Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Saiba como abrir uma empresa de prestação de serviços bem aqui!

Saiba como abrir uma empresa de prestação de serviços bem aqui!

De acordo com algumas pesquisas, o setor de serviços é aquele que contém o maior número de empresas registradas no Brasil. Não à toa, o número de empreendedores que começaram a investir nesse setor cresceu muito. Felizmente, qualquer pessoa que possua o know-how necessário, alguma especialização ou diploma, pode abrir uma empresa de prestação de serviços. Melhor ainda, o processo para abrir esse tipo de empresa, embora tenha algumas formalidades, não chega a ser tão complicado quanto a maioria imagina.

Sendo assim, neste post falaremos sobre os processos para abertura de uma empresa de prestação de serviços. Obviamente, nossa intenção é ajudar os empreendedores desse segmento a descobrir como abrir suas empresas e finalmente dar início às suas jornadas empreendedores. Portanto, não perca!

O que é uma Empresa de Prestação de Serviços?

Em primeiro lugar, não pense que o termo “empresa” se refere a uma estrutura complexa. Não mesmo! Uma empresa de prestação de serviços pode muito bem ser formada por apenas uma pessoa. Desde que ela, obviamente, detenha os conhecimentos necessário para prestar os serviços oferecidos de forma satisfatória para seu público-alvo.

Desse modo, podemos elencamos abaixo alguns profissionais que podem ser considerados prestadores de serviços e que estão em alta ultimamente:

  • Técnicos de Informática;
  • Mecânicos;
  • Eletricistas;
  • Cabeleireiros;
  • Esteticistas;
  • Médicos;
  • Engenheiros;
  • Dentistas.

Conforme pôde perceber, existem opções bastante variadas. Entretanto, por motivos óbvios, os três últimos dessa lista demandam que os profissionais sejam graduados e que estejam devidamente registrados nos órgãos que regulam as referidas profissões.

Portanto, uma empresa de prestação de serviços é caracterizada pela oferta de serviços para um público-alvo definido, desde que os prestadores possuam as habilidades, experiências e os devidos registros, quando exigidos, para realizar os serviços oferecidos. (E receber uma remuneração em troca).

Mas como legalizar uma empresa de prestação de serviços?

Para iniciar o processo de legalização de uma empresa de prestação de serviços, sugerimos, em primeira instância, que seja definido o tipo jurídico e que seja realizada a busca pelo nome empresarial.

Sendo assim, cabe ressaltar que existem diversos tipos jurídicos e cada um deles possui suas peculiaridades. De qualquer modo, uma empresa de prestação de serviços pode optar por alguns tipos jurídicos a saber:

  • Microempreendedor Individual (MEI);
  • Empresário Individual (EI);
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI);
  • Sociedade Simples Limitada;
  • Sociedade Empresária Ltda.

Conforme poderá perceber, cada uma das opções é indicada para uma situação específica. Um bom exemplo é o MEI. Com ele, é possível criar uma empresa de prestação de serviços de forma rápida e adquirir todos os benefícios inerentes a essa condição. Contudo, será necessário se enquadrar dentro do limite de faturamento e realizar uma consulta para saber se os serviços prestados são permitidos na condição de MEI.

Por fim, faltará apenas realizar a consulta do nome empresarial. Neste caso, bastará realizar os procedimento na Junta Comercial do seu estado. No entanto, não se preocupe, trata-se de um procedimento muito simples, que pode ser realizado pela internet.

Cabe ressaltar também, que a escolha do tipo jurídico da sua empresa irá influenciar no procedimento de abertura. Por exemplo: Caso você tenha optado por uma sociedade limitada, será necessária a confecção de um contrato social, no caso de uma empresa individual será necessário registrar um Requerimento de Empresário.

Detalhes importantes para abrir uma empresa de prestação de serviços

Antes de darmos entrada no procedimento de abertura da sua empresa de prestação de serviços é necessário prestar atenção a alguns pontos importante. Nesse caso, o principal dele, será o regime tributário a ser escolhido. Desse modo, você terá total certeza de que não estará pagando mais impostos do que deveria.

Obviamente, para escolher uma dos três regimes tributários (Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional) é necessária a realização de um planejamento tributário. Sendo assim, será bom contar com o apoio de um contador especializado que irá avaliar o seu plano de negócios em busca das soluções mais adequados para a sua empresa de prestação de serviços.

Com o tipo jurídico certo e um planejamento tributário bem feito, você já poderá dar início ao seu processo sabendo que seu negócio já estará bem encaminhado. Desse modo, bastara ir até os órgão competentes (Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoa Jurídica) e dar início aos procedimentos de legalização. Aliás, cabe ressaltar que, para o MEI, o procedimento pode ser feito de forma online, através do portal do empreendedor.

Por fim, será necessário obter o alvará de funcionamento junto à prefeitura do seu município. Nesse caso, novamente o tipo de serviço prestado poderá influenciar nas exigências dos processos e nas fiscalizações. Portanto, é imperativo contemplar as normas relacionadas à sua atividade na elaboração do seu plano de negócios.

Agora é só gerenciar a sua empresa de prestação de serviços

Neste post fizemos questão de destacar os principais procedimentos a serem realizados durante a criação e legalização de uma empresa de prestação de serviços. Conforme pôde notar, nossa intenção foi apresentar, de forma geral, as principais etapas e alguns cuidados que devem ser tomados a longo de todo o processo.

Por fim, gostaríamos de ressaltar a necessidade da criação de um plano de negócios para nortear suas ações e dar vida à sua ideia. Além disso, ressaltamos também a necessidade de consultar um contador capaz de realizar um planejamento tributário eficiente e lhe apoiar em todas as fases da constituição e gestão da sua empresa de prestação de serviços.

E só para constar: A Doria Contabilidade tem o orgulho de apresentar entre sua especialidades a classe dos prestadores de serviços. Portanto, caso deseje uma assessoria especializada, não deixe de falar conosco. Ficaremos felizes em ajudar a sua empresa de prestação de serviços. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | 2018 | Todos os Direitos Reservados