Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

O Objetivo é: Maximizar a Restituição do Imposto de Renda!

Restituição do Imposto de Renda

A restituição do imposto de renda pode ser a prova de uma declaração de imposto de renda muito bem-feita. Afinal, não importa quem seja a pessoa, a intenção dela é não pagar nenhum imposto além do que ela realmente deve pagar. Sendo assim, como obter uma restituição do imposto de renda não é nada ilegal, se pudermos recuperar aquilo que foi deduzido de nossas rendas de uma forma justa, por que não o fazer? Obviamente, obter uma restituição justa demanda um conhecimento muito amplo das normas e dos mecanismos inerentes a uma declaração de imposto de renda. Além disso, é imperativo ter a experiência necessária para manter todos a declaração livre do risco de malha fina e ainda obter a restituição. Nesse post, portanto, falaremos um pouco sobre a restituição do imposto de renda com o intuito de lhe esclarecer muitas dúvidas sobre o assunto… Vamos lá?

Como funciona a restituição do imposto de renda?

A restituição, de forma geral, é um direito concedido àqueles que, durante um ano, pagaram o Imposto de Renda em excesso. Obviamente, essa seria uma explicação superficial, mas, no fim, é dessa forma que funciona.

À medida que vamos preenchendo nossas declarações de imposto de renda, o programa da Receita Federal vai calculando o valor do imposto a ser pago ou o valor a ser restituído. Para obter uma restituição do imposto de renda, é necessário apresentar um equilíbrio entre receitas e despesas de modo que, ao fim, a pessoa consiga obter determinados descontos e virar a balança em favor dela.

Um ponto que deve ser ressaltado é que as pessoas que, de algum modo, tiveram o imposto retido na fonte, mas não atingiram o limite que as obrigaria a ter que entregar a declaração, podem fazê-la e obter 100% da restituição.

Como e quando é paga a restituição do imposto de renda?

Aquele que possuem direito a receber uma restituição do imposto de renda receberá os seus valores em uma das sete datas programadas pela Receita Federal. O cronograma de pagamento é dividido em lotes que são liberados entre os meses de junho e dezembro.

Os valores são corrigidos pela Selic a partir do momento em que as quantias são liberadas para o contribuinte. Os valores são transferidos diretamente para a conta bancária informada na declaração. Por esse motivo é imprescindível preencher seus dados bancários de forma correta.

Em junho, quando os lotes começam a ser liberados, as primeiras remessas priorizam idosos e portadores de deficiência. Depois disso, as liberações priorizam as declarações que foram entregues mais cedo. Aliás cabe ressaltar que muitas pessoas deixam a entrega para a última hora com o intuito de postergar o pagamento do imposto e recebe-lo corrigido.

Lembre-se, porém que no caso de você haver feito alguma correção na declaração, enviando uma declaração retificadora, a data considerada na ordem de pagamentos será a data do envio da retificação.

Como acompanhar o processo de restituição do imposto de renda?

Caso você tenha enviado sua declaração, a Receita Federal disponibiliza uma boa série de forma para que você consiga realizar o acompanhamento da sua restituição do imposto de renda.

Sendo assim, é possível realizar a consulta através de uma área específica no site da Receita Federal. Nesta seção, bastará inserir seu CPF e sua data de nascimento para saber o status da sua declaração.

Outra opção é realizar a consulta através do “receita fone”. Nesse caso, bastará ligar para o número 146 e selecionar a opção número 3. Além disso, uma grande novidade foi liberada para os usuários recentemente e acabou substituindo o antigo SMS restituição. Essa novidade é o app Pessoa Física.

No referido app é possível realizar algumas consultas de informações relacionadas à sua situação perante a Receita Federal e, melhor ainda, realizar a consulta da sua restituição do imposto de renda de forma rápida e eficiente.

Cabe ressaltar que o app promove um acesso fácil à seção “Perguntão” do Imposto de Renda. Nessa seção, são reunidas as principais dúvidas dos usuários para que depois elas possam ser respondidas pelos especialistas da Receita Federal. Essa seção é muito importante, pois, de certa forma, as dúvidas acabam moldando as novas regras que ditam os anos seguintes.

Maximize a sua restituição do imposto de renda!

Conforme você pode perceber, a restituição do imposto de renda é dotada de uma serie de aspectos. Esses aspectos a transformaram em um popular assunto que surge logo após o encerramento do prazo de entrega das declarações. Sendo assim, não se surpreenda quando, em junho, as pessoas começarem a comentar sobre as restituições e seus pagamentos.

Obviamente, se você declara o imposto de renda, por obrigatoriedade ou não, o ideal é que você busque por formas de utilizar as regras do imposto de renda em seu favor. Desse modo, será possível realizar uma declaração com uma margem de segurança muito boa e ainda garantir o recebimento de algum valor a título de restituição do imposto de renda.

Por esse motivo é que se torna altamente recomendado recorrer a profissionais experientes e capazes de realizar sua declaração. Afinal, eles conseguirão garantir que sua declaração não corra o risco de cair na malha fina e ainda saberão os caminhos certos para conseguir a melhor restituição possível.

Por fim, esperamos que, seja qual for a sua decisão, você consiga maximizar sua restituição de imposto de renda e utilizar as informações que encontrou aqui, para realizar suas consultas de forma muito rápida.

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | 2018 | Todos os Direitos Reservados