Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

MEI Precisa Ter Contador? Descubra como esse profissional pode ser útil!

MEI Precisa Ter Contador? Descubra como esse profissional pode ser útil!

De acordo com a Lei Complementar nº 128 de 2008, que fala das regras para o Microempreendedor Individual (MEI), essa classe de empreendedores não tem a obrigação de contratar um contador. Mesmo assim, as pessoas estão sempre perguntando: MEI precisa ter contador? Por esse motivo, resolvemos criar este post para falar um pouco sobre essa dúvida tão comum.

Afinal, por lei, nenhum MEI precisa ter contador, mas isso não quer dizer que eles não possam contratar um profissional capaz de ajudar na organização e no desenvolvimento do negócio, não acha? Sendo assim, vamos falar um pouco sobre esse assunto e descobrir como um contador pode ajudar um MEI. Vamos lá?

MEI precisa ter contador, o que diz a lei?

Como todos sabem, uma das grandes vantagens de se legalizar um negócio na condição de MEI é a ausência de certos processos burocráticos. Desse modo, é possível a qualquer empreendedor executar todos os procedimentos por conta própria.

Aliás, cabe lembrar que, de acordo com a lei que dita as regras para os MEIs, os escritórios contábeis optantes pelo Simples Nacional têm a obrigação de realizar a abertura do MEI e a primeira Declaração do MEI de forma gratuita.

A lei também diz que o MEI não é obrigado a contar com os serviços de um contador e tampouco é obrigado a manter registros contábeis que são obrigatórios para outras classes de empresários.

Além disso, como os impostos poderão ser recolhidos com base em valores fixos e emitidos em uma escala mensal, com suas respectivas guias de pagamento (DAS), nenhum MEI precisa ter contador para calcular impostos, emitir guias, etc.

Obviamente, o MEI conta com uma série de obrigações principais e acessórias. Contudo, o próprio empreendedor deverá realizar essas tarefas e atender a todos os requisitos da lei para garantir que o seu negócio continue dentro da legalidade.

Portanto, é possível dizer que, pela lei, um MEI não necessita de um contador para cumprir com as suas obrigações. Entretanto, em termos de necessidades e de custo x benefício, é possível afirmar que o MEI precisa ter contador por diversos motivos. Vamos conhecê-los?

Não é o obrigatório, mas o MEI precisa ter contador! Conheça os motivos...

Em primeiro lugar, podemos citar o processo de abertura do MEI. Conforme já dissemos, é um processo que pode ser feito pelo próprio empreendedor, mas será que ele possui o conhecimento necessário ou o tempo para entender os processos, registros de atividade, etc.?

Conforme poderá perceber, apesar de a lei dizer que nenhum MEI precisa ter contador, a verdade é que a contratação desses profissionais sempre terá um impacto positivo em relação ao enfrentamento de processos burocráticos, orientações, apoio na organização do negócio e em muitos outros casos.

Além disso, como também já foi dito, certos contadores realizam o serviço de abertura do MEI de forma gratuita e oferecem planos mais adequados para essa classe empresarial tão especial, que é o MEI.

Outro ponto onde o contador obtém destaque é na contratação e manutenção de funcionários por parte do MEI. Afinal, como todos sabem, o MEI tem direito de contratar um funcionário e, obviamente, isso implica um aumento nas obrigações do MEI em relação à lei.

Desse modo, para enfrentar as dúvidas originadas com questões trabalhistas, o MEI poderá fazer uso de toda a expertise do contador e garantir que todos os processos estão sendo feitos dentro das normas, evitando problemas com funcionários e reclamações trabalhistas.

O MEI precisa ter contador para o futuro!

É possível que existam casos de empreendedores que desejam ser MEIs para sempre. Entretanto, a grande maioria sonha em expandir seus negócios, obter maiores resultados, aumentar sua infraestrutura, etc. Com o crescimento, o MEI acabará sendo obrigado a ser enquadrado em outra classe empresarial, como Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), por exemplo.

Sendo assim, com a evolução do negócio, o MEI acabará, em algum momento, sendo obrigado a contratar um contador. Desse modo, se a intenção é evoluir e expandir o negócio, o empreendedor de visão deverá ter a consciência de que um profissional contábil será essencial para garantir uma transição tranquila e organizada.

Além disso, como a influência do contador nos resultados pode ser bastante relevante, o apoio desse profissional irá ajudar a reduzir custos, melhorar processos e organizar a empresa de forma eficiente. Aliás, uma parceria de negócios jamais pode ser negligenciada, ou seja, se você conseguiu um excelente parceiro como MEI e evoluiu, é possível projetar um crescimento ainda maior, com um apoio especializado que já provou ser confiável!

Por fim, podemos dizer que o MEI precisa ter contador para aumentar a suas chances de construir um negócio sólido e projetar um futuro cheio de bons resultados para o seu negócio.

O MEI precisa ter contador para alcançar o sucesso!

Neste post fizemos o possível para responder a uma pergunta muito comum entre os empreendedores: “MEI precisa ter contador”. Desse modo, conforme pôde perceber, pela lei, o MEI não é obrigado a ter um contador, mas, com todos os fatos que apresentamos é possível afirmar que um MEI precisa ter contador para organizar seu negócio de maneira eficiente a fim de aumentar suas chances de obter bons resultados.

Portanto, caso você também acredite que o MEI precisa ter contador para aumentar as probabilidades de sucesso, não deixe de entrar em contato com o nosso apoio especializado para MEIs. Com isso, você irá descobrir as soluções que temos para lhe ajudar a dar vida ao seu sonho de empreender! Até a próxima…

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | 2018 | Todos os Direitos Reservados