Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Descubra Como Gerenciar Um Restaurante de Forma Eficiente!

Descubra Como Gerenciar Um Restaurante de Forma Eficiente!

Como uma especialista no segmento dos restaurantes, pizzarias, lanchonetes, bares e afins, a Doria Contabilidade já participou de excelentes parcerias. Nessas experiências, foi possível adquirir o know-how necessário para enfrentar as adversidades do setor e, claro, conseguimos conhecer todas as necessidades do segmento a fim de oferecer as soluções mais adequadas para cada negócio e ensinar como gerenciar um restaurante de forma eficiente.

Sendo assim, se você possui um negócio nesse segmento ou está pensando em dar início a um empreendimento do gênero, não deixe de acompanhar as informações que trouxemos neste post. Afinal, com esse pequeno guia repleto de dicas, você poderá descobrir como gerenciar um restaurante e maximizar os seus resultados. Vamos começar?

Não há como gerenciar um restaurante sem um bom fluxo de caixa

O segmento dos restaurantes e todos os negócios semelhantes é dotado de enorme dinamismo. As coisas acontecem de forma extremamente rápida em várias frentes, como a rotatividade dos recursos humanos, a velocidade de consumo dos estoques, um fluxo de caixa com entradas e saídas acontecendo a todo mundo, etc.

Diante desse cenário é possível concluir que não há como gerenciar um restaurante sem adotar controles eficientes. Obviamente, algumas situações demandam melhores controles por serem essenciais para a continuidade do negócio. Assim, comecemos falando sobre o fluxo de caixa.

Se o seu negócio estiver prestes a começar, faça o possível para iniciar de forma correta, adotando todos os controles e definindo as metas do negócio. Caso as operações já estejam acontecendo, faça o possível para organizar tudo. Nesse caso, mantenha os custos e as despesas sob um controle rígido.

Com isso, dentro de alguns meses, será possível estabelecer uma meta para os custos e despesas e será mais fácil vislumbrar se o negócio está sendo lucrativo ou o que deve ser feito para que as margens sejam maiores.

Gerenciar as finanças é essencial e todos os esforços investidos nesse setor irão se configurar em resultados muito proveitosos no futuro. Aliás, caso precise de algumas dicas para uma boa gestão financeira, não deixe de baixar o nosso ebook: “Gestão Financeira: Um Guia para o(a) Empreendedor(a) de Sucesso!”. Nele, você encontrará dicas incríveis e planilhas muito interessantes. Não deixe de conferir, é grátis!

Não há como gerenciar um restaurante sem controlar os estoques

Os estoques são uma parte muito importante de um negócio no segmento dos restaurantes, pizzarias, bares, etc. Sabendo disso, adotar controles rígidos em relação aos estoques é uma atitude que, sem dúvidas, irá reverberar nos resultados.

Pense bem, seguindo a dica anterior, você terá controle de todas as entradas e saídas de recursos financeiros. Agora, em relação ao controle de estoque, você poderá gerenciar entradas e saídas de materiais que são indispensáveis à continuidade das operações. Ademais, controlando os estoques, também é possível ter uma noção exata dos valores gastos com todos os materiais e dos custos inerentes à confecção de cada prato.

Ou seja, o controle dos estoques, também permite que processos de precificação e de composição dos custos variáveis sejam feitos com base em dados sólidos. Desse modo, rapidamente seus resultados passarão a ser afetados de uma forma muito positiva.

Além do mais, o controle dos estoques também diz respeito à organização e ao armazenamento físico. Isto é, um bom controle será capaz de evidenciar os custos inerentes às exigências dos órgãos fiscalizadores em termos de conservação adequada da matéria-prima.

A vigilância sanitária não costuma fazer vista grossa para esse segmento, então não vale a pena arriscar. Controlar os estoques com eficiência é meio caminho andado para aqueles que desejam aprender como gerenciar um restaurante.

Não há como gerenciar um restaurante sem uma boa contabilidade

Ok, somos um escritório de contabilidade e dizer que uma boa contabilidade é essencial para a gestão de um restaurante pode ser algo um tanto quanto tendencioso. Contudo, essa é a mais pura verdade, afinal, organizar os registros contábeis é imprescindível para poder enfrentar todo o dinamismo do setor.

Aliás, com bons demonstrativos contábeis, é possível tomar decisões estratégicas e controlar custos, despesas, margens de lucro, fornecedores e muito mais. Além disso, com uma boa DRE é possível monitorar os resultados com maior habitualidade, garantindo que o gestor tenha acesso às fontes de receita e despesa e todos os pormenores dos valores.

Assim, diante das decisões mais estratégicas e na ocorrência do estabelecimento de metas, é possível ter uma fonte de dados extremamente confiável e capaz de ser aplicada de inúmeras formas.

Por fim, a presença de um contador especializado pode ajudar a mostrar como gerenciar um restaurante dentro da legalidade e com foco total na eficiência dos processos. Como costumamos dizer, um contador é um parceiro de negócios que pode ajudar a alterar o patamar de um negócio, se o empresário souber como aproveitá-lo.

Agora você já sabe como gerenciar um restaurante.

Neste post, fizemos o possível para mostrar algumas dicas extremamente úteis para aqueles que estão tentando descobrir como gerenciar um restaurante de uma forma mais eficiente. Conforme pôde notar, com algumas atitudes proativas, é possível encarar muitas situações adversas e grandes dificuldades.

Por fim, esperamos que agora você saiba como gerenciar um restaurante de uma forma mais bem direcionada. Enfim, caso você tenha alguma dúvida sobre este e outros assuntos, ou precise de um contador especializado  para lhe ajudar, não deixe de falar conosco, estaremos à disposição. E não deixe de compartilhar, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas super eficientes. Até a próxima.

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | 2018 | Todos os Direitos Reservados