fbpx

Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Profissionais Liberais: as Dicas para o seu Sucesso estão Bem Aqui!

Profissionais Liberais: as Dicas para o seu Sucesso estão Bem Aqui!

Profissionais Liberais são membros de uma classe diferenciada no mundo dos negócios. Muitas vezes, eles são confundidos com autônomos, mas há uma diferença pontual entre essas duas classes. Enfim, o fato é que ser um profissional liberal pode ser uma grande ideia, desde que tenha-se em mente que se trata de um negócio e que, por esse motivo, tudo deve ser muito bem estruturado.

Pensando em ajudar os Profissionais Liberais, nós, como especialistas em negócios desse tipo, resolvemos criar um pequeno guia com as melhores dicas para o sucesso dessa classe empresarial. Como irá notar, os conceitos que você vai encontrar aqui poderão ser aplicados em prol do seu sucesso. Então, não deixe de conferir até o fim… Vamos começar?

O que são Profissionais Liberais?

Como foi dito, a classe dos Profissionais Liberais é constantemente confundida com a classe dos Autônomos. E essa confusão é justificável. Afinal, as duas classes são muito semelhantes. Ainda assim, há um ponto muito específico que facilita a diferenciação desses dois grupos: a necessidade de qualificação.

Profissionais Liberais precisam ter nível técnico ou universitário para poder exercer suas profissões, autônomos não. Todas as atividades consideradas como “liberais” têm uma regulamentação própria e uma série de requisitos. Além disso, os Profissionais Liberais estão sujeitos às normas e à fiscalização das entidades de classe (OAB, CRC, CRM, CRO, etc.).

Essa é a essência dessa classe de profissionais e o ponto de diferenciação em relação aos autônomos. No mais, um profissional liberal pode optar por trabalhar por conta própria, abrir uma empresa, ser contratado pelo regime da CLT. Enfim, o profissional tem grande liberdade para definir os rumos da sua carreira.

Obviamente, com um bom planejamento, psicólogos, psiquiatras, biólogos, administradores, advogados, arquitetos, dentistas, contadores, médicos, veterinários e outros profissionais (que sigam essa linha de raciocínio), podem formatar os seus serviços de uma maneira diferenciada e alcançar bons resultados. O Profissional Liberal pode abrir a sua empresa ou fazer da sua imagem pessoal o chamariz para o crescimento dos seus empreendimentos.

Questões importantes para os Profissionais Liberais...

Bem, como pôde notar, a classe dos Profissionais Liberais goza de grande autonomia para realizar seus serviços. Essa liberdade pode ser um grande atrativo para os profissionais, mas também pode representar uma renda variável e incerta. Resumindo, existem prós e contras que os profissionais dessa classe devem conhecer:

  • Prós:
    • O profissional pode definir todos os rumos do seu negócio sem quaisquer pressões hierárquicas;
    • Com a flexibilidade para gerir seu próprio cronograma, o profissional pode alcançar um nível mais alto, em termos de qualidade de vida;
    • Os ganhos são em função da produtividade e isso pode significar resultados muito superiores a um emprego no regime celetista;
  • Contras:
    • A renda não é fixa, ou seja, o profissional deverá se esforçar para construir uma boa base de cientes;
    • O profissional explora suas habilidades, se ele não estiver apto a realizar seus serviços (acidentes, doença, etc.), isso impactará os resultados;
    • Salvo em casos nos quais a própria capacitação favorece a administração, o controle financeiro, o marketing e outros aspectos essenciais de um negócio, o profissional poderá ter dificuldades para gerir tudo sozinho.

Resumindo, os Profissionais Liberais sofrem com os mesmos problemas que afligem os Autônomos, por isso essas classes costumam ser confundidas. Ainda assim, os contras podem ser superados com um bom planejamento e com o estabelecimento de parcerias de qualidade.

Profissionais Liberais: Como vencer...

O profissional liberal é a peça-chave do próprio negócio. Isso é um fato. Todavia, o mesmo profissional pode gerenciar alguns recursos e estabelecer uma estrutura interessante para que muitos dos seus problemas sejam resolvidos. Um médico, por exemplo, deve se dedicar inteiramente aos seus pacientes. Os tratamentos são delicados e toda a responsabilidade recai sobre o profissional.

Para garantir essa “atenção total”, o médico deve saber transmitir a gerência de algum setor do seu negócio para outra pessoa. Um exemplo comum são as secretárias, que realizam agendamentos, atendimentos, organizam documentos e muito mais.

A ideia, para outros setores é a mesma. Para o controle financeiro e todos os aspectos relacionados ao negócio, o contador será o parceiro ideal. Para a promoção do negócio, um profissional de marketing será a escolha. Para contratos, advogados. Essa é a ideia.

O sucesso dos Profissionais Liberais está intimamente ligado à forma como eles estruturam o negócio. Se tudo tiver sido muito bem planejado, o profissional terá que se preocupar apenas em realizar o melhor serviço possível. No plano de fundo, outros profissionais trabalharão para que tudo corra perfeitamente.

Profissionais Liberais, vamos firmar essa parceria?

Neste post, tratamos de apresentar algumas dicas que podem reverberar no sucesso dos Profissionais Liberais. Com uma boa organização e com uma mente empreendedora, esses profissionais têm tudo para alcançar excelentes resultados, desde que foquem em oferecer um serviço excelente. Ademais, com boas parcerias o negócio pode dar saltos ainda maiores.

Por fim, esperamos que agora você saiba como os Profissionais Liberais podem explorar suas competências da melhor forma possível. E claro, se você quiser ajuda para começar a fazer o seu negócio crescer, sugerimos que não deixe de falar conosco. Estamos à disposição. A Doria Contabilidade é especialista em negócios de Profissionais Liberais (Advogados, Nutricionistas,  Psicólogos, Dentistas, Médicos e afins) e ficará feliz em ajudar. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas supereficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | Todos os Direitos Reservados

×