Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Atividades MEI? Saiba como Verificar se você pode Ser um MEI!

Atividades MEI? Saiba como Verificar se você pode Ser um MEI!

Com a criação do MEI, muitos negócios puderam sair da “clandestinidade” e receber o direito de emitir notas fiscais, colocando-se dentro da legalidade e tendo acesso a diversos benefícios. No entanto, nem todo tipo de negócio pode ser registrado como MEI. Não à toa, a pesquisa “Atividades MEI” é feita com tanta frequência, já que revela a preocupação das pessoas em enquadrar o negócio dentro das normas desse tipo de empresa.

Sabendo disso, resolvemos criar este post para lhe apresentar as atividades MEI. Com isso, antes de abrir o seu negócio, você poderá saber se o enquadramento dentro das normas do MEI poderá ser feito. Assim, bastará procurar pela instrução necessária e pelo apoio de um bom contador para começar a dar asas ao seu sonho de empreender. Vamos começar?

O que são as atividades MEI?

Como dissemos, uma das pesquisas mais frequentes, quando falamos em MEI, diz respeito às atividades MEI. Isto é, as atividades que podem ser enquadradas dentro dessa modalidade empresarial. Afinal, não é todo tipo de negócio que pode ser MEI.

Felizmente, qualquer busca na internet permite que o futuro empreendedor tenha acesso às listas de atividades MEI. Desse modo, é possível avaliar se um negócio ou uma ideia de negócio poderá aproveitar todos os benefícios dessa modalidade e já realizar o processo de legalização de uma forma correta.

Nesse caso, cabe ressaltar que, apesar de o MEI não ter a obrigatoriedade de ter um contador, sem a instrução necessária ficará muito difícil elencar as atividades MEI que o seu negócio pode explorar. Aliás, é bom ressaltar que, além da atividade principal, um MEI pode escolher outras 15 atividades MEI secundárias, ou seja, saber como escolher as atividades será crucial para garantir que o seu negócio possa atingir uma clientela ainda mais abrangente.

Ademais, apenas para aproveitar a deixa, não deixe de se inscrever no treinamento online (e gratuito) que estamos promovendo para ajudar os MEIs a evitar diversos problemas que podem colocar seus negócios em risco. Não perca essa oportunidade: Inscreva-se! As informações apresentadas no treinamento serão muito úteis para quem está pensando em abrir um MEI.

O que devo saber sobre as atividades MEI?

Para compreender as atividades MEI é necessário conhecer o que é um CNAE. Nesse caso, trata-se de um conjunto de códigos utilizados para determinar os ramos e as atividades que as empresas estão autorizadas a explorar. Além disso, cabe ressaltar que todas as empresas possuem um CNAE.

Todavia, para o caso dos MEIs, a lista de códigos CNAE, conhecida como lista de atividades MEI é restrita apenas às atividades que podem ser enquadradas nessa modalidade empresarial. E claro, apesar de existir o chamado CNAE principal, as demais atividades, incluídas no rol chamado de CNAE secundário ajudam a empresa a ampliar suas áreas de atuação.

Por fim, cabe lembrar que, caso o seu negócio esteja fora da lista de atividades MEI, será necessário optar por outras modalidades empresariais como a ME, EPP e outras tantas. De qualquer forma, antes de afirmar que o seu negócio não pode ser MEI é muito importante verificar os pormenores de cada CNAE, já que muitas vezes, o título da atividade não reflete todos os detalhes que ela abarca. Isto é, mais uma vez, a instrução de um contador poderá fazer muita diferença.

Quais são as atividades MEI?

Apesar de a lista de atividades MEI ser limitada, ainda é possível encontrar uma infinidade de opções passíveis de serem exploradas por um empresário. Ademais, como foi dito, em muitos casos, o nome da atividade não deixa claro aquilo que pode ser realmente feito. Assim, para cada título é possível encontrarmos diversas atividades que podem ser exploradas dentro de uma mesma classificação.

Como sempre acontece nos assuntos relacionados ao MEI, o Portal do Empreendedor surge como o principal portal de informações acerca dessa modalidade empresarial. Assim sendo, a lista de atividades MEI poderá ser encontrada no referido endereço.

De qualquer maneira, é possível destacar diversas atividades de artesanato, de comércio, de prestação de serviços, de produção e, até mesmo, atividades rurais. Enfim, trata-se de uma lista com algumas opções interessantes e muito capazes de gerar uma boa renda para os empresários.

Por fim, é bom lembrar que, além da atividade principal, poderão ser escolhidas mais 15 atividades secundárias. Esse fato, para quem está preocupado em fazer as coisas de uma forma bem planejada, pode representar a criação de uma empresa abrangente e capaz de atender a diversos públicos, aumentando assim as probabilidades de sucesso.

Vamos planejar suas atividades MEI?

Conforme pôde perceber, neste post, fizemos de tudo para lhe apresentar um “balanço geral” de todos os assuntos relacionados às atividades MEI. Afinal, trata-se de um assunto relevante a esse público e uma escolha que, se não for muito bem pensada, poderá trazer algumas limitações e, na pior das hipóteses, alguns problemas para o empresário.

Por fim, esperamos que agora você possa ter a consciência de que a escolha das atividades MEI corretas é um ponto importante do processo de legalização da sua empresa. Para encerrar, caso você tenha alguma dúvida sobre este e outros assuntos, ou precise de um contador especializado para lhe ajudar, não deixe de falar conosco, estaremos à disposição. E não deixe de compartilhar, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas super eficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | 2018 | Todos os Direitos Reservados