fbpx

Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Emissão de Nota Fiscal: Otimize os seus processos ao máximo!

Emissão de Nota Fiscal: Otimize os seus processos ao máximo!

Dentre as muitas obrigações que um negócio possui, a emissão de nota fiscal é, sem dúvidas, uma das mais recorrentes e importantes. Apesar de não ser uma tarefa muito complicada, muitos ainda possuem dúvidas acerca desse assunto e cometem alguns erros na hora de emitir esses documentos. E claro, esses erros devem ser evitados, já que, em alguns casos, a empresa pode ser prejudicada.

Sabendo disso, resolvemos criar este post para falar um pouco sobre a emissão de nota fiscal. Conforme irá perceber, nossa intenção foi dar um enfoque maior nos erros que surgem durante a emissão e dar dicas para otimizar os processos, evitando problemas e favorecendo o negócio. Vamos começar?

Por que a emissão de nota fiscal é importante?

Bem, uma nota fiscal é uma obrigação para quase todas as empresas. O objetivo do documento é estabelecer um registro das transações envolvendo bens e serviços. Isto é, através das Notas Ficais, a fiscalização consegue monitorar as movimentações de uma empresa.

Existem muitos tipos de nota fiscal (notas de produtos, notas de entrada, notas de saída, etc.), mas o importante é saber que, para o fisco, elas representam um controle fiscal em relação à empresa. Nesse caso, para se manter dentro da legalidade, a empresa deve realizar a emissão de nota fiscal corretamente.

Desse modo, podemos dizer que a importância da emissão de nota fiscal reside no fato de que toda a tributação tem como base esses documentos. Essas notas são uma comprovação de que a empresa está comprando e vendendo dentro das normas legais e recolhendo todos os tributos conforme manda a lei.

Além de tudo isso, uma empresa que emite nota fiscal de forma correta tem uma fonte de dados muito interessante para controlar suas transações. Melhor ainda, essas empresas acabam gozando de uma reputação mais confiável junto aos clientes e fornecedores, já que, em um pensamento lógico, uma empresa correta é aquela que segue todas as normas à risca. Pode não parecer verdade, mas não faltam relatos de MEIs que conseguiram fechar grandes parcerias, pois apresentaram a possibilidade de emitir nota fiscal.

Os problemas relacionados à emissão de nota fiscal...

Como dissemos no início, a emissão de nota fiscal não chega a ser uma tarefa complicada. Entretanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas e, pior ainda, cometem erros que podem prejudicar a empresa. Para começar, há pessoas que simplesmente decidem não emitir as notas fiscais.

Esse é um erro grave. Salvo em alguns casos especiais, as empresas são obrigadas a emitir nota fiscal. Ao não fazer isso, a empresa estará sonegando impostos e isso é crime. Um crime que gera multas e, em alguns casos, leva alguém à prisão.

Outro ponto importante a ressaltar é a confusão entre os tipos de notas fiscais. Às vezes por falta de instrução ou por falta de vontade de aprender, uma pessoa acaba emitindo um nota fiscal de serviços, quando deveria emitir uma nota fiscal de venda de produtos. Por incrível que pareça, essas confusões são comuns, especialmente nas empresas que emitem vários tipos de documentos fiscais.

Para encerrar, é sempre bom lembrar que o DANFE não é a Nota Fiscal! Aliás, o próprio nome, Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica, já diz isso. E por que isso é importante de saber? Na emissão de nota fiscal, é gerado um documento conhecido como XML. Esse é o arquivo da Nota Fiscal e, portanto, deve ser arquivado por, pelo menos, cinco anos. Achando que o DANFE é a nota fiscal, as pessoas guardam esses documentos (que não têm validade jurídica) e se desfazem do XML.

Otimize a sua emissão de nota fiscal

Além de prestar atenção aos problemas apresentados acima, você também poderá fazer algumas ações interessantes para otimizar o seu processo de emissão de nota fiscal. Nesse caso, o primeiro passo é procurar por orientações junto a um contador…

O contador irá lhe explicar tudo que você precisa saber para emitir os seus documentos fiscais e ainda lhe dará dicas para fazer tudo de um jeito ágil e correto. De qualquer modo, o importante é prestar atenção ao processo do início ao fim.

Os erros mais comuns durante a emissão de nota fiscal são os dados preenchidos de forma incorreta. Logo, quando for emitir uma nota fiscal, faça tudo com calma. Obviamente, um sistema que emite notas fiscais automaticamente poderá facilitar, e muito, a vida de um empreendedor.

No caso dos MEIs, existem situações em que a emissão de nota fiscal se torna facultativa. Por isso, é bom se instruir junto a um contador para saber em quais casos a obrigatoriedade existe. Isso evitará muitos problemas, pode apostar.

Vamos otimizar a sua emissão de nota fiscal?

Neste post, tratamos de falar sobre a emissão de nota fiscal. Nossa intenção foi apresentar a importância da emissão e alguns erros comuns que são cometidos em relação ao assunto. Seguindo essas dicas e obtendo instruções de um contador, você não terá mais problemas com os seus documentos fiscais.

Por fim, esperamos que agora você consiga melhorar o seu processo de emissão de nota fiscal. E claro, se você quiser ajuda para evitar maiores problemas com esses documentos, sugerimos que não deixe de falar conosco. Estaremos à disposição para lhe ajudar a arrumar tudo. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas supereficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | Todos os Direitos Reservados

×