Aqueles que assistiram ao filme “O Contador” com o ator Bem Affleck puderam ter uma boa ideia do poder que esse tipo de profissional tem. Infelizmente, no filme, o contador acaba realizando atividades não muito louváveis… Contudo, o profissional contábil, aquele que age dentro dos preceitos da ética profissional e, melhor ainda, com a mentalidade de ajudar seus clientes, consegue agregar enorme valor às empresas…
Sendo assim, neste post iremos esclarecer o que o contador pode fazer para ajudar o seu negócio e como você poderá aproveitar ao máximo as capacidades desse profissional tão importante. Vamos lá?
Infelizmente, os profissionais contábeis sofrem com um estereótipo antigo que faz com que muitas pessoas os vejam como meros guarda-livros. Isto é, profissionais que se limitam a registrar fatos contábeis, fazer suas contas e atender às obrigações legais.
Aliás, é por esse motivo que muitos empreendedores (os de pouca visão) consideram o contador um mal necessário. Pior ainda, muitos contadores acabam aceitando o estereótipo e limitando sua atuação ao cumprimento das exigências legais, ou seja, subaproveitando todo o seu potencial.
Sendo assim, tente imaginar por um minuto a quantidade de informações que a contabilidade possui. Agora pense de forma estratégica: o contador, o profissional que manuseia todas as informações acerca da sua empresa, o profissional habilitado e conhecedor de muitos aspectos gerenciais, está ou não está apto a lhe dar excelentes planos de ação? Bem… Caso tenha ficado com dúvidas, a resposta é sim!
Obviamente, não iríamos fazer uma afirmação dessas sem lhe apresentar uma boa série de argumentos. Portanto, não deixe de verificar os motivos que farão você olhar o contador com outros olhos… Confira…
Ultimamente, tem se falado muito sobre a questão do planejamento tributário. Isto é, um plano de ação voltado a, dentro das normas e da legalidade, diminuir a carga tributária das empresas… Neste caso, não é necessário dizer o quanto essa atitude pode influenciar os resultados da sua empresa. Afinal, a carga tributária no Brasil não é das mais leves.
Desse modo, o contador será o pivô de um planejamento tributário eficiente, pois é ele quem conhece as normas e regimes tributários. Com isso, ele saberá definir o perfil da sua empresa e projetar uma situação em que o enquadramento em um regime tributário será o melhor para o seu negócio.
Além disso, a atuação do contador será essencial ao longo das suas operações, pois ele continuará otimizando as estratégias com o intuito de estar sempre diminuindo a incidência de impostos em suas transações.
Portanto lembre-se, com menos gastos em impostos, é possível ter mais capital disponível para investimentos, valorização dos colaboradores, aumentos no pró-labore, etc.
Enquanto realiza suas operações padrão, ou seja, registros contábeis, o contador tem um enorme poder de evitar maiores dores de cabeça para a sua empresa. Pense bem, atendendo a todas as exigências legais, você não terá que se preocupar com nada.
Assim sendo, tomemos como exemplo a elaboração de uma folha de pagamento. O contador irá elaborar toda a documentação e atender a todas as normas inerentes a esse processo. Com isso, a chance de ocorrerem problemas na esfera trabalhista será reduzida drasticamente.
Além do mais, para os contadores que pensam de forma proativa, certas ações não se limitaram apenas a atender às exigências e evitar erros. Afinal, a contabilidade é uma fonte de informações incríveis e o contador de qualidade sabe interpretar os dados com vistas a evitar problemas futuros.
Desse modo, peça sempre a opinião do seu contador quando for tomar alguma decisão estratégica. Afinal, o contador conhecerá sua necessidade de capital de giro, a saúde financeira da sua empresa e poderá projetar cenários que lhe permitirão o vislumbre das consequências de cada escolha…
O Brasil é um dos países com mais empreendedores (ou pessoas querendo empreender) no mundo. Entretanto, nem todas as pessoas possuem o tempo ou o conhecimento necessário para compreender a normas legais, certos procedimentos gerenciais e outras atividades.
Sendo assim, o contador surge como um personagem extremamente importante para lhe ajudar a enfrentar a burocracia, cumprir prazos e atender a todas as obrigações. Com isso, você conseguirá focar nas suas operações e no gerenciamento do seu negócio com a tranquilidade de saber que um profissional competente estará “segurando as pontas” no plano de fundo.
Além disso, é bom ressaltar que o contador é seu parceiro nos negócios. Isto é, o seu sucesso é o sucesso dele. Afinal, quanto melhor for a situação da empresa melhor será a situação do contador.
Por esse motivo é tão importante deixarmos de lado o velho estereótipo de que o contador é um “mal necessário”, pois estamos falando de um profissional que tem interesse direto no seu sucesso e que está disposto a oferecer o melhor das suas habilidades para lhe ajudar a alcançar os seus objetivos.
Neste post fizemos o possível para simplificar aquilo que um contador tem a oferecer para a sua empresa. Conforme pôde perceber, nossa intenção foi apresentar o contador sob uma ótica moderna na tentativa de derrubar estereótipos antiquados e irreais.
Portanto, agora que você tem total conhecimento sobre as formas que um contador pode ajudar a sua empresa, você estará no mesmo nível dos grandes empreendedores, que já enxergam o contador como uma peça chave para o sucesso dos seus negócios. Até a próxima!