fbpx

Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Imposto de Renda 2019: Como se Organizar para Evitar Surpresas!

Imposto de Renda 2019: Como se Organizar para Evitar Surpresas!

Entra ano, sai ano e sempre temos as mesmas histórias relacionadas ao Imposto de Renda… Dúvidas, alterações, falta de documentação… Enfim, um pandemônio que parece já ter se transformado em uma espécie de tradição que, geralmente, dura até o fim do mês de abril de cada ano.

Sabendo disso, a Doria Contabilidade, como boa defensora das ações proativas, resolveu criar uma espécie de guia para lhe ajudar a se organizar para encarar o Imposto de Renda. Pois é, o período de entrega das declarações ainda nem começou, mas isso não quer dizer que você não possa começar a ser preparar. Então, não deixe de conferir até o fim… Vamos começar?

Por que deixar tudo pronto de antemão para o Imposto de Renda?

Bem, assim com muitas outras coisas na vida, fazer uma declaração de Imposto de Renda de forma calma e bem organizada é a melhor forma de evitar problemas. Aliás, o ser humano é um procrastinador nato e, por isso, ele tende a deixar as coisas para a última hora.

No entanto, brincar com o “temido leão” não é algo muito interessante. Isto é, arriscar deixar as coisas para a última hora pode ser o caminho mais curto para cair na malha fina. Pense bem: imagine que faltam dois dias para o término do prazo. Aí, o seu contador diz que você deve apresentar um determinado documento, mas esse documento leva uma semana para ficar pronto. E aí? De modo geral, você estará em uma enrascada.

E claro, não podemos nem dizer que o prazo é curto. Não mesmo! Com todos os documentos em mãos, fazer o Imposto de Renda não chega a ser uma tarefa tão complicada assim. Por isso, não há motivos para não começar a se organizar o quanto antes.

Ademais, é sempre bom lembrar que se a entrega for feita logo nos primeiros dias do período, você poderá entrar na fila de restituição de forma antecipada, ou seja, o seu nome irá figurar logo nos primeiros lotes de liberação das restituições. Além do mais, a paz de espírito de saber que a sua situação já está regularizada é impagável.

Mas como eu devo me organizar para o Imposto de Renda?

Felizmente, a organização prévia para a elaboração do Imposto de Renda não é nem um pouco complicada. Para tanto, sugerimos que você converse com um profissional contábil e apresente a ele as suas informações e a última declaração de Imposto de Renda.

Após esse contato inicial, o seu contador irá lhe apresentar uma série de comprovantes e documentos que serão necessários para garantir que a declaração seja enviada de forma correta e com todas as informações. Aliás, mesmo que, após o início dos trabalhos, o contador verifique que serão necessários outros documentos, essa solicitação será mais pontual e fácil de ser resolvida.

E mais, o ideal é não subestimar essa “coleta de documentos”, acreditando que você poderá solicitá-los e emiti-los quando quiser. Lembre-se de que, em alguns casos, são muitos documentos, emitidos por diversas entidades diferentes. Pior ainda, é provável que muitas pessoas estejam solicitando a essas entidades os mesmos documentos. Assim, não precisa pensar muito para saber onde essa história vai parar.

Então, converse com o seu contador. Caso não tenha um contador para a sua Declaração de Imposto de Renda, saiba que a Doria Contabilidade está à disposição. No entanto, o fato é que com as diretrizes do seu contador, sua vida ficará muito menos complicada.

Dicas para uma boa organização

Mesmo dizendo que é imprescindível que você entre em contato com um contador, podemos elencar aqui alguns procedimentos e documentos que você já pode ir adiantando. Confira:

  • Cópia da Declaração de Imposto de Renda de 2018;
  • Seu título de eleitor, se for a sua primeira declaração;
  • Os devidos informes de rendimentos (assalariados, autônomos, pensionistas, etc.);
  • Informes de rendimentos de instituições bancárias;
  • Informações relacionadas aos dependentes (rendimentos, despesas escolares, etc.);
  • Recibos de pagamento de despesas diversas, aluguéis, despesas médicas, despesas com educação, etc.);
  • Qualificações de beneficiários de doações, dos dependentes, etc.;
  • Documentos relacionados a pensões alimentícias;
  • Dados dos empregados domésticos;
  • Documentos que comprovem transações com imóveis, veículos, etc.

Conforme pôde notar, a lista é muito extensa. Aliás, essa é apenas “a ponta do Iceberg”, já que algumas informações que deverão constar na sua Declaração de Imposto de Renda exigem outros comprovantes e documentos importantes.

De todo modo, essa lista tem o intuito de ilustrar o quanto uma organização prévia pode facilitar a sua vida e, até mesmo, o trabalho do contador, já que ele terá calma para fazer a sua declaração sem ter a pressão do prazo pesando sobre os ombros.

Então, vamos fazer essa Declaração de Imposto de Renda?

Neste post, fizemos o possível para mostrar o quanto uma organização prévia pode ajudar a evitar problemas na hora de elaborar uma declaração de Imposto de Renda. Sendo assim, evite deixar tudo para a última hora. Afinal, nesse caso, o maior prejudicado será você mesmo. E como todos sabem, a Receita Federal não costuma “pegar leve”.

Por fim, esperamos que você consiga fazer uso dessas informações para nortear suas ideias, planos de negócios… E claro, que você tenha descoberto como evitar problemas ao se organizar de forma prévia para o Imposto de Renda. Caso você tenha alguma dúvida sobre esse ou outros assuntos, ou precise de um contador de confiança para lhe ajudar a crescer de forma sustentável e longe dos problemas, não deixe de falar conosco. Estaremos à disposição. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas supereficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | Todos os Direitos Reservados