Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Setor Financeiro! Por que Separar Contas Pessoais das Empresariais?

Setor Financeiro! Por que Separar Contas Pessoais das Empresariais?

Se há um problema que mata o setor financeiro é mistura entre as contas pessoais dos sócios, diretores, administradores, etc. e as contas da empresa. Não à toa, os contadores já são ensinados desde cedo sobre o princípio da entidade, que fala exatamente sobre o quanto essa separação é importante para garantir o sucesso do negócio.

Sendo assim, neste post resolvemos elencar algumas dicas e os principais motivos para se realizar uma separação eficiente de finanças pessoais e finanças empresariais. Assim, se você é o proprietário de uma empresa e também controla as finanças, saberá o quanto pode estar prejudicando o seu negócio. No entanto, se você é um administrador que mistura as contas, o seu setor financeiro irá agradecer quando você parar de fazer isso.

Portanto, não perca essa oportunidade de otimizar ainda mais a qualidade do serviço do seu setor financeiro e, consequentemente, melhorar os resultados da sua empresa.

O princípio da entidade aplicado ao setor financeiro

Como dissemos, a teoria contábil ensina uma boa série de princípios que, muitas vezes, aqueles que não são contadores, acabam negligenciando. Nesse caso em específico, podemos citar o princípio da entidade, que pontua exatamente que as contas da empresa não podem ser misturadas com contas de quaisquer outras pessoas físicas ou jurídicas. Obviamente, não replicaremos as palavras da teoria, mas a ideia é essa!

E claro, quando aplicamos isso ao setor financeiro é possível descobrir facilmente porque esse princípio é tão importante. Afinal, pense bem: imagine um fluxo de caixa ou um orçamento empresarial que levou dias para se confeccionado. Você define metas, limites para certos custos, etc. Contudo, em determinado momento, começam a surgir contas que não estavam nos planos.

Além disso, como será possível quantificar e qualificar as contas de uma forma eficiente, se nem todos os dados presentes nos controles financeiros pertencem realmente à empresa. Enfim, qualquer análise do desempenho da empresa será prejudicada pela existência de informações que não condizem com a realidade.

Não à toa, em nosso eBook: “Gestão Financeira: Um Guia para o(a) Empreendedor(a) de Sucesso!”, fizemos questão de ressaltar o quanto é importante que as contas estejam organizadas para que a gestão financeira possa ser realmente eficiente.

E como o setor financeiro sofre?

Como dissemos, a mistura das contas pessoais com as contas da empresa pode acarretar uma série de problemas. Assim, se você é o proprietário da empresa e o gestor financeiro, já começará a sentir na pele todas as dificuldades. No entanto, geralmente, o setor financeiro de uma empresa sofre com esse problema de forma mais pontual. Afinal, como dizer para o “patrão” que ele está errado e que não deve fazer essa mistura? Muitos evitam e aceitam os problemas.

Aliás, para o empresário, também existem problemas, já que ele acabará expondo certos detalhes da sua vida pessoal para diversos funcionários. Pior ainda, essa mistura de contas pode levar o empresário a ter problemas sérios com a Receita Federal, já que uma movimentação muito acentuada, sem registros contábeis, poderá ser entendida como uma prática de sonegação fiscal.

Já o setor financeiro terá diversos problemas em relação à organização do próprio trabalho, sendo obrigado, muitas vezes, a adotar controles adicionais e “retrabalhos” que, na verdade não fazem parte de suas atribuições. Isto é, misturar as contas pessoais com as contas da empresa gera uma série de problemas em muitas frentes e, todas eles, prejudicam o negócio de alguma forma.

Como ajudar o setor financeiro da sua empresa?

A resposta para a pergunta sugerida no título acima, nesse caso, é bem simples: Não misturar contas pessoais com as contas da empresa. Obviamente, existem algumas atitudes que podem ajudar os empresários a evitar esse problema. Confira:

  • Defina um valor para as retiradas dos sócios: Os valores de Pró-Labore e outras retiradas devem ser consideradas em um planejamento financeiro. De preferência, os valores devem ser contabilizados e considerados dentro do orçamento. Assim, o sócio saberá quanto irá receber e a empresa, quanto irá pagar;
  • Estabeleça uma distinção entre as contas bancárias: Essa atitude não é obrigatória, mas facilita, e muito, o processo de organização financeira;
  • Mantenha um controle rígido sobre os fluxos de caixa: Nesse caso, o ideal é ter um fluxo de caixa para as finanças pessoais e outro para as finanças empresariais, pois isso evitará quaisquer confusões.

Como pôde notar, com essas atitudes simples, o setor financeiro irá agradecer profundamente. Afinal, essas ações irão ajudar, e muito, no estabelecimento de controles precisos e na confiabilidade das informações. Ademais, no caso de empresas de menor porte, o empresário, que também cuida do financeiro do seu negócio, poderá procurar pela ajuda de um profissional habilitado. Ou seja, conte com o seu contador para lhe ajudar a obter a instrução necessária para garantir que seu negócio fique devidamente organizado.

A tranquilidade do seu setor financeiro

Neste post, falamos sobre os problemas que a mistura entre contas pessoais e empresariais podem trazer pra o setor financeiro de uma empresa e, por consequência, para o próprio empresário. Portanto, faça o possível para evitar tais ocorrências, já que os resultados podem ser bastante prejudiciais para o negócio.

Por fim, desejamos que você consiga fazer uso dessas dicas para organizar o seu setor financeiro de uma forma ainda melhor. Caso tenha alguma dúvida sobre este e outros assuntos, ou precise de um contador para lhe ajudar, não deixe de falar conosco, estaremos à disposição. E não deixe de compartilhar, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas super eficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | 2018 | Todos os Direitos Reservados