Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Pró Labore e Retiradas: Saiba Como Fazer de Forma Eficiente!

Pró Labore e Retiradas: Saiba Como Fazer de Forma Eficiente!

Nos últimos tempos, temos visto muitos clientes falando sobre a dificuldades que eles encontram em relação aos seus negócios. Dentre as muitas reclamações, estamos constantemente ouvindo frases como: “Meu negócio não é mais viável”, “minha empresa dá lucros”, etc. No entanto, muitas vezes, as pessoas acabam relacionando os valores de Pró Labore e das Retiradas como se fossem esses os indicativos de que o negócio vai mal.

De certa forma, o valor de um Pró Labore, por exemplo, pode significar que o negócio vai bem ou mal, mas considerar apenas isso é olhar uma entidade complexa de forma superficial. Desse modo, resolvemos criar esse post para explicar o que é o Pró Labore e como esse item, além das retiradas, deve ser muito bem estudado para não prejudicar as finanças da empresa. Vamos começar?

Afinal, o que é o Pró Labore?

Quando um empreendedor resolve iniciar um negócio, muitas vezes ele acaba tendo que trabalhar muito mais do um trabalhador em uma relação de emprego comum. Afinal, dentro de negócio é que está todo o investimento feito e, para alcançar o sucesso, muito esforço, especialmente nas fases iniciais do negócio, deve ser empregado.

Assim, muitos empreendedores acabam realizando trabalhos por cargas horárias muito além do normal. Por esse motivo, obviamente, esses empreendedores devem ter uma remuneração, já que, enquanto o negócio não começar a dar lucros efetivamente, o empresário deverá ter um fonte renda para custear sua vida pessoal. Essa remuneração é o que chamamos de Pró Labore.

No entanto, cabe ressaltar que esse tipo de remuneração é dado apenas aos sócios que realmente exercem as funções de administradores de uma empresa. Isto é, para os sócios que apenas contribuíram na composição do capital social, a remuneração ocorre com a distribuição de lucros, retiradas, dividendos, etc.

Portanto, os valores de Pró Labore devem ser considerados como despesas operacionais da empresa, ou seja, durante a elaboração do plano de negócios e dos orçamentos, é imperativo considerar esses valores como parte dos pontos essenciais para a manutenção das operações da empresa.

Aliás, é por esse motivo que os valores de Pró Labore não são os melhores índices da saúde financeira de uma organização, já que a empresa pode muito bem cumprir com todas as obrigações, mas registrar índices de lucratividade abaixo do esperado.

Como o Pró Labore as demais retiradas devem ser feitas?

Assim como adiantamos na seção anterior, o Pró Labore é uma despesa operacional. Com isso, desde o início das atividades de uma determinada empresa, torna-se necessário ter valores bem definidos e compatíveis com a situação da entidade. Obviamente, esses valores serão utilizados pelos sócios administradores para custear seus estilos de vida. E é nesse ponto que começam os problemas.

Em primeiro lugar, como todos sabem, uma empresa é uma personalidade jurídica independente. Isto é, o sócio é uma pessoa e a empresa é outra. Diante disso, como ensina o princípio da entidade, contas pessoais não podem se misturar com as contas da empresa.

Desse modo, a definição do valor do Pró Labore acaba se tornando um exercício e bom senso e de conhecimento da saúde financeira da empresa. Por exemplo: Se a empresa possui um orçamento de R$ 5.000,00 mensais para o sócio administrador, ele deverá fazer uso desse valor como sua remuneração e nada mais. Do contrário ele estará prejudicando as finanças da empresa.

Nesse contexto, caso o sócio deseje fazer retiradas com valores acima do limite estabelecido, costumamos dizer o seguinte: “Se você deseja ganhar mais com a sua empresa, faça ela ter maiores lucros”. Ou seja, o valor do Pró Labore deve respeitar o planejamento financeiro, mas o valor das retiradas pode variar em função dos lucros obtidos.

Portanto, o mindset perfeito para os empreendedores é investir todos os esforços possíveis na geração dos melhores resultados para a empresa.

Mas como definir um Pró Labore justo?

Bem, como dissemos, os valores pagos a título de Pró Labore devem respeitar um estudo financeiro e orçamentário, a fim de evitar que a empresa tenha suas finanças prejudicadas por pagar mais do que poderia. Para tanto, o ideal é definir quais serão as funções executadas pelo sócio administrador e, com base em todos os itens da lista, definir um valor final, dentro dos contextos financeiros da empresa.

Uma forma interessante de encontrar um bom valor é realizar buscas em diversos sites de emprego e conhecer as médias salariais de determinadas funções. Com isso é possível ter uma boa base para definir os valores. Aliás, cabe lembrar que o contrato social deve considerar o fato de que os sócios administradores serão remunerados de acordo com essa modalidade.

Por fim, o importante é sempre considerar a saúde financeira da empresa. Obviamente que, para poder ter dados sólidos e confiáveis, o setor deve estar muito bem organizado. Desse modo, o empresário não terá problemas em retirar valores da empresa, já que tudo já estará considerado nos planos orçamentários.

Aliás, não deixe de conferir o nosso eBook “Gestão Financeira: Um Guia para o(a) Empreendedor(a) de Sucesso!”. Com as dicas presentes no guia você conseguirá organizar suas finanças de forma muito tranquila.

Tudo pronto para um Pró Labore adequado?

Neste post fizemos questão de abordar um assunto que é repleto de nuances e dúvidas. Afinal, definir um Pró Labore de forma correta demanda muito estudo e conhecimento sobre a situação financeira de uma empresa. Sendo assim, esperamos que as dicas apresentadas aqui tenha sido úteis e que você consiga fazer uso delas para impulsionar ainda mais os seus negócios.

Por fim, desejamos boa sorte no controle das suas finanças e na definição de um Pró Labore adequado. Caso tenha alguma dúvida sobre este ou outros assuntos, não deixe de falar conosco, estaremos à disposição. E não deixe de compartilhar, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas super eficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | 2018 | Todos os Direitos Reservados