Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Problemas com a Fiscalização: Saiba como evitá-los agora mesmo!

Problemas com a Fiscalização: Saiba como evitá-los agora mesmo!

Para muitos negócios, a fiscalização pode ser um grande problema e surgir de forma inesperada, pronta para fazer exigências e gerar toda aquela correria em busca de documentos, adequações, etc. E o grande problema é que, em todos os casos, tudo poderia ser evitado com algumas atitudes proativas que, na verdade, não são nem um pouco complicadas, embora sejam tediosas, por conta da burocracia. Mesmo assim, não essas ações são nada que um bom contador não resolva.

Assim, apelando para a nossa experiência, resolvemos criar este post para apresentar algumas boas práticas e atitudes proativas que evitarão quaisquer surpresas com a fiscalização. Desse modo, se você está pensando em abrir um negócio ou deseja blindar a sua empresa para não ter surpresas, não deixe de acompanhar até o fim.

O que devemos saber sobre a Fiscalização?

Para princípio de conversa, se há uma dica que merece ser dada sobre a fiscalização é que ela não deve, de forma alguma, ser subestimada. Isto é, aqueles que pensam que podem burlar algumas “regrinhas”, deixar de atender a algumas exigências, estão caminhando para ser surpreendidos algum dia. E isso não é uma tentativa de amedrontá-los, é a mais pura verdade.

Veja bem, a fiscalização do Brasil é conhecida como uma das mais sofisticadas em todo o mundo. Não à toa, nos últimos tempos as empresas têm sido obrigadas a adotar diversos sistemas como o Sped e o eSocial. E, apesar de a intenção dessas ações, ser, em primeira instância, a agilização e desburocratização dos processos, todas elas ajudam a aumentar a abrangência da fiscalização e manter um controle mais rígido sobre as empresas.

Dessa forma, é importante ressaltar que, mesmo os pequenos negócios, correm o risco de receber um visita da fiscalização. Aliás, não se engane, se os fiscais baterem à sua porta eles já têm bons motivos para fazer a visita. Ademais, muitas vezes, pode até ter sido um erro, mas os fiscais não deixarão de pontuar e indicar que a situação deve ser corrigida o quanto antes.

Por esses e outros motivos, é altamente importante controlar todos os processos, conhecer todas as normas, adotar medidas de prevenção contra erros e investir muito tempo e esforço para deixar a sua empresa dentro das normas legais.

Mas como evitar problemas com a fiscalização?

Sim, em muitos setores, as normas dos órgãos fiscalizadores se apresentam de formas extremamente rígidas. Entretanto, isso é algo que um bom planejamento deve contemplar. Com certeza, se você vem acompanhando nosso blog, já nos ouviu falar sobre a importância de um bom planejamento, mas acontece que abrir uma empresa não é brincadeira e, por esse motivo, todo cuidado é pouco.

Para exemplificar, pense na situação do MEI. Esse tipo empresarial tem inúmeras facilidades e, pela internet mesmo, consegue regularizar sua empresa e obter um alvará de funcionamento provisório. Mesmo sendo uma empresa pequena e com estruturas de baixa complexidade, ela ainda está sujeita a diversas normas legais e, dependendo do tipo de negócio, a diversos órgãos fiscalizadores.

Agora imagine aquele MEI que abriu sua empresa “apenas porque foi fácil ir no site e fazer tudo”. Ele não procurou por qualquer instrução. O que você acha que irá acontecer? Pois é! Temos aqui uma porta aberta para problemas com a fiscalização. Aliás, o imposto de renda costuma ser um grande problema para esse empreendedores.

Agora que já ilustramos a necessidade de estruturar uma empresa e planejar todas as ações, contemplando as normas legais, podemos elencar algumas outras práticas interessantes. Confira…

Tome cuidado com as notas fiscais

Gerenciar e emitir as notas fiscais de forma correta é uma das principais ações para manter uma empresa longe dos problemas com os órgãos fiscalizadores. Afinal, as notas fiscais são um verdadeiro registro de tudo que a empresa anda fazendo.

Nesse cenário, qualquer inconsistência ou transação equivocada que comece a acontecer de forma recorrente irá chamar atenção. Não se engane achando que transações de menor vulto “passarão”. Pode ser que a fiscalização nunca chegue, mas se ela chegar não haverá escapatória e as multas são altíssimas.

Aposte em uma contabilidade confiável e pronta para instruir

Como costumamos ressaltar, um contador que se preze não deve ser limitar apenas a atender obrigações legais. Sim, elas são importantes, mas há muito mais sobre um negócio do que apenas isso. Em relação à fiscalização, por exemplo, um contador pode atender a todas as normas cumprindo o seu dever de forma eficiente, mas também pode instruir a empresa em outras situações de risco.

Assim sendo, aposte em um contador capaz de lhe direcionar ao longo dos processos, de oferecer a instrução necessária acerca das melhores formas de proceder e que esteja disponível para ajudar o seu negócio a crescer de forma sustentável, bem organizada e dentro das normas. Essa é, sem dúvidas, a melhor forma de evitar problemas com o fisco.

Seu negócio está pronto para evitar os problemas com a fiscalização?

Neste post, apresentamos uma série de boas práticas e medidas preventivas que, com certeza, irão afastar o seu negócio de problemas com a fiscalização. Por isso, esperamos que as nossas dicas lhe ajudem a entender que os órgãos fiscalizadores jamais devem ser subestimados e que todos os esforços investidos para evitar problemas são muito valiosos.

Por fim, esperamos que agora você consiga blindar a sua empresa diante da fiscalização. De qualquer modo, caso você tenha alguma dúvida sobre esse ou outros assuntos, ou precise de um contador especializado para lhe ajudar, não deixe de falar conosco. Estaremos à disposição. E não deixe de compartilhar, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas super eficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | 2018 | Todos os Direitos Reservados