fbpx

Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Saiba como formalizar o seu negócio como Personal Organizer...

Saiba como formalizar o seu negócio como Personal Organizer...

Ultimamente, a demanda por serviços personalizados tem aumentado consideravelmente. Personal Stylist, Personal Trainer, Personal Coach, Personal Organizer… enfim, a lista de exemplos é enorme. E sim, tem muita gente operando nesses nichos e criando negócios altamente lucrativos.

Bem, como uma das nossas especialidades é a Contabilidade para Personal Organizer, resolvemos criar este post para dar algumas dicas sobre a formalização desse tipo de negócio. Apesar de termos usado a figura do Personal Organizer, as dicas podem ser aplicadas em outros negócios do tipo “personal”. Então, não deixe de conferir…

Por que formalizar o negócio de Personal Organizer?

Antes de explicar sobre a importância da formalização, é bom deixar claro que o negócio pode ser formalizado em diversos tipos empresariais. No entanto, para fins didáticos, usaremos a formalização como MEI, ok? Continuando…

Hoje em dia, ter um negócio legalizado é um atestado de que você está levando a sério os serviços prestados. Você se encaixa na normas legais e emite notas fiscais (o que é muito importante, pois empresas têm contratado cada vez mais esse tipo de serviço). Esses pontos podem parecer irrelevantes, mas não são poucos os casos de profissionais que só conseguiram fechar boas parcerias, pois suas empresas estavam legais e ativas.

Além do mais, já que o MEI será usado no nosso exemplo, ao legalizar o seu negócio como Personal Organizer, você obterá benefícios previdenciários, garantindo certas seguranças adicionais para fazer o seu trabalho com tranquilidade. E quando o negócio cresce, você ainda pode contratar um funcionário.

Resumindo, formalizar o seu negócio como Personal Organizer é abrir as portas da sua empresa para mais oportunidades e para uma segurança muito maior. Com isso, você terá uma base sólida para crescer de forma sustentável.

É tudo uma questão de visão...

Se há algo que costumamos dizer constantemente é que o processo de legalização começa muito antes de todos os procedimentos burocráticos. Tudo depende da visão que você tem para o seu negócio. Isto é, se você almeja firmar parcerias sólidas, criar certa autoridade em seu nicho e realmente fazer a sua empresa crescer, formalizar o negócio estará nos seus planos.

Quem tem uma boa visão para os negócios sabe que esse passo é inevitável. Ademais, essa boa visão também é o elemento que faz com que o empresário comece a se organizar desde cedo. Não, um Personal Organizer não precisa de muito para começar, mas ter tudo organizado, logo no início, é imprescindível.

Sendo assim, o ponto aqui é: veja a si mesmo(a) como um(a) empreendedor(a). Observe a sua profissão como um negócio promissor, que deve ser otimizado para crescer sempre. Cada uma das suas ações deverá ser direcionada a esse fim. Com esse tipo de visão, você terá tudo para alcançar o sucesso que deseja…

Mas como formalizar o meu negócio como Personal Organizer...

Agora que você já sabe a importância da formalização e adquiriu insights sobre a visão empreendedora, podemos tratar dos processos legais. Como havíamos dito, usaremos o MEI como exemplo, mas, apesar de os detalhes dos processos serem diferentes, as etapas são as mesmas. Confira…

Decisões iniciais…

Digamos que você já tenha decidido formalizar o seu negócio como Personal Organizer. O passo seguinte será decidir como fazer isso. Atualmente, temos uma boa série de tipos empresariais e regimes tributários. Essa escolha pode influenciar, e muito, nos seus resultados. Logo, procurar por um contador é o primeiro ponto importante.

No exemplo do MEI, você pode até fazer tudo sozinho. Contudo, existem alguns pontos, como a escolha do código de atividade, por exemplo, que vão demandar uma consulta ao contador. Aliás, é sempre bom lembrar que um MEI não tem a obrigatoriedade de contratar um contador, mas os benefícios que ele vai assegurar, se fizer isso, são muitos.

Iniciando o processo…

Com todas as decisões iniciais tomadas, chegará o momento de dar entrada no processo de legalização. No caso do MEI, o cadastro pode ser feito facilmente, através do Portal do Empreendedor. Você recebe o seu CNPJ, sua inscrição na Junta Comercial, registros e um alvará provisório para começar a operar.

Cabe ressaltar que esse alvará provisório tem duração de 180 dias. Porém é importante que você se dirija até a Prefeitura do seu Município para requerer o Alvará Definitivo, do contrário, você ainda não poderá emitir suas notas fiscais.

No exemplo da formalização do negócio de Personal Organizer como MEI, tudo é muito simplificado. Para a legalização de outros tipos empresariais, a burocracia é maior e os processos são um pouco mais complicados. Novamente, o apoio de um contador será essencial para você conseguir deixar tudo dentro dos conformes, sem maiores dores de cabeça.

Quer ajuda para formalizar o seu negócio como Personal Organizer?

Neste post, tratamos de apresentar algumas dicas para quem deseja formalizar o negócio como Personal Organizer. Mesmo no exemplo mais simples (o MEI), uma conversa prévia com um contador é altamente indicada. Lembre-se de que procurar por boas parcerias também é algo que os empreendedores de sucesso valorizam muito.

Por fim, esperamos que agora você saiba que formalizar o seu negócio como Personal Organizer é um passo inevitável, se você quiser crescer. E claro, se precisar de alguma ajuda para garantir o sucesso do seu negócio, sugerimos que não deixe de falar conosco. Estamos à disposição. A Doria Contabilidade é especialista em negócios do tipo “Personal” e ficará feliz em ajudar. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas supereficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | Todos os Direitos Reservados

×