fbpx

Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Como fazer o Imposto de Renda: Conheça os erros mais comuns!

Como fazer o Imposto de Renda: Conheça os erros mais comuns!

Sim, há como fazer o imposto de renda por conta própria (ponto). Realmente, isso é indiscutível, mas dificilmente isso é indicado. Dizemos isso, pois existem muitas nuances de uma Declaração de Imposto de Renda que apenas uma pessoa experiente e dotada de certos conhecimentos poderá resolver.

De todo modo, para provar que muitas coisas ruins podem acontecer quando decidimos fazer o Imposto de Renda por conta própria, separamos aqui uma série de erros que, de acordo com a Receita Federal, são bem comuns. Obviamente, esses erros podem levar um contribuinte a cair na malha fina e, certamente, você não deseja que isso aconteça. Por isso, não deixe de conferir…

O Imposto de Renda 2019

Bem, o prazo para a entrega do Imposto de Renda 2019 já está valendo e, como sempre, a Receita Federal aproveita esse período para dar instruções, exibir dados e chamar a atenção de todos para alguns detalhes importantes.

Para tanto, a Receita Federal faz uso do chamado “Perguntão”, que é uma coletânea de questões levantadas pelos contribuintes em relação ao Imposto de Renda. Com base nessas questões, a Receita vai criando uma espécie de guia para a elaboração da Declaração de Imposto de Renda. Certamente, aqueles que desejam aprender como fazer o de Imposto de Renda podem recorrer a esse serviço a fim de sanar suas dúvidas.

No entanto, como dissemos, fazer o Imposto de Renda por conta própria é algo bastante arriscado. Se fosse simples, não seria tão indicada a contratação de um contador. Desse modo, para evitar que nossas palavras pareçam tendenciosas, resolvemos separar abaixo os erros mais comuns que os contribuintes costumam cometer. Esses erros foram indicados pela própria Receita Federal e podem levar o contribuinte a cair na malha fina. Acompanhe…

A Omissão de Rendimentos

Segundo a Receita Federal, o erro mais comum é a omissão de rendimentos. Se você vem tentando descobrir como fazer o Imposto de Renda, já deve ter percebido que existem inúmeros campos para inserir inúmeras informações.

Como não poderia deixar de ser, a informações relacionadas às fontes pagadoras têm grande importância e todos aqueles que têm a obrigatoriedade de declarar o Imposto de Renda devem preencher todos os dados cabíveis em suas situações.

Às vezes, a pessoa não chega a, com a sua renda, alcançar o valor de R$ 28.559,70, mas ela se enquadra em outra situação de obrigatoriedade. Nesse caso, a pessoa acha que não precisa declarar e acaba caindo na malha fina por omitir o outro rendimento.

Outro caso comum é quando o contribuinte presta um serviço como autônomo, mas não declara o rendimento desse trabalho. Todavia, a empresa que contratou o serviço declarou esse pagamento e aí… o cruzamento de dados da Receita Federal não falha.

Situações como essas acontecem aos montes e as consequências podem ser pesadas. E mais, às vezes a pessoa sequer desejou emitir os dados, apenas desconhecia a necessidade de declará-los, por falta de experiência ou de instrução. O Contador, claro, iria chamar a atenção para esses problemas e evitá-los, com certeza.

Dependentes

Os dados relacionados aos dependentes costumam dar muita dor de cabeça para os contribuintes. Aqueles que estão aprendendo como fazer o imposto de renda costumam ter muitas dúvidas quando chegam nesse ponto.

E isso acontece, pois a inclusão do dependente em uma declaração de Imposto de Renda é opcional, mas, uma vez que ele é incluído, todos os dados relacionados a ele devem ser informados. Isso quer dizer que os rendimentos do seu dependente, mesmo os isentos, devem ser incluídos na sua declaração.

Outro ponto importante é atentar para o fato de que um dependente não pode ser incluído em duas declarações diferentes, ou seja, no caso de o seu cônjuge já ter feito a declaração com o dependente, você não poderá incluí-lo. Parecem erros bobos, mas eles acontecem com uma frequência absurda.

Declaração de despesas

Quem está descobrindo como fazer o imposto de renda já sabe que algumas despesas podem ser utilizadas como fatores de dedução. Entretanto, é necessário saber que são despesas muito bem especificadas nas regras da Receita Federal.

As despesas com educação, por exemplo, dizem respeito apenas às “mensalidades” de cursos em escolas do ensino fundamental, médio e superior. Apesar disso, muitos acreditam que despesas com cursinhos de idiomas ou materiais escolares podem ser informadas nas declarações. E isso é um erro.

Valor dos Bens

Para encerrar, temos esse erro que é bem comum também: muitos declaram um imóvel ou automóvel pelo preço de mercado. O que não é correto. Imóveis só podem ter os seus valores alterados se o contribuinte fizer benfeitorias devidamente comprovadas com notas fiscais. No caso dos automóveis, o valor será aquele que foi pago na aquisição.

Não sabe como fazer o Imposto de Renda?

Neste post, fizemos o possível para mostrar alguns erros comuns que são cometidos por quem deseja fazer a própria declaração de Imposto de Renda, sem ter a experiência ou os conhecimentos necessários para isso. Com isso, deixamos claro que, se você não souber como fazer o Imposto de Renda, é mais interessante contar com o apoio de um contador e evitar problemas maiores.

Por fim, esperamos que você consiga fazer uso dessas informações para garantir que a entrega da sua declaração seja perfeita… E claro, caso você não saiba como fazer o Imposto de Renda, sugerimos que não deixe de falar conosco. Estaremos à disposição. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas supereficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | Todos os Direitos Reservados

×