fbpx

Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Decidi ser Coach, o que eu preciso saber sobre a profissão?

Decidi ser Coach, o que eu preciso saber sobre a profissão?

Nos Estados Unidos, o segmento dos Coaches movimenta mais de 2,5 bilhões de dólares anualmente. No Brasil, mesmo durante tempos difíceis, o segmento foi um dos poucos que continuaram crescendo. E, claro, isso quer dizer que, se você está pensando em descobrir como se tornar um Coach, sua ideia pode dar muito certo.

Pensando nisso, resolvemos criar este post para resumir alguns pontos importantes em relação à carreira. Conforme irá perceber, tratamos de apresentar uma espécie de passo a passo, dizendo tudo o que você precisa para começar. Obviamente, como a Doria Contabilidade é especialista em Contabilidade para Coaches, fizemos uso da nossa experiência e ainda conversamos com alguns dos nossos clientes, a fim de lhe entregar as melhores dicas. Vamos começar?

Como ser Coach: a aptidão...

Segundo especialistas da área, um Coach deve apresentar algumas características importantes. Isto é, se você possui as características que serão apresentadas a seguir, é possível que você possa levar a ideia de ser coach à diante e alcançar grande sucesso. Confira:

  • Vontade de ajudar os outros: o Coach é um profissional cujos serviços prestados ajudam outras pessoas a alcançarem a excelência em determinada área. Logo, ter vontade de ajudar as pessoas é um requisito muito importante;
  • Respeitar valores: ao prestar seus serviços, o Coach deverá lidar com diversos tipos de pessoas e, consequentemente, com diversos valores diferentes. Respeitar tais valores é uma forma de solidificar a relação entre Coach e Coachee;
  • Ética inabalável: muitos Coaches, durante a prestação dos seus serviços, acabam tendo acesso a informações muito importantes e sigilosas. Por isso, é tão importante agir com uma ética inabalável;
  • Inteligência emocional: Quem pensa que ser Coach é moleza está redondamente enganado. Muitas vezes, as sessões avançam para situações delicadas e cheias de obstáculos. Um profissional deverá ter todo o equilíbrio emocional necessário para contornar as dificuldades.

Bem, esses são alguns dos aspectos mais importantes que um Coach precisa apresentar. No entanto, é sempre bom ressaltar que os cursos profissionalizantes ajudam a desenvolver técnicas que favorecem essas aptidões. Sendo assim, aproveitando a deixa, vamos falar desses cursos?

Como ser Coach: a formação...

Por desempenhar um papel de extrema importância na vida dos Coachees, um Coach deve passar por muito treinamento. Nesse caso, existem diversas instituições oferecendo cursos profissionalizantes por aí. Porém, o indicado é que você recorra a instituições que sejam devidamente certificadas.

As instituições de Coaching são regidas por órgãos internacionais e são esses órgãos que estabelecem as diretrizes de ensino e os parâmetros necessários para que o curso possa ser considerado um curso adequado.

Para exemplificar, temos o IBC (Instituto Brasileiro de Coaching) que, muito provavelmente, é a maior instituição de formação de Coaches do país. Essa instituição exibe inúmeras certificações das autoridades internacionais.

Portanto, ao procurar por um curso de formação na área de Coaching, avalie bastante as opções. Lembre-se de que você estará definindo o seu futuro, ou seja, pondere todas as variáveis a fim de fazer a escolha que melhor se encaixe com os seus planos.

Como ser Coach: após a formação...

Ok, digamos agora que você tenha completado a sua formação… Você está com a empolgação no nível máximo e cheio(a) de ansiedade para começar a trabalhar. E aí… a primeira dúvida surge: como começar?

Como em qualquer negócio, os primeiros passos em sua carreira como Coach devem ser muito bem pensados. Comece adquirindo uma mentalidade empreendedora. Sim, apesar de o seu trabalho ser diferenciado, ele é um negócio e deve ser visto como tal.

Uma dica importante é, para o início, não colocar o “carro na frente dos bois”. Isto é, vá com calma, construa uma base de clientes aos poucos, crie uma boa imagem nas redes sociais e nos círculos que costuma frequentar. Não há necessidade alguma de correr para alugar ou comprar um espaço físico, você está apenas começando.

Invista bastante no seu marketing. Faça o possível para expandir a sua marca pessoal. Nesse caso, especializar-se em uma área diferente dentro do Coaching pode lhe ajudar a criar maior autoridade.

Outra coisa: não se isole. Há muitos Coaches no mercado e isso representa um alto nível de competitividade. Sim, isso é verdade. Entretanto, reunir-se com outros Coaches é uma forma de trocar ideias, estabelecer parcerias e receber indicações.

Como ser Coach: o passo mais importante...

Após ter alcançado certos resultados, seu negócio precisará ser legalizado. Afinal, os Coaches não estão acima da Lei, não é mesmo? Muito menos, isentos da obrigação de pagar impostos.

Quando você chega a esse ponto, quer dizer que deverá tomar uma decisão muito importante: crescer! Nem sempre é fácil, aliás, muita gente foge disso (por mais estranho que possa parecer).

Com o crescimento, novas responsabilidades são adicionadas ao seu negócio. Sua marca se torna referência, você pode ter que contratar funcionários, expandir ações de marketing e muito mais. Além disso, dependendo do tipo empresarial escolhido, você terá que contratar um serviço de contabilidade (tente optar por contadores especializados no seu segmento).

Enfim, todas essas decisões deverão ser tomadas com base em um planejamento muito bem feito. Logicamente, você também poderá recorrer a um contador para que ele lhe ajude a projetar situações, garantindo que as suas escolhas sejam muito bem fundamentadas.

Vai ser Coach?

Neste post, tratamos de apresentar os passos mais importantes a serem seguidos por quem deseja crescer dentro do segmento dos Coaches. Esse nicho está em alta e, com planejamento e dedicação, é totalmente possível alcançar excelentes resultados nessa área.

Por fim, esperamos que as dicas apresentadas tenham lhe ajudado a ter uma visão geral dos passos que você deve seguir para ser Coach. E, claro, se precisar de alguma ajuda para legalizar e gerenciar o seu negócio, sugerimos que não deixe de falar conosco. Estamos à disposição. A Doria Contabilidade é especialista em Contabilidade para Coaches e vai adorar te ajudar. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas supereficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | Todos os Direitos Reservados

×