Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

eSocial Empresas? Descubra como implementá-lo com estas dicas incríveis!

eSocial Empresas? Descubra como implementá-lo com estas dicas incríveis!

Desde o início deste ano, o eSocial já começou a dar o que falar. Afinal, apesar da promessa de facilitar o envio de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias, o processo de implementação demanda alguns ajustes por parte das empresas. Obviamente, por se tratar de uma fase de transição para um novo sistema, o eSocial Empresas irá “pressionar” os empresários a realizar algumas  mudanças.

Sendo assim, neste post resolvemos trazer algumas dicas muito úteis para ajudar as empresas a passar por esse processo de adequação de forma mais simples. Portanto, se você deseja se adaptar de forma rápida e eficiente ao eSocial Empresas, não deixe de conferir e começar a realizar as práticas que apresentaremos para você… Vamos começar?

eSocial Empresas: Organize-se!

Como todos sabem, há um prazo para que todas as empresas possam se adequar ao eSocial (confira aqui). Sabendo disso, o primeiro e mais importante passo é definir um cronograma interno para que a empresa não passe por problemas ou dificuldades durante a transição. Lembre-se que deixar as coisas para a última hora é sempre um problema!

Nesse sentido, outras ações de caráter proativo também devem ser tomadas. Apesar de o prazo já estar contando, é imperativo que as pessoas envolvidas no manuseio dos sistema e das informações a serem apresentadas estejam preparadas.

Faça com que todos os envolvidos conheçam as normas, prazos e demais pontos importantes. Desse modo, será possível aumentar a eficiência dos processos e agilizar a adaptação ao eSocial empresas.

Além disso, colete e organize todos os dados dos colaboradores. Afinal, esse conjunto de informações deverá ser inserido no sistema do eSocial. Obviamente, essa tarefa pode ser um tanto quanto trabalhosa, portanto, não negligencie esse ponto. Aliás, diante das muitas informações relacionadas aos colaboradores, é possível que a empresa não tenha todos os dados e deixar para buscá-los em cima da hora pode ser um problema.

Por fim, entenda que a adequação ao eSocial Empresas demanda muita organização e atitudes proativas. Lembre-se que o eSocial já é uma obrigatoriedade e ter colaboradores não cadastrados pode acarretar sérios problemas.

eSocial Empresas: Conheça as regras e os prazos

Na seção anterior, falamos sobre a necessidade de uma boa organização em relação ao processo de adequação ao eSocial Empresas. Como não poderia deixar de ser, essa organização só será eficiente após o empresário tomar conhecimento das regras e dos prazos relacionados ao eSocial.

Felizmente, a equipe da Doria Contabilidade está em constante atualização em relação ao eSocial Empresas para oferecer o melhor aos seus parceiros. Sendo assim, nós criamos uma bela cartilha para todos os nossos clientes e resolvemos disponibilizar um pequeno resumo para lhe ajudar.

Conforme você poderá perceber, conhecer as regras do eSocial Empresas, que não são poucas, e todos os prazos do cronograma é essencial para evitar maiores dores de cabeça. Afinal, trata-se de um novo contexto para diversos profissionais, especialmente aqueles que pertencem ao setor de RH.

Além disso, é imperativo que, para promover maior domínio sobre as regras e funcionamentos, sejam realizados alguns investimentos em treinamento a fim de instruir todas as pessoas envolvidas nos processos. Obviamente, a ajuda de um contador é essencial para garantir que tudo aconteça da forma correta e enfrentar algumas das complexidades do sistema.

eSocial Empresas: gestão da folha de pagamento

Com a implementação do eSocial Empresas a gestão da folha de pagamentos entrará em um ambiente completamente diferente. Afinal, no sistema do eSocial, o preenchimento de algumas obrigações será realizado de um modo diferente do que se costumava fazer.

Esse novo contexto irá demandar muita atenção à revisão e à gestão da folha de pagamento, pois o envio de informações equivocadas pode ser considerado uma irregularidade, sujeita a multas e processos trabalhistas.

Aliás, ainda falando em processos de gestão, é imperativo que os softwares utilizados pela empresa estejam adequados aos padrões, mudanças e homologações do eSocial. É necessário prestar bastante atenção a este ponto para evitar problemas de incompatibilidade e, até mesmo, para facilitar o envio das informações por meio de um sistema confiável.

Cabe ressaltar que no site oficial do programa do eSocial é possível encontrar um belo guia que apresenta todas as configurações que devem ser feitas a fim de garantir a compatibilidade máxima do seu sistema de gestão com o sistema do eSocial Empresas. (Confira a lista de documentos).

O tempo está correndo, ajuste-se ao eSocial Empresas

Neste post tivemos a intenção de apresentar algumas dicas para que as empresas possam aderir ao eSocial de uma forma menos conturbada. Conforme você pôde perceber, o eSocial está longe de ser simples e, por se tratar de uma grande mudança, demanda muito preparo e organização.

Sendo assim, voltamos a ressaltar que muitas atitudes devem ser tomadas e que, de forma alguma, essas ações podem ser deixada para a última hora. Portanto, faça o possível para coletar todas as informações necessárias e preparar todas as pessoas envolvidas o quanto antes. O eSocial Empresas já é uma realidade, não perca tempo!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | 2018 | Todos os Direitos Reservados