Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Guia eSocial: Conheça os 3 Principais Problemas Que Têm Surgido!

Guia eSocial: Conheça os 3 Principais Problemas Que Têm Surgido!

Apesar das prorrogações nos prazos, o eSocial já está dando muita dor de cabeça para diversos empreendedores. Obviamente, aqueles que realizaram um bom planejamento acabam tendo menores dificuldades em relação a diversos aspectos do sistema. No entanto, mantendo nossa intenção de ajudar os empreendedores a criar, com as nossas dicas, um verdadeiro Guia eSocial, resolvemos elencar aqui alguns problemas que têm surgido nesses “primeiros meses” de eSocial.

Sendo assim, não perca esta nova oportunidade de saber um pouco mais sobre o sistema que tem mexido com as cabeças do empresariado nacional. E claro, não deixe de adicionar esse post ao Guia eSocial contendo todas as informações que a Doria Contabilidade vêm trazendo para você… Vamos começar?

Guia eSocial – Problema 1: Reunir informações!

Esse problema, até mesmo para aqueles que tomaram a inteligente decisão de agir de modo proativo, tem trazido muitas dificuldades para as empresas. Afinal, no passado, inúmeras contratações e outros trâmites relacionados aos funcionários foram feitas de forma “incompleta”.

Como você já sabe, em nosso Guia eSocial já falamos sobre a necessidade de incluir todo o histórico do funcionário no cadastro do eSocial. E é aí que reside a maior dificuldade, já que, com informações pendentes, o sistema simplesmente não permite que o procedimento seja finalizado.

Isto é, aqueles que seguiram o conselho que demos há algumas semanas, já ganharam a dianteira nessa corrida. Uma vez que, sugerimos que seria uma boa ideia começar a coletar todas as informações acerca dos funcionários para evitar que, com o fim do prazo, a “correrias” e o desespero tomassem conta da empresa.

E não pense que esse é um problema simples e incomum. Afinal, empreendedores de todo o Brasil estão criando verdadeiras equipes de trabalho para poder dar conta da demanda de atualizar os cadastros, procurar por dados, informações, documentos, etc. Aliás, os principais problemas em relação ao cadastramento têm sido:

  • Dados inconsistentes e/ou duplicados;
  • Número exorbitante de informações exigidas;
  • Falta de informações;
  • Alterações constantes nos sistemas.

Enfim, conforme já havíamos previsto, os setores de RH estão passando por muitas dificuldades e, sem um Guia eSocial capaz de estabelecer procedimentos e diretrizes, tudo fica ainda mais complicado.

Guia eSocial – Problema 2: Não conhecer o eSocial!

Sim! O problema citado no título acima existe, e em larga escala. Não à toa, estudos feitos com escritórios de contabilidade e pequenas empresas, mostram que pouco mais de 30% conhecem o eSocial e suas fases de implementação e, pior, menos de 10% estão devidamente preparados para utilizar o sistema.

Diante desse cenário, o governo já anunciou que está tomando diversas medidas para garantir que as pessoas tomem conhecimento da importância e da necessidade de se adequar às diretrizes do eSocial. Para tanto, agora existe uma central de atendimento (0800 730 888) para manter os empresários informados e retirar as principais dúvidas.

Além disso, também foi anunciado que o portal do eSocial na internet irá passar por um processo de reformulação a fim de facilitar o acesso às informações. Ademais, a intenção é estabelecer uma agenda de eventos em todo o país para levar a informação sobre o eSocial para todos.

Isto é, assim como a Doria Contabilidade tem feito com seus clientes e com os leitores do nosso Guia eSocial o Governo está tentando evitar que a falta de informações seja uma desculpa para a não adequação ao sistema, já que esse problema foi apresentado em muitas reclamações.

Por fim, cabe ressaltar novamente que, para evitar problemas com o eSocial o ideal é começar a agir agora mesmo. Afinal o prazo já está valendo e deixar as coisas para a última hora pode ser uma grande dor de cabeça no futuro.

Guia eSocial – Problema 3: Falta de Planejamento.

De certa forma, o problema citado no título acima acaba acarretando todos os outros. Sim! Muitas vezes faltam informações, muitas vezes os sistemas têm exigências em demasia, mas um bom planejamento evitaria muitas situações negativas e, obviamente, permitiria que a empresa pudesse buscar pelas soluções que fogem ao controle dela, sem a pressão do tempo.

Cabe citar que, seguindo a nossa sugestão de agir de forma proativa, muitas empresas “colocaram seu Guia eSocial embaixo do braço” e partiram para enfrentar o eSocial antes mesmo de tudo começar oficialmente. Essas empresas separaram times de profissionais para atender à fase de transição e investiram em formas de capacitar as equipes de trabalho e instruir seus clientes.

E claro, a Doria Contabilidade não estaria dando essa dica, se ela mesma não tivesse feito isso. Para exemplificar podemos citar o evento que fizemos com nossos clientes para explicar mais sobre o eSocial. Foi uma manhã de muito aprendizado com palestras e informações cruciais para que os nossos parceiros pudessem, junto com a nossa ajuda, passar por essa transição de forma tranquila. Aliás, todos ganharam um incrível Guia eSocial.

Enfim, planejar, no mundo dos negócios, é uma obrigação. Seja nas finanças, orçamentos, operações, negociações, etc., planejar é o ato que define os negócios de sucesso.

Adicione essas informações ao seu Guia eSocial.

Neste post, resolvemos elencar alguns problemas que já vêm criando obstáculos para muitas empresas, nessa fase inicial do eSocial. Sendo assim, esperamos que você consiga fazer uso dessas informações para evitar que os mesmos problemas aconteçam com a sua empresa.

Por fim, desejamos boa sorte durante a transição. Lembre-se de adicionar essa informações e as outras que temos trazido em seu Guia eSocial. Caso tenha alguma dúvida sobre este ou outros assuntos, não deixe de falar conosco, estaremos à disposição. E não deixe de compartilhar, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas super eficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | 2018 | Todos os Direitos Reservados