fbpx

Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Vale a Pena ser PJ? Confira as vantagens de abrir uma empresa!

Vale a Pena ser PJ? Confira as vantagens de abrir uma empresa!

Digamos que você seja um(a) profissional que possui uma boa quantidade de clientes. Você faz serviços aqui e ali e assim garante a sua renda. Após algum tempo, você imagina que abrir uma empresa é o próximo passo para a sua evolução. Sim, você pensou certo. No entanto, as dúvidas surgem e você se pergunta: será que vale a pena ser PJ?

Pensando em lhe ajudar a responder essa pergunta, resolvemos criar este post falando sobre as vantagens de abrir uma empresa. Conforme irá perceber, vale a pena ser PJ, mas isso demandará algumas ações e lhe trará responsabilidades. Obviamente, com um planejamento bem feito, todo esse “pacote” não será um problema. Enfim, acompanhe até o fim para poder tomar a sua decisão depois… Vamos começar?

Vamos diferenciar Pessoa Física (PF) e Pessoa Jurídica (PJ)

Antes de começarmos a ver se vale a pena ser PJ ou não, é importante aprendermos a diferenciar PF de PJ. Sendo assim, comecemos pela Pessoa Física. Nesse caso, trata-se de todo e qualquer ser humano. Esse tipo de pessoa é o que somos naturalmente, após a realização do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Como pessoas físicas, podemos prestar serviços com vínculos trabalhistas ou como autônomos. Isso quer dizer que você pode sim, operar como Pessoa Física, mas com certas limitações.

No caso da Pessoa Jurídica, temos a criação de uma nova personalidade, que ganha vida após a obtenção do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Esse “tipo de pessoa” é comum a todas as empresas e traz uma série de obrigações para os responsáveis.

Entretanto, ao se tornar uma Pessoa Jurídica, o profissional poderá prestar serviços para outras pessoas jurídicas, sem a necessidade de estabelecer vínculos trabalhistas e, claro, ele terá acesso a uma série de benefícios para balancear com o conjunto de obrigações que uma PJ gera.

Vale a pena ser PJ! Veja os motivos...

Ao fazer o seu negócio se tornar uma pessoa jurídica, o empresário assume uma boa série de obrigações, mas também têm acesso a uma série de benefícios que fazem tudo valer a pena. Acompanhe a lista com as principais vantagens…

Possibilidade de Emitir Nota Fiscal

A Nota Fiscal é um documento que aumenta a confiabilidade da empresa e expande o número de opções, em termos de negociações. Pessoas Jurídicas, de acordo com a norma, devem emitir notas fiscais e transações com outras pessoas jurídicas.

Logo, ao se tornar uma Pessoa Jurídica, você terá a possibilidade de firmar contratos maiores, com empresas que exigem a emissão de Notas Fiscais. Não à toa, um dos principais motivos para as pessoas criarem MEIs tem sido a possibilidade de emitir notas fiscais e, consequentemente, firmar parcerias mais benéficas para o negócio.

Acesso a serviços diferenciados

Provando que vale a pena ser PJ, temos também a forma como o mercado observa esse tipo de entidade. Você já deve ter visto lojas de carros oferecendo grandes descontos para Pessoas Jurídicas ou bancos com promoções exclusivas, etc. Pois bem, é esse tipo de benefício que uma Pessoa Jurídica pode ter.

Nesse sentido, não faltam exemplos, mas as condições oferecidas por bancos e entidades de crédito são um destaque. As taxas são mais baixas, o parcelamento é mais versátil, há soluções para facilitar os recebimentos e muito mais. Sem dúvidas, esse “tratamento diferenciado” irá ajudar o seu negócio.

Ademais, Pessoas Jurídicas podem ter acesso a licitações. Os MEIs, por exemplo, têm uma condição privilegiada nesses processos e podem vir a firmar parcerias duradouras e muito lucrativas.

Ajuste às normas legais

Como Pessoa Jurídica, as suas obrigações irão aumentar, isso é um fato. Todavia, se olharmos bem, você terá a tranquilidade de saber que todas as suas atividades estão dentro da legalidade.

Com o apoio de um Contador, você poderá minimizar os riscos inerentes ao não cumprimento das normas legais. E isso pode ser algo extremamente importante, pois multas e sanções não são interessantes para nenhum negócio.

Mas é difícil ser PJ...

Bem, abrir uma empresa realmente é um desafio. Você elevará o seu negócio a outro patamar, assumindo responsabilidades, mas abrindo as portas para grandes oportunidades. Por mais que seja algo desafiador, todos os obstáculos poderão ser superados com muita calma e planejamento.

Para tanto, procure por um bom contador; um profissional que possa ser seu parceiro e lhe ajudar a crescer de forma sustentável. Com o contador certo, você terá apoio em todas as faces do seu negócio e poderá abrir a sua empresa sem preocupações com problemas legais, cargas tributárias excessivas e muito mais.

Sim, vale a pena ser PJ, mas isso não quer dizer que você não tenha que se esforçar para poder colher os benefícios. Felizmente, você pode ter uma ajuda, estudar muito, se preparar e encarar de frente esse novo passo em sua jornada empreendedora.

Se vale a pena ser PJ, vamos começar?

Neste post, tratamos de apresentar alguns pontos que provam que realmente vale a pena ser PJ. Como pôde notar, abrir uma empresa traz obrigações e benefícios. Desse modo, um bom planejamento será essencial para que você possa cumprir com as suas responsabilidades e alcançar os melhores resultados. Procure por um bom contador para lhe instruir e não terá problemas, pode apostar.

Por fim, esperamos que agora você saiba que realmente vale a pena ser PJ, desde que você faça tudo de uma forma muito bem planejada. E claro, se você quiser ajuda para abrir a sua empresa do jeito certo e ainda fazer o seu negócio crescer, sugerimos que não deixe de falar conosco. Estaremos à disposição para lhe apoiar nos seus empreendimentos. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas supereficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | Todos os Direitos Reservados

×