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Estudo de mercado? Descubra se as pessoas irão comprar a sua ideia!

Estudo de mercado? Descubra se as pessoas irão comprar a sua ideia!

Um dos principais fundamentos do mundo dos negócios é o seguinte: “Não adianta a sua ideia ser incrível, se não houver ninguém para comprá-la”. E, parando para pensar, esse é realmente um fato indiscutível. Afinal, os negócios, de forma geral, visam o lucro e, sem vendas, esse objetivo não poderá ser alcançado. Por esse motivo, fazer um estudo de mercado para validar a sua ideia, antes de começar a investir nela, é essencial.

Contudo, estudos mais elaborados demandam tempo e recursos e, muitas vezes, o empreendedor iniciante não possui os conhecimentos necessários para realizar tais procedimentos. Desse modo, resolvemos criar este post para ajudar os empreendedores a realizarem um estudo de mercado de uma forma um pouco mais simples. Portanto, se você deseja validar a sua ideia antes de começar a realizar seus investimentos, não deixe de ler até o fim. Vamos lá?

A importância do estudo de mercado

Conforme adiantamos em nossa introdução, um estudo de mercado é feito para saber se a sua ideia tem potencial. Isto é, saber se há um número considerável de pessoas desejando comprar a sua ideia. Aliás, quando falamos “ideia”, nos referimos aos seus produtos e serviços, ou seja, o seu novo negócio, ok?

Continuando… Quando vamos iniciar um novo empreendimento, de certo modo, estamos fazendo uma aposta, não é mesmo? Sendo assim, diante de um cenário repleto de incertezas, o estudo de mercado vem para ajudar o empreendedor a conhecer o mercado de atuação.

Com isso, o empreendedor, além de descobrir se há um público com possibilidades de comprar a sua ideia, também poderá definir uma boa série de estratégias. Afinal, conhecendo o mercado, será possível definir os diferenciais, definir as formas de abordar o público-alvo, conhecer a concorrência e definir uma boa série de pontos importantes.

Aliás, podemos dizer que o estudo de mercado é uma parte importante do seu plano de negócios. Isto é, muitas das respostas e estratégias definidas no plano de negócios têm como fundamento principal os dados coletados em sua pesquisa.

Como fazer o estudo de mercado?

Agora que já sabemos a importância da realização de um estudo de mercado, podemos começar a definir as formas para executar a pesquisa. Felizmente, nesse caso, a internet, e todas as inovações tecnológicas atuais, facilitam, e muito, o trabalho. Afinal, com as ferramentas disponíveis é possível realizar as pesquisas de forma rápida, eficiente e sem grandes custos.

Contudo, comecemos pelas formas tradicionais de se realizar um estudo de mercado. Sendo assim, um empreendedor que deseja validar a sua ideia poderá iniciar os procedimentos com uma busca pelos chamados dados primários. Isto é, os dados que ele mesmo irá coletar.

Os dados primários do estudo de mercado

Nesse caso, o empreendedor poderá fazer uso de entrevistas presenciais com as pessoas ou elaborar questionários a serem preenchidos por elas. Nesse caso, a internet nos oferece algumas ferramentas muito úteis, como o Typeform, por exemplo. Essa ferramenta permite que você crie um formulário de pesquisa e o veicule de forma online, através das redes sociais, sites e afins.

Com isso, o seu estudo poderá alcançar mais pessoas e, por conta da facilidade no acesso, as pessoas se sentem menos pressionadas do que ficariam diante de uma pessoa. Aliás, a ferramenta é gratuita para até 100 questionários resolvidos, o que não é nada mal para realizar um estudo de mercado mais simples.

Os dados secundários do estudo de mercado

Os dados secundários em um estudo de mercado são aqueles que já foram coletados por outras pessoas. Isto é, dados de agências, instituições de pesquisa, concorrentes ou pessoas relacionadas à área do seu negócio, etc.

Novamente, temos a internet como uma grande aliada em nossa busca por esses dados. Ferramentas como o Google Trends, Google Keyword Planner e o Google Analytics, por exemplo, são meios gratuitos e muito eficientes para se conhecer o quanto a busca pelos seus serviços está popular na internet.

Desse modo, é possível coletar diversos dados acerca do seu negócio e projetar qual será o potencial de alcance da sua ideia. Perceba que esse serviços supracitados, apresentam estatísticas de pesquisa, dados dos pesquisadores, áreas de interesse, faixa etária e outras informações que ajudarão o seu estudo de mercado a ficar perfeito.

Além disso, não podemos deixar de lado as redes sociais. Afinal, já está comprovado que essas plataforma têm o poder de influenciar, e muito, o comportamento dos consumidores. Sendo assim, através de ferramentas como o Facebook Analytics, é possível coletar dados acerca dos visitantes de uma página nessa rede social.

E como devo organizar os dados obtidos no estudo de mercado?

Por fim, após a coleta de todos os dados, será necessário transformá-los em informações. Isto é, você deverá tratar os dados e interpretá-los de forma que a validação da sua ideia se torne possível.

Sendo assim, é bom ressaltar que cada negócio tem as suas particularidades e sempre será possível, embora improvável, que uma ideia sem mercado, mas muito inovadora, estabeleça novas regras e crie um novo mercado “do zero”.

Mesmo assim, ao tratar os seus dados indicamos que os organize da seguinte forma:

  • Considere os pontos onde as oportunidades estão;
  • Considere as possíveis ameaças (externas e internas);
  • Tente traçar um perfil dos clientes e fornecedores;
  • Considere o principais concorrentes e conheça as forças e fraquezas deles;
  • Considere a forma que o seu produto ou serviço poderá adquirir para atender aos seus clientes da melhor forma possível. Aliás, este será o ponto de partida do seu plano de marketing.

Conforme poderá perceber, existem diversas formas de organizar um estudo de mercado. Sendo assim, caberá a você adequar a organização dos dados às particularidades do seu negócio.

Já fez seu estudo de mercado?

Neste post, apresentamos como criar um estudo de mercado simples. Além disso, apresentamos a importância desse estudo e algumas inovações tecnológicas que nos ajudam a coletar os dados. Sendo assim, esperamos que você consiga realizar os seus procedimentos de forma eficiente. Por fim, desejamos que os resultados alcançados sejam satisfatórios para que você de início ao seu negócio… Até a próxima!

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