Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Orçamento Empresarial: Como Criar Um Mapa para os Bons Resultados!

Orçamento Empresarial: Como Criar Um Mapa para os Bons Resultados!

Neste exato momento, você saberia dizer os rumos que a sua empresa irá tomar, ou como ela estará dentro de uns, digamos, três anos? Você tem planos de expandir a sua empresa ou consolidá-la? Como pretender fazer isso? Enfim, temos aqui um conjunto de perguntas que um excelente orçamento empresarial seria capaz de responder.

Sendo assim, neste post resolvemos falar sobre o conceito básico de um orçamento empresarial e outros detalhes importantes. Afinal, trata-se de uma ferramenta gerencial de extrema importância para aqueles que desejam garantir a longevidade dos seus negócios. Portanto, não deixe de conferir até o fim.

O que é um orçamento empresarial?

De certa forma, podemos dizer que um orçamento empresarial é a fase final de um controle financeiro perfeito. Afinal, é nessa ferramenta que são inseridas todas as informações acerca das despesas e receitas, que se realizaram ou não. Isto é, podemos dizer que se trata de uma versão ainda maior de um fluxo de caixa.

O objetivo do orçamento empresarial é executar um planejamento com base em dados consolidados e estimativas próximas da realidade, com o intuito de vislumbrar o futuro do negócio e, melhor ainda, definir metas e objetivos para que o plano ocorra de forma eficiente.

Para exemplificar, digamos que a sua empresa tenha um gasto de R$ 12.000,00 com energia elétrica em uma escala anual. Isto é, sua empresa paga, mensalmente, R$ 1.000,00 na conta de luz. Sabendo disso, você saberá exatamente o quanto deverá dispor para poder quitar essa dívida. Obviamente, sempre que o custo mensal for menor, a empresa terá alcançado uma meta.

Agora imagine essa situação sendo expandida para todos o custos, despesas e recebimentos. Com isso, você poderá definir metas, objetivos, planejar investimentos, provisionar e definir valores para situações emergenciais. Enfim, o orçamento empresarial será um raio-x da situação de uma empresa e o mapa utilizado para alcançar o sucesso.

De que um orçamento empresarial é feito?

Antes de falarmos sobre como criar um orçamento empresarial é bom ressaltar alguns detalhes. Afinal, todos os negócios possuem suas particularidades, não é mesmo? Assim, em primeiro lugar, é bom entender que existem diversos tipos de orçamento. Uns mais complexos do que outros. Contudo, geralmente podemos incluir os seguintes aspectos:

  • Definição de um período. Por exemplo: orçamento anual, trimestral, mensal, etc.;
  • Projeção das receitas. Por exemplo: total de vendas estimadas para um período;
  • Projeção dos custos relacionados às receitas. Por exemplo: Impostos, comissões, etc.;
  • Projeção dos custos dos produtos ou serviços. Por exemplo: Matéria-prima;
  • Projeção dos custos com mão de obra. Por exemplo: quantos funcionários serão necessários para obter tal receita, e quanto será o custo deles;
  • Projeção dos custos fixos. Por exemplo: Aluguéis, etc.;
  • Projeção de possíveis investimentos. Por exemplo: compra de maquinário, etc.

Conforme pôde perceber, um orçamento empresarial poderá se tornar um exercício bastante complexo. Não à toa, os resultados obtidos são tão positivos. Aliás, como dissemos, um orçamento pode ser feito de diversas formas e tipos. Mas o importante é termos uma ideia geral de como ele funciona.

Como montar o orçamento empresarial?

Na seção anterior, fizemos questão de ressaltar que um orçamento empresarial pode se tornar uma peça bastante complexa em função das particularidades de cada empresa. No entanto, a ideia básica dessa ferramenta é garantir que os custos, despesas e receitas sejam considerados em sua totalidade.

Sendo assim, para montar um orçamento empresarial, o mais importante é garantir que as informações sejam precisas e baseadas em fontes confiáveis. Obviamente, para garantir que tudo seja feito de forma eficiente, diversos controles financeiros deverão ser executados. Isto é, uma boa gestão financeira é imprescindível. Aliás, não deixe conferir o nosso e-book “Gestão Financeira: Um Guia para o(a) Empreendedor(a) de Sucesso!”, pois nele oferecemos diversas dicas e planilhas extremamente úteis para lhe ajudar a colocar as finanças da sua empresa em dia.

Enfim, quando a “casa estiver arrumada”, bastará iniciar o processo de projeção das despesas, custos, investimentos, receitas, etc. O ideal é tomar como base os seus valores históricos. Entretanto, se o seu negócio estiver apenas começando, uma boa ideia será consultar alguns padrões do segmento apenas para ter uma ideia de como os custos se comportam.

Por fim, o mecanismo utilizado para elaborar o seu orçamento empresarial, na verdade, poderá ficar em segundo plano. Afinal, o que importa é que as informações sejam apresentadas de forma consistente e que o documento final possa estabelecer diretrizes precisas para nortear o rumo da empresa. Apesar disso, sempre será mais fácil utilizar uma ferramenta automatizada.

O sucesso do seu orçamento empresarial!

Neste post resolvemos apresentar alguns pontos básicos acerca da elaboração de um orçamento empresarial preciso. Sem dúvidas, por conta da complexidade do assunto, uma leitura mais aprofundada em relação às soluções disponíveis para o seu segmento é altamente indicada.

Apesar disso, gostaríamos de ressaltar, novamente, que o sucesso do seu orçamento empresarial e, consequentemente, da sua empresa, só poderá ser efetivamente verificado se as informações que deram origem ao documento tiverem sido retiradas de fontes confiáveis. Portanto, não hesite em apelar para o seu contador e jamais negligencie a necessidade de manter controle rígidos sobre as finanças e os processos da sua empresa.

Para encerrar, registramos aqui o desejo de que você consiga realizar o seu orçamento empresarial de forma perfeita. Desse modo, os seus resultados, certamente, serão impactados de forma positiva. Ademais, caso tenha alguma dúvida sobre este ou outros assuntos, não deixe de falar conosco, estaremos à disposição. E não deixe de compartilhar, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas super eficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | 2018 | Todos os Direitos Reservados