Quando o eSocial foi anunciado, todos os empresários foram obrigados a atender a uma série de requisitos para organizar as suas informações, a fim de se adaptar ao novo sistema. Mesmo com os prazos do eSocial bem definidos, muitas empresas tiveram dificuldades em regularizar suas situações e se adaptar à mudança. E isso acabou gerando um grande temor, pois os prazos foram ficando curtos e ainda tinha muito a ser feito.
Como os prazos do eSocial já sofreram algumas alterações, resolvemos criar este post para apresentar o estado atual das coisas. Isto é, apresentaremos o novo cronograma, as mudanças que aconteceram e o que poderá acontecer se a sua empresa não atender aos prazos do eSocial. Sendo assim, não deixe de conferir. Vamos começar?
Para podermos entender melhor como ficaram os novos prazos do eSocial, é importante que façamos um pequeno exercício de regressão, para podermos verificar a situação do eSocial, conforme ela estava em 2018.
Como todos sabemos, o cronograma do eSocial dividia as empresas em grupos. Para cada um desses grupos haviam etapas a serem concluídas com base em uma tabela determinada pelo Comitê Diretivo do eSocial. Nessa tabela, quase todas as etapas do eSocial deveriam ser finalizadas ainda em 2018.
Todavia, a situação não correu conforme planejado e muitas empresas acabaram não cumprindo os prazos do eSocial. Assim, observando a situação, o Comitê Diretivo resolveu promover algumas alterações no cronograma. De acordo com a publicação feita em Diário Oficial, a primeira etapa do eSocial foi suficiente para que eles pudessem verificar as dificuldades de adaptação dos empresários.
Com isso, algumas mudanças foram feitas nos prazos do eSocial e os empresários puderam respirar um pouco mais. Todavia, o tempo continua correndo e o temor do não cumprimento dos prazos persiste…
Conforme foi destacado acima, o Comitê Diretivo do eSocial promoveu uma série de mudanças em algumas regras e prazos do eSocial. Essas mudanças alteraram o cronograma e algumas condições de obrigatoriedade. Confira:
Como se trata de um processo ao qual todas as empresas estão obrigadas, o eSocial tem uma série de punições estabelecidas para quem não atender ao prazos. Cabe lembrar que cada etapa deve ser cumprida à risca. Caso contrário, sua empresa estará sujeita e multas pesadas e notificações da Receita Federal.
Além do mais, se a sua empresa não conseguir cumprir os prazos, ela sofrerá muito por não estar adequada a uma norma vigente. Isso poderá gerar maiores problemas, pois as operações continuam e, estando fora da normalidade, os problemas poderão acabar se tornando uma “bola de neve”.
Bem, no início do ano de 2018, falamos muito sobre o eSocial e sobre a necessidade de organizar todas as informações exigidas pelo sistema. Apesar de os prazos do eSocial já estarem valendo, essa dica continua a mesma.
Assim sendo, faça o possível para organizar todas as informações necessárias. Se for possível, crie grupos específicos dentro do seu departamento pessoal apenas para atender a esse fim. Sim, todas as tarefas darão trabalho, mas isso é muito melhor do que ter problemas com a Receita ou pagar multas elevadas.sperar por outra prorrogação nos prazos do eSocial seria uma aposta muito arriscada. Então, recorra ao seu contador para saber como agilizar os processos e resolver essa situação o quanto antes.
Neste post falamos um pouco sobre os prazos do eSocial. Apesar de muitas empresas já estarem adiantadas, existem aquelas que ainda estão tendo problemas. Por esse motivo, resolvemos chamar a atenção para a situação atual do eSocial.
Por fim, esperamos que você consiga atender aos prazos do eSocial a fim de evitar maiores problemas. E claro, se você quiser uma ajuda para ajustar tudo, a tempo, sugerimos que não deixe de falar conosco. Estaremos à disposição para lhe ajudar a arrumar tudo de um jeito totalmente compatível com as normas vigentes. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas supereficientes. Até a próxima!