Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Planejamento Tributário? Veja como ações simples podem gerar resultados!

Planejamento Tributário? Veja como ações simples podem gerar resultados!

O Brasil é um dos países com a maior carga tributária do mundo. Aliás, em muitas pesquisas, nosso país figura em primeiro lugar no ranking das maiores cargas tributárias da América Latina. Na verdade, ter uma carga tributária alta não é um problema. O problema é que o Brasil figura como um dos países que oferecem os menores retornos dos impostos aos cidadãos. Isto é, pagamos impostos, mas não recebemos uma contrapartida justa. Não à toa, um planejamento tributário eficiente vem sendo um dos maiores objetivos das empresas. Afinal, se não conseguimos obter o retorno devido, temos que tentar, de forma legal, pagar menos impostos.

Sendo assim, neste post falaremos sobre algumas atitudes que podem reduzir a carga tributária do seu negócio. Com isso, além de um planejamento tributário eficiente, você conhecerá algumas medidas que podem influenciar em seus custos. Portanto, não deixe de ler até o fim… Vamos começar?

O que é Planejamento Tributário?

Em linhas gerais, o planejamento tributário é um conjunto de ideias e estratégias voltadas a garantir que, dentro da legalidade, as empresas consigam pagar menos impostos.

Sendo assim, um planejamento tributário eficiente é aquele que faz questão de levar em consideração todos os impostos incidentes sobre determinada atividade, com intuito de propor soluções econômicas e dentro da legalidade.

Desse modo, é possível resumir alguns procedimentos do planejamento tributário da seguinte forma:

  • Levantamento de todos os impostos incidentes sobre a atividade da empresa;
  • Controle dos fluxos de caixa e balanços para promover o estabelecimento de estratégias lícitas;
  • Simulação de contas tributárias em outros enquadramentos para explorar as possibilidades;
  • Adoção de estratégias de compensação de créditos e de ações que permitam que certos fatos geradores de impostos possam ser evitados.

Conforme pôde notar, um planejamento tributário não é algo simples de ser feito. Aliás, é por esse motivo que muitas empresas vêm buscando e valorizando os profissionais contábeis que saibam criar planos eficientes. Afinal, é com base em informações contábeis confiáveis e projeções coerentes que um planejamento tributário de qualidade pode ser criado.

Mesmo assim, ainda há outras ações que podem ser tomadas para ajudar a reduzir a carga tributária da sua empesa. Sendo assim, vamos falar um pouco sobre elas…

Práticas adicionais ao planejamento tributário...

Conforme dissemos na seção anterior, um planejamento bem feito deve considerar as particularidades de cada empresa e suas respectivas áreas de atuação. Sendo assim, um dos passos essenciais é descobrir o melhor enquadramento para a sua empresa.

Nesse caso, cabe lembrar que, no Brasil, existem três possibilidades: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Essa escolha, por si só, é capaz de influenciar, e muito, a forma como os impostos de uma empresa serão apurados. Desse modo, é imprescindível considerar as opções e como o seu negócio poderá se comportar em cada uma delas.

Novamente, neste caso, procurar por profissionais capazes de lhe ajudar a mensurar os efeitos dessa escolha é altamente indicado. Afinal, esses profissionais irão considerar as normas legais, as possíveis brechas, formas de pagamento dos impostos e possibilidades de obter isenções, compensações, incentivos, etc.

Aliás, outra prática adicional ao planejamento tributário que merece ser ressaltada é a atenção à existência de benefícios fiscais. Afinal, sempre é possível realizar buscas em legislações específicas para descobrir se determinadas ações podem ser transformadas em incentivos fiscais.

Por exemplo, o governo costuma incentivar ações que promovem a cultura, a educação e etc. Com isso, além de ajudar a melhorar a reputação da sua empresa, você poderá ingressar em certo programa e ganhar alguns benefícios fiscais.

E como eu posso favorecer o planejamento tributário?

Assim como foi dito, um planejamento tributário se baseia em informações contábeis precisas para estabelecer diretrizes eficientes. Desse modo, é imprescindível que os gestores contribuam para que as informações sejam as mais confiáveis possíveis.

Sendo assim, algumas práticas simples podem reverberar de forma muito relevante em sua carga tributária. Por exemplo: A mistura de contas pessoais  com contas empresariais. Nesse caso, temos um exemplo bastante comum e que prejudica a confiabilidade das informações de forma muito relevante.

Outra ação que pode vir a ser interessante em alguns casos é a terceirização de certas atividades. Pense bem: Quanto mais funcionários você tiver, maior será a sua carga tributária e, obviamente, suas obrigações também aumentarão. Desse modo, para alterar o seu planejamento tributário de forma positiva, considere a possibilidade de terceirizar atividades que não são essenciais.

Assim sendo, considere, por exemplo, terceirizar serviços contábeis ou serviços de marketing em vez de manter setores contábeis e de marketing internamente. Obviamente, é necessário considerar diversas opções, mas trata-se de uma decisão administrativa que pode impactar em sua carga tributária.

Por fim, faça o possível para manter a sua empresa devidamente organizada. Afinal, com informações precisas é possível criar um planejamento tributário eficiente. Isto é, faça o possível para manter tudo devidamente organizado, com relatórios claros e objetivos, transações bem discriminadas, etc.

Tudo pronto para o seu planejamento tributário?

Neste post falamos um pouco sobre práticas que podem proporcionar um planejamento tributário eficiente. Conforme pôde perceber, em muitas ocasiões, algumas simples ações administrativas podem influenciar nos resultados de forma interessante.

Além disso, cabe ressaltar que a busca por profissionais capazes de lhe ajudar a entender determinadas normas é essencial. Desse modo, você terá o auxílio de um profissional capaz de lhe ajudar a diminuir a sua carga tributária. Por fim, esperamos que as dicas apresentadas tenham lhe ajudado a conhecer a importância de um planejamento tributário e como dar os primeiros passos em busca de uma economia maior para a sua empresa. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | 2018 | Todos os Direitos Reservados