gestão oferecem maiores opções em termos de visualização de relatórios e, claro, agilizam muitos processos.

É bom perceber que, seja qual for o mecanismo utilizado, os conceitos são os mesmos. Desse modo, após escolher a sua ferramenta favorita, siga os seguintes passos:

  • Defina os seus saldos iniciais: Esses valores são aquilo que você tem disponível assim que começa a fazer o seu controle. Caso queira fazer um controle mensal, será o valor disponível no primeiro dia do mês. Ademais, essa divisão em períodos fica a seu critério, podendo ser mensal, semanal, diário, etc.;
  • Registre as suas entradas: Esses valores correspondem aos recursos que entram na empresa, geralmente, as receitas de produtos e/ou serviços. Lembre-se de registrar os valores apenas na data em que eles forem recebidos efetivamente;
  • Registre as suas saídas: Nesse caso, são todas as saídas de recursos, ou seja, aquilo que a sua empresa pagou. Tenha o cuidado de colocar a forma como tal despesa foi paga, pois isso lhe ajudará a identificar a fonte de recursos utilizada no pagamento.

Pontos que exigem cuidados

Para completar, é bom ressaltar que não há como organizar despesas e receitas sem tomar alguns cuidados em relação a alguns pontos importantes. Para começar, é necessário ter a consciência de que as finanças pessoais e as empresariais jamais devem ser misturadas. Se isso acontecer, você estará prejudicando a confiabilidade e a eficiência dos seus controles.

Outro ponto muito importante é a disciplina. Isso mesmo! Não adianta passar um da inteiro fazendo um controle semanal, para retomar o trabalho só no mês que vem. Perceba que os controles financeiros devem ser acompanhados de perto e com muito cuidado. Por isso, o ideal é definir um cronograma para a sua organização e segui-lo com muito afinco. Lembre-se de que é o futuro do seu negócio em jogo.

Tente fazer uma projeção anual. O nosso eBook sobre Orçamentos, que já lhe apresentamos, pode ser uma boa ajuda nesse sentido. Afinal, com essa projeção anual, é possível ter uma ideia completa de todas as operações conhecidas pela sua empresa. Dessa maneira, será possível definir metas, ajustar despesas, encontrar o ponto de equilíbrio e realmente olhar para o futuro de uma forma muito mais segura.

Aprendeu como organizar despesas e receitas?

Neste post, fizemos o possível para ensinar como organizar despesas e receitas de uma forma simplificada. Como pôde notar a mecânica não chega a ser complicada. Aliás, o grande desafio é realmente manter a disciplina e definir um mindset voltado a observar essas ações como um ato essencial para a continuidade do seu negócio.

Por fim, esperamos que você consiga fazer uso dessas informações para nortear suas ideias, planos de negócios e, claro, que tenha descoberto como organizar despesas e receitas de uma forma eficiente. Caso você tenha alguma dúvida sobre esse ou outros assuntos, ou precise de um contador de confiança para lhe ajudar a crescer de forma sustentável e longe dos problemas, não deixe de falar conosco. Estaremos à disposição. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas supereficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | 2018 | Todos os Direitos Reservados